Confira Dicas De Como Usar Brocas Para Furar Concreto!

Confira Dicas De Como Usar Brocas Para Furar Concreto!

Furar concreto é uma tarefa muito diferente de furar madeira ou metal, que requer brocas bem afiadas, pois os furos são realizados através do corte progressivo de camadas do material, até que a profundidade desejada seja atingida. Quanto mais afiada a broca, mais rápido será o trabalho. Já o concreto é um material granular, extremamente abrasivo. Ele é composto por grãos de areia e brita unidos por uma cola à base de cimento e água. Ao utilizar uma broca afiada para furar concreto, ela será desgastada tão rápido quanto ao pressioná-la contra um rebolo. Isso ocorre porque não conseguimos “cortar” o concreto. Temos que pulverizá-lo, ou seja, desmanchar os torrões de areia, pedra e cimento, retirar a poeira do local para obtermos um furo. Por isso, as brocas para concreto possuem uma pastilha de metal duro na ponta, especialmente projetada para “martelar” e pulverizar o concreto, e não para cortar e remover o material em camadas.

dicas-irwin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1) A ponta de metal duro é a parte da broca que executa o trabalho de furação. Ela pulveriza

o  concreto enquanto os canais da broca removem o pó de dentro do furo.

2) A eficácia de uma ancoragem é determinada em grande parte pela qualidade dimensional do furo. As brocas para concreto são fabricadas com os melhores materiais e processos disponíveis no mercado. Isto proporciona uma broca que executará inúmeros furos com a garantia da dimensão correta.

3) Se você utiliza furadeira de mandril convencional, aperte firmemente com a chave em cada um dos três pontos de fixação. Caso contrário, a broca se soltará facilmente quando submetida a um esforço mais alto.

4) Antes de começar a operação, é recomendável fazer uma pequena punção no ponto de furação para acomodar a ponta da broca. Isto evitará que a broca escorregue quando iniciar a rotação.

5) Não coloque água no furo durante a operação. A água pode danificar a ponta de metal duro e dificultar a remoção da poeira.

6) Para auxiliar a remoção do excesso de poeira de dentro do furo, retroceda a broca (ainda em funcionamento) para fora do furo de tempos em tempos.

7) Se durante a furação você encontrar um vergalhão, troque a broca de concreto por outra para metais (HSS), e mude a furadeira do modo impacto para rotação simples.

8) Prossiga a operação até que o vergalhão tenha sido atravessado. Em seguida, retorne a broca de concreto e continue furando normalmente no modo de impacto.

9) Nunca faça furos cuja profundidade seja maior que o comprimento do canal da broca. A broca poderá quebrar ou dobrar, ficando assim trancada dentro do furo.

10) Verifique com frequência se não há marcas de desgaste na haste da broca causadas pelo encaixe da furadeira. Furadeiras com encaixe desgastado diminuem o desempenho e vida útil das brocas.

 

cuidados

 

Acesse Dutra/ Brocas E Confira Nossa Linha Completa!

 

One thought on “Confira Dicas De Como Usar Brocas Para Furar Concreto!”

  1. Luiz Felipe Santiago says:

    Ótima Matéria. Inclusive indico para meus clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *