São Paulo
April 18, 2024
Causas de Avarias em Empilhadeiras
Manutenção e mecânica

Causas de Avarias em Empilhadeiras

jul 14, 2014

O mau uso das empilhadeiras pode ser evitado.  Veja a seguir algumas soluções simples e opções econômicas para evitar problemas.

1 – Pneus gastos:

Diferentes dos automóveis,  as empilhadeiras não são equipadas com molas de suspensão que ajudam a amortecer os movimentos. É essencial fazer a substituição de pneus gastos ou cortados que possam causar impactos capazes de abalar a roda, os componentes do eixo, a carga e o operador.
Aplicações difíceis exigem o uso dos pneus corretos para máximo desempenho da empilhadeira.

2 – Falha na transmissão;

Muitos operadores apoiam o pé no pedal de avanço lento, causando um fator de despesas com avarias na transmissão.
Para evitar a falha de componentes importantes, só use este pedal quando se aproximar de uma prateleira e quiser acionar os freios sem aumentar a rotação do motor (permitindo que o sistema hidráulico trabalhe a plena velocidade). O pedal (intermediário) do freio é usado para a parada normal da empilhadeira quando o sistema hidráulico não estiver em uso.

3 – Avarias por impacto:

Componentes importantes, como pneus, rodas, elementos da carroceria, garfos, acessórios e encostos são prejudicados quando a empilhadeira bate no produto ou no que há à sua volta por trafegar em velocidade.
Além de destacar o equipamento para um só operador, sistemas monitores de impacto, limitadores de velocidade e para acesso sem chave são produtos disponíveis que ajudam a reduzir as avarias por impacto.

4 – Desgaste prematuro dos garfos:

Trabalhar com pneus gastos também provoca o rápido desgaste da parte inferior dos garfos. Garfos desgastados põem em risco a capacidade de operação da empilhadeira e criam um ambiente de trabalho inseguro.
É preciso fazer inspeções regularmente para garantir que o equipamento trabalhe com garfos seguros.

 

 

4 Comments

  • Boa noite! Gostaria de saber se existe um garfo de empilhadeira com a ponta um pouco mais grossa. Motivo.onde eu trabalho, existe muitas avarias causadas por furo de garfo. creio que se a ponta do garfo fosse uma pouco mais grossa, as avarias diminuiriam.

    • Infelizmente não, a Paletrans só trabalha com um padrão.

  • Gostaria de saber qual pode ser a causa de um impilhadeira que nao vai a frente e nem a traz

    • Boa tarde Lucio, não temos como te precisar o que está acontecendo com a empilhadeira,
      peço que entre em contato com alguma assistência técnica fazerem uma avaliação correta.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.