Saiba Como Manusear Diferentes Tipos De Lixadeiras!

Saiba Como Manusear Diferentes Tipos De Lixadeiras!

O acabamento é uma das etapas mais importantes de um processo de construção e uma ferramenta muito popular, que ajuda bastante na realização dessa tarefa, são as lixadeiras. A lixadeira é uma ferramenta utilizada para fazer desbaste em diversas superfícies. São diversos os modelos de lixadeira disponíveis no mercado, sendo elas manuais ou elétricas, para escolher a que melhor se aplica a sua necessidade é importante levar em consideração, qual será a superfície trabalhada e se trata-se apenas de desgastar o material ou realizar acabamento.

– De Parede: Indicada para o desbaste de paredes ou tetos que estão prestes a receber pintura. Pode ser encontrada no modelo manual e também o elétrico, que é ideal para quem busca economia de tempo, sem precisar fazer muito esforço.

– Angular: Utilizada para desgastar diferentes tipos de superfícies abauladas de forma circular. Feita para desbaste, essa lixadeira não é indicada para a realização de acabamento.

– De Cinta: Assim como a lixadeira angular, a lixadeira de cinta também é utilizada apenas para o desbaste de vários tipos de superfícies. Sua lixa em formato de cinta permite a retirada grandes quantidades de materiais, por isso serve para os trabalhos mais difíceis.

– Combinada: Recomendada para trabalhos leves de desbaste em peças de madeira, permite lixar nas posições horizontal e vertical.

– Excêntrica: Podendo polir materiais como madeira, plástico, metal, massa de aparelhar ou verniz, sendo em superfícies planas ou abauladas, a lixadeira excêntrica proporciona um lixamento fino e sem estrias.

– Orbital: Bastante indicada para o acabamento em superfícies de aço e metal, elas são mais leves e pode ser encontradas em formato retangular ou quadrado.

– Lixadeira Roto Orbital: Junção de dois movimentos de lixa, além de orbitar ela gira, permitindo o acabamento perfeito em peças planas de aço ou madeira.

– Lixadeira Roto Orbital Pneumática: Não se diferem muito da Roto Orbital, porém por ser um aparelho pneumático são mais simples se comparadas a uma ferramenta elétrica, sendo menos suscetíveis a falhas. Esse modelo utiliza ar comprimido para o funcionamento.

Dicas
– Nunca encoste na lixa enquanto a lixadeira estiver ligada para evitar acidentes.

– Utilize sempre o equipamento de segurança (protetor auricular, óculos de segurança ou viseira, avental e máscara).

– Uma solução para evitar sujeira excessiva são o sacos coletores de pó, que podem ser acoplados a alguns modelos de lixadeiras.

 

Acesse e Confira Grande Variedade De Lixadeiras!

 

 

Fonte: Leroy Merlin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *