Confira algumas dicas sobre Betoneiras!

Confira algumas dicas sobre Betoneiras!

Cuidados básicos de uma betoneira hobby ou de pequeno porte
As Betoneiras menores têm de cuba basculante e geralmente têm o tambor de: 100, 120, 320 e 350 litros de capacidade, elas são de fácil operação e precisam de cuidados especiais;
Lavar sempre após o uso, deixando a máquina aproximadamente 30 minutos batendo com pedra nº 2 ou 3 e água para a limpeza interna do tambor.
Sempre engraxar a cremalheira, o pinhão e a engrenagem do volante, juntamente com os bicos de lubrificação sempre muito bem lubrificados.
Sempre deixar o motor da máquina ligado antes de colocar os agregados ( pedra, areia, cimento água). Nunca colocar os materiais com a máquina desligada.

 Cuidados básicos de uma betoneira profissional
As Betoneiras Profissionais têm com carregador e o tambor tem capacidade de: 320, 350, 580 e 600 litros.
Um dos maiores cuidados que se deve ter com uma betoneira desse porte é o Nivelamento da base ( esta é a única forma de trabalhar sem contratempos), para isso é mais comum apoia-lá em caibros ao invés de rodas.
Sempre alinhe e regule a corrente, pois isso evita o desgaste das correntes e engrenagens.
Lubrifique muito bem o sistema de fricção e mantenha sempre limpo de impurezas.
Torque regularmente as lonas de freio e fricção. Não permita a entrada de graxa no disco de fricção e na cinta de freio.
Cuidado com o cabo de aço, nunca use se estiver emendado ou desfiado.

Cuidados básicos de uma betoneira de grande porte
Denominadas Betoneiras Rotativas, têm o tambor com capacidade de: 500, 750 e 1000 litros.
Acionamento com motores elétricos: Deve ser feita por profissionais qualificados contando com a supervisão legalmente habilitada. – Conforme a NR18 (18.21.1)
Para a ligação elétrica, use o conjunto de tomada / plug macho, com proteção de isoladora.
Assegure-se sobre a voltagem do equipamento antes de ligar a máquina.
As extensões ou cabos de ligação devem ser compostos por cabo de condução elétrica com proteção mecânica, do tipo PP, com 04 pernas, sendo 3 para as fases e 1 para o terra, com bitola mínima de mm2. Sem emendas para não haver correntes de fuga.
O circuito de ligação deverá ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo “DR” juntamente o fio terra deverá estar ligado a um terminal terra que garanta uma resistência máxima de 10 W (Ohms).
Atenção quanto à queda de fases, pois a falta de uma delas danificará o motor. Para isso um Eletricista qualificado deverá verificar o sentido da rotação, caso contrário, deverá providenciar a inversão de uma das fases.

Dicas sobre acionamento de motores
Acionamento com motores a explosão, diesel e gasolina:
Combustível deve ser sempre livre de impurezas e o abastecimento deverá ser feito sempre em ambientes ventilados e com o motor frio. Isso evitará incêndios. Só ligue o motor em lugares ventilados.
Limpe diariamente os filtros de ar e inspecionar os filtros de combustível e verifique o nível de óleo do carter a cada 4 horas de uso.

 Sobre o uso de proteção
Para ambos os casos, motor elétrico ou a gasolina, o operador deverá:
O uso de óculos de segurança, botinas, luvas de raspa ou PVC e protetor auricular é obrigatório.
Conforme a NR18 (18.22.1) “A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos, só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá”.

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