Caixas Velhas Transformada Em Uma Maravilhosa Estante, Recicle!

Caixas Velhas

 

Componha a sua estante a partir de cubos e paralelepípedos ao sabor da sua imaginação: como estante divisória com aberturas de ambos os lados ou ao estilo clássico ao longo da parede. Ou então monte uma prática mesa de centro com compartimento de arrumação.

Mande cortar as peças necessárias na loja de materiais de construção local ou num carpinteiro de limpos.

As placas estão aparafusadas à face pelos lados superior e inferior com respetivamente três parafusos; o painel traseiro fica na abertura traseira. Esta construção permite suprimir os trabalhos incômodos de colagem e aplicação de buchas, mas as cabeças de parafuso permanecem visíveis. Estas podem ser tapadas e cobertas com verniz.

 

Materiais:

–  Lixadeira

–  Parafusadeira

–  Conjunto de brocas para madeira

–  Escareador

–  Folha de lixa, grão 240, 220, 180 e 150

–  Metro articulado, lápis macio, borracha, apara-lápis

–  Película de proteção ou jornais

–  Barrotes

–  Máscara, óculos de proteção e luvas

–  Aglomerado de fibras de densidade média (placa MDF)

–  Grelha em feltro

–  Parafusos de cabeça escareada

– Verniz

 

Realize este projeto, acesse Reciclagem Com a Dutra Máquinas e compre as suas Ferramentas !

 

 

Como Fazer:

1) Abrir furos prévios nas peças para a união aparafusada:
Para o MDF das placas laterais e do painel traseiro não quebrar ao aparafusar, convém abrir orifícios prévios para os parafusos. Para tal, marque primeiro as posições de perfuração nas placas superior/base.
Coloque respetivamente uma das placas laterais na placa superior/base, de modo a que ambas formem o ângulo reto ao qual deverão ser aparafusadas mais tarde. Marque a aresta da placa lateral na superfície interna da placa superior/base. Assinale também as arestas do painel traseiro nas placas superior/base e nas placas laterais.
Assinale então as posições dos três furos à distância de metade da espessura da placa (= 9,5 mm) em relação às arestas longitudinais exteriores: um ao centro e os outros dois afastados respetivamente 40 mm do lado estreito da placa. Abra os furos prévios com um berbequim e uma broca para madeira de 4,5 mm. Rebaixe-os dos lados exteriores até as cabeças de parafuso deixarem de ficar salientes.
Através destes furos serão igualmente abertos os furos prévios nas arestas depois de tratada a superfície. Mas falaremos disso mais tarde.

1a

1b

 

2) Tratamento da superfície:
Elimine as arestas de todas as peças com uma folha de lixa de grão 150, num ângulo de 45°, de modo a criar um pequeno chanfro. Processe as superfícies com a lixadeira e uma folha de lixa, grão 150 – 180.
Para se preparar, inteire-se primeiro dos concelhos de processamento e de segurança dos fabricantes. Deverá cobrir cuidadosamente a superfície de trabalho com um filme plástico ou jornais usados. Recomendamos também o uso de máscara, óculos de proteção e luvas. Aplique então o tapa-poros com o rolo ou a pistola pulverizadora e deixe-o secar bem.

estanteria_4

 

 

Dicas Relativas ao MDF:
As superfícies de MDF são muito absorventes. Deve ser-lhes aplicado um verniz primário. Daí que deverá prestar especial atenção – ou seja, aplicar mais camadas – às arestas. Poderá evitar a utilização incômoda do tapa-poros (que permite bloquear as áreas absorventes com um verniz viscoso capaz de preencher as superfícies irregulares, os riscos e os poros das placas), se empregar um MDF com papel melamínico. Este papel garante a aplicação de uma demão perfeita sem ser necessário utilizar tapa-poros – pelo menos nas superfícies. Efetue um lixamento fino das superfícies e arestas onde já foi aplicado o primário; aumente o grão da folha de lixa de 180 para 220 e, por fim, para 240.

 

3) Envernizar as placas:
Existem vernizes para todos os gostos e carteiras. Decisiva para a seleção é a processabilidade, o seu equipamento técnico doméstico e os requisitos em termos de qualidade e de durabilidade da superfície. Aconselhe-se junto do comércio especializado e experimente envernizar uma peça de teste.
Um exemplo de grande qualidade é o verniz poliuretano, um verniz colorido de dois componentes e que é aplicado com uma pistola pulverizadora. Para tal, misture o verniz colorido e o endurecedor de acordo com as indicações do fabricante e verta a mistura para dentro da pistola de pintar.
Representamos as superfícies internas com uma cor diferente da das faces exteriores. Convém primeiro envernizar as superfícies internas:
Coloque a placa sobre duas peças de madeira esquadriada de modo a ficar quase «suspensa». Assim é mais fácil envernizar as arestas.
Ajuste o bico testando o jato pulverizador numa placa de teste e a quantidade de tinta na roda recartilhada. Consoante o sentido de pulverização, ajuste o jato pulverizador na horizontal ou vertical no caso de superfícies e para o formato cônico em caso de arestas.
Pulverize o verniz em demãos paralelas e uniformes que se deverão sobrepor numa área de aprox. quatro centímetros. Ponha as peças de parte com cuidado até as superfícies secarem por completo.
Seguem-se a face exterior e as arestas. Desta vez comece com essas últimas. Para o efeito, deverá segurar a pistola no ângulo certo, de modo a cobrir as arestas com verniz mas mantendo seco o lado de baixo (já envernizado). Para jogar pelo seguro, poderá também descolar o lado de baixo previamente. Logo de seguida reajuste o bico da pistola pulverizadora e continue a trabalhar sem pausas na face exterior.

3a

Regalboxen4b_982x554_550_310

 

4) Unir as peças do bloco:
Aparafuse respetivamente uma placa superior/base e uma placa lateral com a aparafusadora sem fio e os parafusos de cabeça escareada de 4 x 35 mm, formando um ângulo. Atenção! Neste caso é preciso abrir furos prévios de 3,5 mm respetivamente antes da união aparafusada na aresta da peça a aparafusar, através dos furos já abertos no Ponto 1. Caso contrário há o risco de o MDS quebrar.
Forme o bloco com ambas as uniões em canto. Coloque-o depois com as arestas traseiras sobre o painel traseiro já envernizado que se encontra posicionado na horizontal sobre a superfície de trabalho. Aparafuse por fim o bloco ao painel traseiro.

Dicas Para Parafusar Duas Partes de Madeira:
Na peça a aparafusar primeiro, abra sempre um furo prévio com um diâmetro 0,5 a 1 mm superior ao diâmetro do parafuso; o furo deve ser rebaixado de modo a que a cabeça do parafuso desapareça por completo nele. Abra sempre um furo prévio com um diâmetro 1 mm inferior ao diâmetro do parafuso na peça a aparafusar em segundo lugar. Assim a rosca do parafuso fica bem fixa.

4a  4b

4c  4d

 

5) Colar o deslizador de móveis:
Para levantar a superfície inferior do chão, deverá colocar os deslizadores em feltro ou plástico, conforme o soalho, com um recuo de alguns milímetros em relação aos cantos do bloco.

 

6) PRONTO!

FINAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.