São Paulo
April 25, 2024
Aprenda a Fazer um Lindo Puff Com Pneu Velho!
Faça você mesmo

Aprenda a Fazer um Lindo Puff Com Pneu Velho!

jun 25, 2013

Aprenda a Fazer Um Lindo Puff

 

Sabe aquele pneu careca que certamente iria para o lixo? É possível reaproveitá-lo, conquistando uma opção de assento para a casa. “E você ainda gasta pouco”.
Aprenda a transformar pneus velhos em descolados e confortáveis pufes, confira passo a passo!!!

 

Materiais:

• Parafusadeira

• 20 parafusos 6 x 25 mm

• 8 parafusos 4 x 16 mm

• 2 pneus velhos – modelo 175.70.13

• Tecido estampado de 1 x 1 metros

• Mangueira velha com 3 m de comprimento

• Correia automotiva

• Espuma com 3 mm de espessura e 55 cm de diâmetro

• Plástico cristal de 1 x 1 m

• Chapa quadrada de MDF ou OSB com 2 mm de espessura e 70 cm de comprimento

• Régua própria para traçar circunferência

• Serra tico-tico ou serrote

• Grampeadeira manual e grampos

• Caneta, tesoura e estilete

• Lima

materiais

 

Realize o seu também, acesse Projeto Consciente / Dutra e reserve suas Ferramentas !!!

 

Como Fazer:

1 – Lave os pneus com água e sabão. Com o estilete, corte quatro quadrados na parte funda do pneu, distribuindo-os nos quatros lados opostos, em formato de cruz. Os cortes servirão como um sistema de drenagem para não acumular água. Repita o procedimento no outro pneu.
1-passo


2 –
Coloque um pneu sobre o outro, deixando os lados com cortes voltados para baixo. Posicione os quadradinhos recortados que sobraram no encontro de um pneu com o outro. Com o auxílio da parafusadeira, posicione os parafusos de 6 x 25 mm sobre cada quadradinho e fixe-os. Serão usados ao todo quatro quadrados, em formato de cruz.
2-passo


3 –
Com o auxílio da régua para circunferências e da caneta, rique um círculo de 53 cm de diâmetro na chapa de MDF ou OSB. Com a serra tico-tico ou o serrote, recorte o círculo. Em seguida, raspe toda a borda recortada com a lima, para que os fiapos não rasguem o tecido.
3-passo


4 –
Com a caneta e o auxílio da régua para circunferências, marque um círculo de 52 cm de diâmetro sobre a espuma. Em seguida, com o estilete, recorte-o.
4-passo


5 –
Em uma superfície, estique o tecido com a estampa voltada para baixo. Posicione sobre ele o círculo de espuma e, depois, o círculo de madeira. Na sequência, dobre toda a sobra de tecido para cima da madeira e fixe-o com a grampeadeira manual. Comece grampeando os quatro lados opostos, em formato de cruz, para que o tecido fique bem esticado. Em seguida, grampeie toda a lateral, até fechar o estofado. Para finalizar, com a tesoura, recorte a sobra de tecido.
5-passo


6 –
Na superfície, estique o plástico cristal e posicione sobre ele a peça montada virada para baixo. Na sequência, siga o mesmo procedimento de grampeamento realizado no passo anterior. O plástico servirá para proteger o tecido e dará mais durabilidade ao pufe.
6-passo


7 –
Coloque o estofado montado sobre os pneus. Corte a correia com a tesoura e a posicione de um lado ao outro do estofado. Com a parafusadeira, fixe as duas extremidades da correia no pneu. Deste modo, a peça não se moverá ao ser realizado o próximo passo.
7-passo


8 –
Vire a peça, posicionando o estofado para baixo. Corte quatro pedaços de mangueira e, com a parafusadeira, fixe dois parafusos de 4 x 16 mm e um de 6 x 25 mm em cada uma das partes da mangueira. Em seguida, parafuse esses quatro pedaços em lados opostos, na parte interna do pneu, de modo que o estofado se fixe a ele. Importante: lembre-se de prender os parafusos de 4 x 16 mm na madeira e o de 6 x 25 mm no pneu.
8-passo


9 –
Desparafuse a correia. Separe 1,70 m de mangueira velha para o acabamento. Com o estilete, corte as duas pontas da mangueira, em diagonais opostas. Em seguida, posicione a mangueira ao redor da emenda, entre o estofado e o primeiro pneu. Para finalizar, prenda uma ponta à outra com o parafuso de 6 x 25 mm e vá pregando o restante dos parafusos ao redor de toda a mangueira, com aproximadamente 1 palmo de distância entre eles. Serão usados, ao todo, 9 parafusos.
9


10 –
Com a tesoura, corte 2 pedaços da correia automotiva com 38 cm de comprimento. Posicione-os em lados opostos do pneu inferior. Prenda as extremidades com dois parafusos de cada lado, sempre deixando uma sobra, para formar o pegador.
10-passo

 

Com a reciclagem nós podemos reaproveitar objetos que outra hora seriam desperdiçado ou jogados no lixo. Esse reaproveitamento, além de ser uma ideia legal é também uma forma de preservar o meio ambiente, por isso damos tanto valor à objetos e decorações feitos a partir da reciclagem!
Fique ligado em nossas redes sociais e confira sempre as melhores Novidades.
Deixe aqui o seu Projeto Consciente ele pode ser divulgado no Blog e Facebook da Dutra !

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.