Saiba como utilizar corretamente os discos para a sua esmerilhadeira

Formatos dos DiscosJá vimos aqui no blog o que é uma esmerilhadeira e já sabemos que elas servem para diversas tarefas como desbastar, cortar, fazer acabamento em solda, entre outras coisas. Mesmo assim, é de suma importância para você que adquiriu uma esmerilhadeira saber quais são os discos que você pode ter e para que serve cada um deles. Assim, preparamos este artigo para ajudar a sanar suas dúvidas. E claro, se mesmo assim ainda ficar aquela interrogação, não exite em deixar seu comentário no post, que teremos o maior prazer em conversar com você.

Antes de tudo, precisamos saber que há três tipos de formatos de discos: corte, corte com centro deprimido e desbaste. Veja na figura ao lado.

 

Disco de CorteDisco de Corte

Os discos de corte servem para uso geral em metais, aço, aço inoxidável, materiais de fundição, pedras, alumínio e outros metais não ferrosos.

Outro acessórios importante é o disco diamantado que é utilizado para cortes em materiais de construção, como tijolos, azulejos, etc.

Existe ainda o disco multicorte de 4½” que corta até seis tipos de materiais como azulejos, pedras decorativas, PVC, aço, inox e alumínio.

 

Disco de DesbasteDisco de Desbaste

Os discos de desbaste servem para retirar o excesso de objeto para dar um acabamento mais profissional, limpeza de superfície antes da solda, desbaste de cordão de solda, remoção de defeitos superficiais, imperfeições e rebarbas de peças fundidas. Ainda prepara superfícies para pintura ou revestimento, dando um melhor aspecto no produto final do trabalho realizado.

Disco Flap

O Disco flap é um disco de lixa com uma base de plástico nylon (reta) ou fibra (angular), que serve para dar acabamento em peças em geral. Sua utilização vai desde remoção de tinta e ferrugens até soldas, eles são os que dão melhor acabamento em diversas superfícies com resultados excelentes. A granulatura das lixas diferem conforme o serviço que você for realizar.

Flap Disc

10 thoughts on “Saiba como utilizar corretamente os discos para a sua esmerilhadeira”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *