Como afiar os dentes de uma motoserra

Limagem manual

Os dentes da corrente de uma motosserra podem ser afiados usando uma lima de mão apropriada. Antes de fazer isso, limpe-os com um pano para remover qualquer sujeira, serragem ou resíduos de óleo da corrente. Após isso, use a lima para afiar um dente após o outro. Os elos da corrente com os cortadores possuem angulações diferentes. Verifique em seu manual do proprietário antes de comprar a lima.

Guias para afiamento ou gabaritos.

Outro método para afiar consiste em utilizar uma guia de amolar montada na espada (ou barra). Ela é colocada na espada da motosserra e é equipada com uma canaleta de afiar. A corrente é puxada por essa canaleta e cada elo de corte é afiado sucessivamente. Uma guia de afiamento mantém os elos adequadamente posicionados e assegura que cada um deles será afiado de maneira correta.

Afiadores elétricos

Para alcançar os melhores resultados ao afiar sua motosserra, você poderá desejar um afiador elétrico para montar em bancada. Este aparelho usa discos afiadores de cerâmica e podem afiar os dentes da corrente de maneira extremamente precisa. Várias empresas que afiam serras usam este tipo de equipamento. Se você costuma cortar grandes quantidades de madeira com sua serra e precisa afiá-la frequentemente, o afiador elétrico pode ser uma boa aquisição. Mas há alguns inconvenientes em sua utilização: A corrente com os cortadores precisa ser removida da motosserra para que você possa afiá-la; é impossível levar o afiador com você enquanto se está cortando as árvores. Você pode solucionar isso levando um afiador manual ou uma corrente de reserva.

Segurança

Independentemente de qual ferramenta de afiar que você utilize, assegure-se de utilizar luvas de proteção bem grossas. As correntes afiadas podem te cortar facilmente se você não for cauteloso. Se estiver usando um afiador elétrico, sempre utilize óculos de segurança.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *