São Paulo
April 16, 2024
Ferramentas para eletricista: saiba quais precisa ter!
Máquinas e Ferramentas

Ferramentas para eletricista: saiba quais precisa ter!

out 19, 2022

O profissional de trabalhos que envolvem energia elétrica precisa de equipamentos que auxiliem no cotidiano de forma prática, eficiente e segura, além de ser necessário ter alguns cuidados básicos. As ferramentas de eletricista precisam ser bem escolhidas, já que esse trabalho auxilia na vida de pessoas no mundo inteiro e, de certa forma, pode apresentar riscos para quem o executa.

Para garantir um serviço prático e eficiente, algumas peças são essenciais para funções diferentes. Por isso, investir em ferramentas de qualidade não só ajuda a entregar seu serviço em menos tempo, mas também mantém sua segurança. A Dutra Máquinas preparou esse conteúdo para te indicar desde as chaves de fenda indispensáveis até os alicates. Confira!

Composição de três caixas de ferramenta e furadeira.

Monte sua caixa de ferramentas de eletricista

Quando for comprar seus equipamentos, é preciso saber que existem opções das mais robustas e sofisticadas até os modelos mais básicos e, se souber escolher ferramentas de eletricista com ótimo custo-benefício, poderá encontrar modelos mais acessíveis que continuam entregando resultados profissionais, então, seus serviços conseguem ser ainda mais práticos e seguros sem gastar acima do necessário. Confira agora os equipamentos que contemplam as caixas de ferramentas do eletricista.

Caixa de ferramentas

Em primeiro lugar, você precisará de uma caixa de ferramentas para guardar as suas, por isso, escolha o modelo que mais servirá para suas necessidades, pensando em quanto você a utiliza. Se for para uso em trabalho constante, os modelos espaçosos e tradicionais são indicados, mas se você usar em algumas manutenções domésticas, pode fazer até mesmo uma de madeira.

Lembre-se de que suas ferramentas auxiliarão o seu trabalho, assim, organize as suas para encontrá-las facilmente. As caixas de ferramentas geralmente acompanham repartimentos, onde você pode elencar cada uma conforme a importância, o modelo e a quantidade de vezes que você a utiliza.

Há também as bolsas com separações, ideais para empresas e profissionais mais práticos. Saiba que independente de qual opção você escolher, o importante é que encontre de forma otimizada suas fermentas.

Trena

Um dos grandes serviços dos eletricistas é traçar medidas onde irão passar fios elétricos para o funcionamento de tomadas e aparelhos e, para conseguir os tamanhos exatos para um serviço de qualidade, você precisará de uma trena.

As trenas são fundamentais para fazer a medição dos fios e até os espaços onde será realizado o serviço. A escolha das trenas precisa ser conforme as medidas que você mais utiliza, em geral os modelos de 15m já são o suficientes para suprir necessidades.

Lanterna cinza sobre a mesa.

Lanterna

Os eletricistas realizam serviços na eletricidade em residências, entre outros locais diversos, como em construções, e nesses casos as ferramentas usadas em obras se interligam com as do eletricista, entre elas a lanterna, pois esses profissionais também podem enfrentar situações com baixa iluminação, dificultando o serviço.

Por isso, escolha uma lanterna pequena para analisar suas reparações e tenha um modelo reserva com mais potência para os ambientes grandes que precisam de uma luminosidade maior.

Fita Isolante

Os rolos de fita isolante, assim como o próprio nome já define, isolam objetos que transmitem energia, principalmente os fios, que precisam de um isolamento para não entrarem em contato com as pessoas ou se tornarem causadores de curtos-circuitos. Compre fitas isolantes de qualidade para colarem adequadamente nos fios, visto que algumas opções possuem uma colagem mais fraca.

Chaves

As chaves são separadas conforme as funções de cada uma e são indispensáveis na caixa de ferramentas de qualquer eletricista. Entre elas, vamos citar alguns dos modelos mais utilizados:

  • Chave Inglesa: a chave inglesa é ideal para desprender ou apertar parafusos, o movimento da mandíbula acontece por meio da rosca e há opções diversas desse modelo disponíveis;
  • Chave de Fenda: a chave de fenda pode ser utilizada em diversos serviços, elas precisam ter uma qualidade excelente para definir um desempenho funcional;
  • Chave Philips: essa chave possui a ponta mais fina para parafusos de fenda em formato de x.

Alicates

Assim como as chaves possuem suas especialidades diferentes, os alicates também, pois existe um para cada função. Confira os principais:

  • Alicate Universal: são primordiais na caixa de ferramentas de eletricista e, com ele, é possível realizar diversos trabalhos, seja com sua lâmina de corte, que consegue ajudar na manutenção de fios até a ponta que, com as mordidas, segura e aperta objetos.
  • Alicate Decapador de Fios: esse alicate é mais fino e consegue descascar os fios até que sejam cortados, com suas lâminas, os fios são presos e ao puxar saem da estrutura.
  • Alicate de Crimpagem de Terminais: é necessário saber qual conector você irá utilizar antes de adquirir esse modelo, já que a utilidade dele se define em fixar conectores em cabos, por isso, dependo da sua utilização, o conector precisa ser exato.

Multímetro

Os multímetros fazem a análise da tensão da rede, o que também ajuda a saber como está o funcionamento de outros aparelhos elétricos. Como são equipamentos que mexem com a rede de eletricidade, é necessário tomar alguns cuidados ao utilizá-los, já que medem das mais altas até as mais baixas tensões.

Multímetro em cima de superfície cinza.

Agora que você conheceu os principais equipamentos para qualquer eletricista, não deixe de conferir os outros conteúdos da Dutra Máquinas. Esperamos que tenha gostado desse post, até o próximo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.