São Paulo
December 11, 2023
Campo de Futebol de Dedos – Dedobol
Faça você mesmo

Campo de Futebol de Dedos – Dedobol

jun 20, 2013

Campo de Futebol Feito de Madeira 

 

Quem não se lembra do campo de preguinhos que era jogado com uma moeda? Quantas tardes sentados na calçada, tendo como diversão um campeonato de futebol de pregos entre a criançada da rua!

Então, vamos além da lembrança e vamos executar um. Que seja para os filhos, os sobrinhos, os netos, meninos ou meninas e até mesmo para você.

 

 

Materiais:

–  Madeira

–  Serra Tico – Tico

–  Esquadro Básico

–  Lixadeira

–  Tinta látex branca

–  Lixa fina (número 180 ou 120 para madeira)

–  Fita crepe

–  Pincel

–  Esmalte sintético verde e branco

–  22 Pregos

–  Martelo

–  Bolinha de gude

–  Moeda

Entre em clima de Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, realize este projeto muito criativo e divertido para você e seus filhos brincarem.
Reserve as ferramentas necessárias clique Projeto / Copa 2013 .

 

 

Molde:

Molde

 

 

Como Fazer:

1) Comece cortando a madeira que será a base ou fundo do nosso campo, uma madeira compensada de 1,5 cm de espessura. Corte também as madeiras que fazem as laterais do campo. As madeiras das laterais são frisos de cedrinho com espessura de 1,0 x 1,0 cm.  Após o corte, lixe todas as peças para tirar as imperfeições e farpas:
1 passo

 

2) Após o lixamento das partes, o passo seguinte é aplicar uma demão de tinta látex branca. A finalidade desta demão de branco, como sempre explico, é evitar que a próxima camada de tinta – que será com tinta esmalte sintético verde – seja absorvida em demasia, necessitando assim de várias demãos para dar cobertura. Serve também para eliminar um pouco mais da textura da madeira. Isso feito, espere secar e lixe tudo com uma lixa fina (número 180 ou 120 para madeira):
2 passo

 

3) Pronto, está tudo no jeito para colorirmos nosso campo. Proteja com fita crepe as laterais do campo para não sujar as bordas de tinta. Com um bom pincel, aplique uma ou mais demãos de tinta esmalte sintético verde médio. Cuidado, você deve esperar secar bem entre uma demão e outra, e passar uma lixa fina de leve na demão anterior só para tirar um pouco do brilho. Isso ajudará a demão seguinte a impregnar-se na anterior. As madeiras laterais, bem como a lateral e parte traseira do campo, devem ser pintadas com esmalte sintético branco:
3 passo

 

4) Se quiser deixar a aparência do seu campo mais incrementada, faça faixas mais claras imitando um gramado mais claro no campo. Para tanto, use a fita crepe como largura para espaçar as faixas que serão pintadas, e ao mesmo tempo fazer uma máscara, evitando sujar a área verde escura. Para obter o verde mais claro, separe um pouco do verde escuro e adicione gotas de esmalte sintético branco até atingir a cor desejada. Aplique esta cor com um pedaço de espuma. Atenção para não deixar o verde muito claro, o ideal é que fique em um tom próximo do verde escuro. Caso a tinta entre um pouco por baixo da fita crepe não se preocupe, ficará parecendo efeito de gramado (assim como o da foto):
4 passo

 

5) Espace as faixas de modo que cubram  todo o campo simetricamente, não deixando nem faltar nem sobrar faixa de outro tamanho. Retire as fitas antes de secar, assim evitamos que ao ser retirada a fita estrague a área recém pintada ou a área verde escura. Seguindo o diagrama do projeto com as medidas fornecido no início desta postagem, faça as linhas de campo, e com um pincel bem fininho pinte as linhas com esmalte sintético branco. Caso borre um pouco, corrija depois com o mesmo pincel nas cores verde claro ou verde escuro. Cole as bordas de madeira ou pregue-as com preguinhos bem finos que cubram a altura da madeira lateral e ainda penetrem na madeira do fundo. As laterais maiores devem ser fixadas antes que as das linhas de fundo:
5 passo

 

6) Já está levando o maior jeito de campo de futebol, não está? Agora, devemos pegar 22 pregos 11×11 e distribuí-los de forma a não deixar muitas áreas ou corredores para se fazer gols. A distribuição proposta aqui dificulta a marcação de gols, mas não evita que eles aconteçam. Os pregos devem ser afundados na madeira até ficarem ligeiramente abaixo da altura da madeiras das laterais do campo. Isso evita que ao ser transportado ele machuque alguém ou estrague alguma coisa. Muito IMPORTANTE: a distribuição dos pregos deve ficar IGUAL dos dois lados, assim nenhum lado fica prejudicado na hora de fazer gols:
6 passo

 

7) O resultado deverá ficar próximo ao da foto abaixo. Joga-se com uma moeda, bolinha de gude ou plástico e se ficar muito fácil fazer gols, é só aumentar a moeda que a dificuldade aumentará junto:
7 passo

 

8) Se quiser, pinte a cabeça dos pregos como no exemplo, ficará mais colorido. Agora, é só organizar o campeonato e divertir-se:
8 paso

 

GOSTOU?
Entre no clima da COPA e realize este projeto !

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.