Aprenda Como Medir Ângulos Com a Serra Esquadria!

Aprenda Como Medir Ângulos Com a Serra Esquadria!

Serras de esquadria são ferramentas especiais concebidas para alterar o ângulo de uma lâmina de serra a fim de permitir cortes angulares na madeira. Isso é útil quando você precisa juntar dois pedaços de madeira para criar uma junção de canto. Cortes adequados e medições precisas são cruciais para criar cortes efetivos e ângulos de canto. As serras de esquadria vêm em versões motorizadas e manuais, nas motorizadas há mais potência com o benefício da velocidade, mas as manuais permitem maior precisão. Devido à capacidade destas serras para o corte em qualquer ângulo, é possível a criação de um canto superior ou inferior a 90 graus.
meia-serra

Instruções de Uso: 

1) Coloque uma marca de lápis na borda superior da superfície onde você quer cortar o canto. Verifique novamente as medições e veja o ângulo adequado antes de cortar.

2) Solte a trava no controle do ângulo de modo que a serra da esquadria gire. Vire a lâmina para definir o ângulo apropriado no diagrama em anexo, na base da serra. Um ângulo típico de moldagem mais guarnição é de 45 graus.

3) Abaixe a lâmina da serra de esquadria na madeira e verifique sua colocação para garantir que a localização e o ângulo estão corretos.

4) Levante a lâmina cerca de 5 centímetros e aperte o gatilho para ativá-la. Abaixe o braço e gire a lâmina suavemente para cortar a madeira e, em seguida, faça o apoio novamente. Solte o gatilho para parar a lâmina.

5) Marque um ângulo oposto em um segundo pedaço de madeira e mude o ângulo das lâminas para 45 graus negativos. Abaixe o braço de serra, engate a lâmina e repita o processo de corte.

6) Lixe as extremidades cortadas de ambos os pedaços de madeira levemente com a lixa de grão médio para juntar as partes dos ângulos o mais próximo possível.
serra-meia-esquadria
Como Usar Um Divisor de Esquadria:

Um divisor de esquadria é uma ferramenta utilizada para medir ângulos de moldagem. Ela é usada para ajudar a obter a medição do ângulo para que o corte adequado possa ser feito quando você estiver instalando sancas. Ela se abre para caber em torno de todos os ângulos diferentes e registrar a medição de cada ângulo. Se você planeja instalar uma sanca, um dos passos mais importantes é garantir que as medidas apropriadas dos ângulos sejam tomadas, e um divisor de esquadria permite que você faça exatamente isso.

 

Dica & Advertência

– Segure a madeira firmemente contra a parte de trás da serra para o corte sair reto.

– Mantenha seu apoio de madeira à mão a pelo menos 12 centímetros da lâmina e use óculos de proteção ao fazer os cortes.

Acesse Dutra/ Serra  Esquadria e Confira Linha Completa!

2 thoughts on “Aprenda Como Medir Ângulos Com a Serra Esquadria!”

  1. Marcos Rainho says:

    Boa noite. Eu tenho uma serra circular da marca Black & decker modelo 7359 2-1/3″ 1400 w. Sabe me informar se existe um suporte/base para essa serra. Queria transformá-la numa serra de esquadria.

    1. dutra_blog says:

      Olá Marcelo,
      atualmente não existe este suporte a venda no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *