São Paulo
April 19, 2024
Como tirar ferrugem: 4 dicas práticas da Dutra Máquinas
Manutenção e mecânica

Como tirar ferrugem: 4 dicas práticas da Dutra Máquinas

ago 30, 2016

Um problema recorrente para quem trabalha com ferramentas é o surgimento da ferrugem, principalmente em regiões naturalmente mais úmidas, como as cidades litorâneas do nosso país. E é um fato que chega um ponto que não é mais possível se trabalhar com qualidade quando as ferramentas estão muito enferrujadas, por isso, é válido agir antes que elas cheguem nesse ponto.

Então, para te ajudar com esse problema, queremos te apresentar métodos práticos e eficazes de como tirar ferrugem das suas ferramentas para elas ficarem novas de novo. Acompanhe com a Dutra Máquinas!

4 técnicas práticas para tirar ferrugem de peças de metal!

A ferrugem nada mais é do que uma reação química: a oxidação do ferro ocorre quando este entra em contato com o oxigênio presente na água e no ar, provocando uma reação que origina o fenômeno da ferrugem, deteriorando o metal de forma gradual até que ele comece a esfarelar de fato. Contudo, é totalmente possível impedir o surgimento e, em alguns casos, até mesmo reverter o desenvolvimento da ferrugem com as técnicas que vamos apresentar aqui. Confira!

1. Elimine a ferrugem com um método caseiro

Nesse primeiro método, você precisará de produtos simples e bem fáceis de se encontrar no mercado, afinal, trata-se de uma técnica caseira muito eficaz contra a ferrugem, permitindo deixar suas ferramentas como se fossem novas novamente. Anote os materiais que você vai precisar

imagem como eliminar ferrugem modo caseiro

  • Vinagre;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Balde;
  • Escova com cerdas de plástico;
  • Toalhas de papel;
  • Secador de cabelo;
  • Óleo de coco;
  • 1 Pincel.

Para fazer essa limpeza e eliminar a ferrugem das suas ferramentas, basta você seguir estes passos:

  1. Mergulhe suas ferramentas enferrujadas em vinagre branco por, pelos menos, 3 horas e, em seguida, esfregue-as com uma escova;
  2. Após esse primeiro passo, é indicado que lave as ferramentas com uma mistura de água e bicarbonato de sódio durante cinco minutos;
  3. Em seguida, enxágue com bastante água corrente;
  4. Seque imediatamente com toalhas de papel e use o secador de cabelo para secar nas articulações onde não é possível passar o papel toalha;
  5. Por último, você tem a opção de pincelar óleo de coco para evitar que a ferrugem surja novamente, criando um revestimento protetor.

Quanto mais enferrujado estiver o objeto, mais tempo ele deve ficar imerso no vinagre para um melhor resultado.

2. Elimine a ferrugem com um óleo desengripante anti-ferrugem

Os óleos desengripantes anti-ferrugem são produtos específicos para proteger objetos metálicos contra a ferrugem, além de possuir um alto poder de penetração nas articulações (nas ferramentas que as possuem), lubrificando e eliminando ruídos.

Tanto que esses produtos são indicados para desengripar e lubrificar polias e engrenagens de máquinas industriais, além de apresentarem uma excelente eficácia contra o ressecamento de peças de bicicletas, barcos, automóveis e peças da sua residência em geral, como dobradiças de portas, fechaduras, cadeados, trincos, dentre outros.

Contudo, pode-se considerar que esses são um produto mais eficaz na prevenção da ferrugem, sendo altamente eficiente quando se realiza aplicações regulares, formando uma camada protetora nas peças metálicas e ferramentas. Confira as características desse tipo de produto:

  • Facilita a movimentação de partes emperradas;
  • Elimina a umidade que causa a ferrugem;
  • Penetra e lubrifica as articulações;
  • Limpa e protege as peças metálicas;
  • Previne o surgimento da ferrugem.

3. Use um agente anti-ferrugem

Diferentemente do óleo desengripante anti-ferrugem, os agentes anti-ferrugem são mais eficazes para as superfícies em que a oxidação da ferrugem já está em um estágio mais avançado.

utilizar anti ferrugem

Ou seja, é um tipo de produto que tem o poder de eliminar os traços de ferrugem já presentes nas peças e ferramentas. Contudo, ao aplicar esse produto, será necessário lixar a superfície enferrujada a fim de eliminar toda a ferrugem. Além do uso em ferramentas e peças metálicas, em geral, esse é um produto amplamente utilizado para casos de ferrugem em portões, janelas e outras superfícies maiores, ajudando na tarefa de preparação para pintura desses itens.

4. Elimine a ferrugem usando o ácido cítrico

Outra substância muito eficaz contra a ferrugem é, sem dúvidas, o ácido cítrico, que é facilmente encontrado no limão. Então, essa é mais uma opção de técnica caseira para eliminar ferrugem e você poderá seguir os mesmo passos encontrados em nossa primeira dica apresentada aqui.

A única diferença é que você precisará colocar um pouco de sal na solução de limão, na qual você deverá imergir seus objetos enferrujados. Então, deixe eles imersos nesse suco de limão com sal de um dia para o outro (ao menos 12 horas), retire e lave com água e bicarbonato usando a sua escovinha.

Assim como o vinagre branco, o limão também é muito eficiente para eliminação da ferrugem dos materiais, sendo um dos métodos mais baratos que existem para essa função. O processo deve ser finalizado com o enxágue e a secagem correta usando o papel toalha e o secador de cabelo (quando necessário).

Agora que você já conhece métodos práticos para eliminar a ferrugem, comece a cuidar mais das suas ferramentas para que elas tenham uma vida útil mais extensa e você não precise jogá-las fora. E, para mais dicas como essas, acompanhe sempre o blog da Dutra Máquinas!

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.