São Paulo
December 3, 2023
Confira algumas dicas sobre Betoneiras!
Construção Eventos

Confira algumas dicas sobre Betoneiras!

set 1, 2015

Confira algumas dicas sobre Betoneiras!

Cuidados básicos de uma betoneira hobby ou de pequeno porte
As Betoneiras menores têm de cuba basculante e geralmente têm o tambor de: 100, 120, 320 e 350 litros de capacidade, elas são de fácil operação e precisam de cuidados especiais;
Lavar sempre após o uso, deixando a máquina aproximadamente 30 minutos batendo com pedra nº 2 ou 3 e água para a limpeza interna do tambor.
Sempre engraxar a cremalheira, o pinhão e a engrenagem do volante, juntamente com os bicos de lubrificação sempre muito bem lubrificados.
Sempre deixar o motor da máquina ligado antes de colocar os agregados ( pedra, areia, cimento água). Nunca colocar os materiais com a máquina desligada.

 Cuidados básicos de uma betoneira profissional
As Betoneiras Profissionais têm com carregador e o tambor tem capacidade de: 320, 350, 580 e 600 litros.
Um dos maiores cuidados que se deve ter com uma betoneira desse porte é o Nivelamento da base ( esta é a única forma de trabalhar sem contratempos), para isso é mais comum apoia-lá em caibros ao invés de rodas.
Sempre alinhe e regule a corrente, pois isso evita o desgaste das correntes e engrenagens.
Lubrifique muito bem o sistema de fricção e mantenha sempre limpo de impurezas.
Torque regularmente as lonas de freio e fricção. Não permita a entrada de graxa no disco de fricção e na cinta de freio.
Cuidado com o cabo de aço, nunca use se estiver emendado ou desfiado.

Cuidados básicos de uma betoneira de grande porte
Denominadas Betoneiras Rotativas, têm o tambor com capacidade de: 500, 750 e 1000 litros.
Acionamento com motores elétricos: Deve ser feita por profissionais qualificados contando com a supervisão legalmente habilitada. – Conforme a NR18 (18.21.1)
Para a ligação elétrica, use o conjunto de tomada / plug macho, com proteção de isoladora.
Assegure-se sobre a voltagem do equipamento antes de ligar a máquina.
As extensões ou cabos de ligação devem ser compostos por cabo de condução elétrica com proteção mecânica, do tipo PP, com 04 pernas, sendo 3 para as fases e 1 para o terra, com bitola mínima de mm2. Sem emendas para não haver correntes de fuga.
O circuito de ligação deverá ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo “DR” juntamente o fio terra deverá estar ligado a um terminal terra que garanta uma resistência máxima de 10 W (Ohms).
Atenção quanto à queda de fases, pois a falta de uma delas danificará o motor. Para isso um Eletricista qualificado deverá verificar o sentido da rotação, caso contrário, deverá providenciar a inversão de uma das fases.

Dicas sobre acionamento de motores
Acionamento com motores a explosão, diesel e gasolina:
Combustível deve ser sempre livre de impurezas e o abastecimento deverá ser feito sempre em ambientes ventilados e com o motor frio. Isso evitará incêndios. Só ligue o motor em lugares ventilados.
Limpe diariamente os filtros de ar e inspecionar os filtros de combustível e verifique o nível de óleo do carter a cada 4 horas de uso.

 Sobre o uso de proteção
Para ambos os casos, motor elétrico ou a gasolina, o operador deverá:
O uso de óculos de segurança, botinas, luvas de raspa ou PVC e protetor auricular é obrigatório.
Conforme a NR18 (18.22.1) “A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos, só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá”.

Acesse Dutra/ Betoneiras e Confira Linha Completa!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.