Qual o melhor gerador de energia para residência? Saiba como escolher

Cá entre nós, ninguém merece ficar no escuro absoluto e desconectado do mundo em situações de queda de energia repentina. Umas das soluções para esse problema é a aquisição de um gerador de energia.

Okay, mas qual o melhor gerador de energia para residência? A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores, como:

  • o seu perfil de consumo;
  • a quantidade de aparelhos que consomem eletricidade na residência; 
  • a frequência de uso;

Já adiantamos que a escolha é relativamente simples e, com as dicas certas, totalmente descomplicada. Por isso, o post dessa semana aqui no blog da Dutra vai te explicar direitinho como escolher o gerador de energia para o seu domicílio.

Acompanhe a leitura e saiba como manter seu lar sempre iluminado, livrando-se dos imprevistos desagradáveis e dos danos materiais causados por quedas de energia e instabilidades no fornecimento da rede.

Quais as vantagens de se ter um gerador?

Você sabia que um gerador não “gera” energia elétrica? Na verdade, os geradores elétricos convertem um tipo de energia – no caso, a energia mecânica, do movimento – em energia elétrica. Interessante, não é mesmo?

vantagens de ter um gerador

Esses aparelhos são formados por um motor que se alimenta de combustível e produz movimento por meio da rotação de suas pás. O movimento produz energia mecânica que, no interior do equipamento, é convertida em eletricidade, repassada ao domicílio.

Agora que você já entende um pouco sobre o funcionamento dessas máquinas, pode estar se perguntando sobre os reais benefícios de se investir em um modelo de gerador, certo? Por isso, a Dutra listou as principais vantagens desses aparelhos para os nossos domicílios, olha só:

  • Fornecimento ininterrupto de energia elétrica

Obviamente, esse não poderia deixar de ser o primeiro na nossa lista de benefícios. Com um gerador residencial, você garante o fornecimento constante de energia para sua residência, especialmente nos momentos de blecaute e apagões.

Ninguém gosta de ficar sem energia. O banho quente, a série preferida, o bate-papo com os amigos, o jantar.. são muitas as atividades que são prejudicadas pelo desabastecimento de energia repentino ou programado.

As concessionárias estão sujeitas a falhas que podem ocasionar cortes no fornecimento em inúmeros lares de uma só vez. Coisa que, em posse de um gerador de energia, não lhe acontece, ou seja, é ou não uma baita vantagem? Deixe as velas para os santos e rezas!

  • Segurança domiciliar

O estilo de vida atual nos permite estar conectados o tempo todo, por meio da internet e das telas, estamos em todos os lugares a qualquer momento. Muito disso é possível graças às câmeras de segurança e outros equipamentos de proteção.

Com o aumento da violência cada vez maior, é cada dia mais necessário investir em um sistema de vigilância e segurança que nos mantenha protegidos dentro de nossas residências – equipamentos esses que necessitam de eletricidade para funcionar.

Por esse motivo, ter uma fonte constante de energia elétrica é fundamental para o bom funcionamento desses aparelhos e para manter nossa segurança. Nesse sentido, os geradores elétricos oferecem a vantagem de manter todos os circuitos de vigilância funcionando ininterruptamente.

  • Queda de energia? Prejuízos nunca mais!

Só quem já teve algum eletrodoméstico queimado ou danificado pelas sobrecargas e instabilidades de energia sabe o quão trabalhoso e custoso é o processo de recuperação dos prejuízos.

Além disso, produtos do gênero alimentício, que precisam de refrigeração constante, podem estragar caso o equipamento pare de funcionar por falta de energia. Sem dúvidas, uma situação muito desagradável!

Um outro benefício dos geradores de energia para domicílios é a garantia de que essas situações sejam facilmente evitadas, minimizando as chances de prejuízos e danos materiais relacionados à causas elétricas.

Top 2 tipos de gerador – qual escolher?

Dentre as diversas opções de geradores elétricos, duas opções se destacam: os geradores à gasolina e os geradores a diesel. Cada um deles têm suas especificidades, que a Dutra Máquinas simplifica para você, confira:

tipos de geradores
  • Gerador à gasolina

Esse tipo de gerador funciona à base de combustível, no caso, a gasolina. O modelo costuma ser menor e mais compacto que as outras opções, sendo recomendado para o uso de menor frequência, especialmente no caso de quedas de energia e instabilidades na rede elétrica.

Devido ao tamanho reduzido, os geradores à gasolina possuem um potencial de geração de energia menor, se comparados, por exemplo, aos modelos a diesel. Isso não significa, no entanto, que sejam modelos inferiores!

  • Vantagens:

Como vantagens desse tipo de gerador, podemos citar:

  • São mais silenciosos;
  • Menos poluentes;
  • Tamanho reduzido;
  • Custo menor.
  • Desvantagens:

Por outro lado, algumas das desvantagens dos geradores à gasolina são:

  • Menor potência devido ao tamanho reduzido;
  • Eficiência energética reduzida;
  • Gasto com combustível.
  • Gerador a diesel

Os modelos a diesel, como o próprio nome sugere, utilizam o óleo diesel como fonte de energia principal. Essa opção é mais robusta e potente, se comparada aos modelos à gasolina, ideais para necessidades de uso contínuo ou situações emergenciais que exijam uma grande quantidade de eletricidade.

  • Vantagens:

As principais vantagens de se obter um gerador a diesel são:

  • Custo do benefício diesel x gasolina;
  • Eficiência na geração de energia;
  • Potencial elétrico maior, se comparado ao gerador à gasolina;
  • Vida útil prolongada;
  • Desvantagens:

As principais desvantagens desse tipo de gerador de energia para residências incluem:

  • Produção de ruídos de alta intensidade;
  • Redução da eficiência em baixas temperaturas;
  • Produzem mais poluentes;
  • Custos elevados de instalação

Escolhendo o modelo ideal – considerações importantes

A partir das dicas e descrições de modelos oferecidas por nós, você já está apto para decidir qual o melhor modelo de gerador de energia para sua residência. Como dissemos, a escolha deve se basear em fatores como consumo e frequência de uso.

modelos de geradores

Caso você queira se prevenir dos percalços causados pelas faltas de energia, sobretudo os danos a eletrodomésticos e eletroportáteis, recomendamos os geradores à gasolina, pela simplicidade de instalação e de uso, além de serem os modelos mais básicos e compactos.

Além disso, essa opção é ótima para quem vive em áreas que sofrem com constantes períodos de desabastecimento e blecautes – afinal de contas, ninguém merece ficar no escuro, ainda que frequentemente.

Se você procura por uma opção mais potente, robusta e eficiente, então considere investir em um gerador a diesel, pois eles são a opção que mais se encaixam a essa necessidade de uso. Atente-se somente ao local e certifique-se de contratar um profissional especializado para instalá-lo.


E aí, preparado para adquirir seu gerador elétrico? Que tal dar uma passadinha no site da Dutra Máquinas e conferir todas as nossas opções? Aproveite e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog, toda semana tem post novo! Boa sorte e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *