São Paulo
May 29, 2024
Como tirar ferrugem: 4 dicas práticas da Dutra Máquinas
Manutenção e mecânica

Como tirar ferrugem: 4 dicas práticas da Dutra Máquinas

ago 30, 2016

Um problema recorrente para quem trabalha com ferramentas é a ferrugem, principalmente em regiões naturalmente mais úmidas, como as cidades litorâneas do nosso país. E é um fato que chega um ponto que não é mais possível se trabalhar com qualidade quando as ferramentas estão muito enferrujadas, por isso, é válido agir antes que elas cheguem nesse ponto.

Então, para te ajudar com esse problema, queremos te apresentar métodos práticos e eficazes de como tirar ferrugem das suas ferramentas para elas ficarem novas de novo. Acompanhe com a Dutra Máquinas!

O que é a ferrugem e como ela ocorre?

O processo de corrosão natural que ocorre quando metais ferrosos, como ferro e aço, são expostos ao oxigênio e à umidade é conhecido como ferrugem. Esse fenômeno ocorre quando o ferro em materiais metálicos é oxidado, resultando na formação de ferrugem.

A oxidação é um processo químico em que os átomos de ferro perdem elétrons ao reagir com moléculas de oxigênio na presença de água ou umidade.

Detalhe de ferrugem em pedaço de metal na cor azul
Ferrugem em metal

Os seguintes fatores podem afetar a velocidade e a gravidade da ferrugem: temperatura, umidade do ar, a presença de eletrólitos, como sal, e a composição química do metal em questão. O processo de corrosão tende a se acelerar em ambientes úmidos e salinos.

Como tirar ferrugem de ferramentas?

Ferramentas de metal podem acumular ferrugem ao longo do tempo, especialmente se forem armazenadas em um ambiente inadequado ou úmido. Felizmente, há métodos eficazes para remover a ferrugem e restaurar suas ferramentas à sua condição anterior.

Confira algumas das formas de como tirar ferrugem de ferramentas:

Limpeza com vinagre branco

  • Encha um recipiente suficientemente grande com vinagre branco;

    Ferrugem em metal de cor branco
    Limpeza de ferrugem com vinagre
  • Coloque os instrumentos na mistura de vinagre e deixe-os de molho por algumas horas ou toda a noite;
  • Após o período de imersão, retire os instrumentos e use uma escova de cerdas metálicas para remover a ferrugem que ficou solta deles;
  • Lave com água limpa e seque as ferramentas para evitar ferrugem.

Escovação

  • Para remover a ferrugem solta das ferramentas, use uma escova de cerdas metálicas;
  • Esfregue as áreas afetadas com força até que a maioria da ferrugem seja removida;
  • Método funciona bem em áreas de ferrugem menos profundas ou quando a superfície é preparada antes de outras técnicas de remoção.

Como tirar a ferrugem da roupa?

Embora remover manchas de ferrugem de roupas possa parecer um desafio, usar os métodos corretos pode fazer com que suas roupas favoritas sejam restauradas. Estas são algumas técnicas confiáveis e eficazes para remover manchas de ferrugem de tecidos:

Detalhe de parte de metal enferrujado
Ferrugem em pedaço de metal

Suco de limão e sal

  • Para usar este método, coloque a roupa manchada em uma superfície plana e aplique o suco de limão diretamente sobre a mancha. O sal funciona como um abrasivo suave, enquanto o suco de limão, um ácido natural, pode ajudar a quebrar a ferrugem;
  • Em seguida, adicione sal ao suco de limão e use uma escova de cerdas macias para remover as manchas. Lave a roupa normalmente depois de deixar a mistura agir por cerca de trinta minutos.

Vinagre branco

  • Devido à sua acidez, o vinagre branco é um removedor de ferrugem eficaz. Para usar este método, coloque vinagre branco puro na área manchada de roupa por cerca de uma hora;
  • Após o tempo de imersão, use uma escova de cerdas macias para esfregar suavemente a mancha para remover a ferrugem. Em seguida, use água e sabão como costuma fazer.

Ah, e evite fazer o uso de alvejantes à base de cloro em roupas manchadas de ferrugem, pois isso pode acabar danificando o tecido da sua roupa.

Como tirar ferrugem de inox?

Apesar de sua resistência à ferrugem, o aço inoxidável pode eventualmente apresentar manchas de oxidação, principalmente em ambientes corrosivos. Há, felizmente, muitas maneiras de remover a ferrugem do aço inoxidável de forma segura e eficaz.

Bicarbonato de sódio e água

  • Para remover as manchas de ferrugem do aço inoxidável, o bicarbonato de sódio é um agente de limpeza suave e eficaz;
  • Para usar esta estratégia, misture água e bicarbonato de sódio até obter uma pasta pastosa. Aplique a pasta na área afetada e esfregue com um pano ou esponja macia;
  • Enxágue bem com água limpa em seguida e seque com um pano.

Como tirar ferrugem do piso?

A ferrugem nos pisos pode ser um problema difícil de lidar, especialmente em locais exteriores ou sujeitos a umidade. É bom saber que existem muitas maneiras eficazes de remover a ferrugem do piso, devolvendo sua beleza e integridade.

Lixamento

  • Limpe bem o piso antes de começar o lixamento para remover qualquer sujeira ou detrito. Isso garantirá um lixamento mais eficiente e uniforme;
  • Utilize uma lixadeira elétrica com uma lixa grossa adequada para o tipo de piso que será lixado. Existem diferentes tipos de lixadeiras, como orbitais ou de cinta, portanto, escolha aquela mais apropriada para o trabalho em questão;
  • Para evitar marcas indesejadas, mova a lixadeira continuamente. Para garantir um lixamento uniforme, trabalhe em áreas pequenas de cada vez.

Como tirar ferrugem de ferro?

Existem várias opções caseiras para recuperar o brilho do ferro além dos produtos comerciais. Vamos discutir algumas dessas opções, destacando os métodos fáceis e baratos para remover a ferrugem de objetos de ferro em casa.

Vinagre de maçã

  • Despeje uma quantidade suficiente de vinagre de maçã em um recipiente que possa acomodar a peça de ferro que deseja limpar;
  • Coloque a peça de ferro na solução de vinagre de maçã e deixe-a de molho por algumas horas;
  • Após o tempo de imersão, verifique a peça para ver se a ferrugem começou a se soltar. Você pode notar que a ferrugem está mais solta ou que algumas áreas já foram removidas completamente;
  • Use uma escova de cerdas ou uma esponja para esfregar suavemente a ferrugem solta da superfície da peça de ferro. O vinagre terá amolecido a ferrugem, facilitando removê-la com uma escova.

O que tira ferrugem de modo geral?

Existem vários métodos eficazes disponíveis para remover ferrugem em geral. O uso de ácidos suaves, como o ácido acético presente no vinagre branco, é uma das soluções mais comuns.

O ácido pode ajudar a dissolver a ferrugem mergulhando o objeto afetado em vinagre branco por algumas horas ou durante a noite. Isso torna mais fácil remover a ferrugem com uma escova ou esponja.

Mas você também pode fazer o uso de óleos desengripantes antiferrugem, que são produtos específicos para proteger objetos metálicos contra a ferrugem, além de possuir um alto poder de penetração nas articulações (nas ferramentas que as possuem), lubrificando e eliminando ruídos.

Esses produtos são indicados para desengripar e lubrificar polias e engrenagens de máquinas industriais, além de apresentarem uma excelente eficácia contra o ressecamento de peças de bicicletas, barcos, automóveis e peças da sua residência em geral, como dobradiças de portas, fechaduras, cadeados, trincos, dentre outros.

Leia também: saiba como limpar paredes e muros!

Agora que você sabe como remover a ferrugem, comece a dar mais atenção às suas ferramentas para que tenham uma vida útil mais longa e não precisem ser descartadas. Além disso, continue acompanhando o blog da Dutra Máquinas para obter mais conselhos desse tipo!

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.