São Paulo
July 21, 2024
O que passar na parede antes de pintar? Prepare a superfície
Manutenção e mecânica

O que passar na parede antes de pintar? Prepare a superfície

jul 11, 2014

Finalizar uma reforma, renovar a aparência de um cômodo… não importa o motivo, a pintura tem capacidade de valorizar espaços internos e externos de casas, apartamentos, lojas e outros ambientes. No conteúdo de hoje, trouxemos dicas de como preparar uma parede para pintar.

Antes de começar, separe os materiais necessários para a pintura, incluindo tintas, pincéis, itens de proteção e rolos. Com os produtos em mãos, continue a leitura e aprenda truques fundamentais para garantir um resultado impecável.

1. Demão de tinta em paredes com alta absorção

Para as superfícies consideradas absorventes, como gesso e concreto, você deve “queimar a pintura”, termo usado quando a parede recebe um fundo preparador. Por ser a primeira demão, é normal que a estrutura fique manchada ou com diferentes tonalidades.

Pintor realizando pintura de parede no tom branco gelo
Pintor

Na segunda demão, a cor ficará uniforme, já que o cimento, o fibrocimento ou outro material não absorverá mais o produto. Para quem ainda não escolheu o tom das paredes, criamos um guia simples sobre como escolher cores de tinta conforme o espaço em questão. Leia também!

2. Espátula para raspar paredes descascadas

Principalmente em superfícies antigas, preparar a parede para pintura requer um cuidado extra: retirar as partículas soltas. Para isso, você precisa de uma espátula e, caso tenha irregularidades, massa corrida para uniformizar a área.

Quando finalizar o processo de raspagem e nivelamento, volte na primeira dica e aplique uma demão de tinta para preparar a estrutura. Na execução, use um rolo de espuma com alta capacidade de absorção e fácil manuseio.

3. Lixa para tirar irregularidades

Se a parede não está descascando, mas possui irregularidades, a solução é investir em uma lixa 80, 100 ou 240. Aqui, o primeiro passo é limpar a superfície para facilitar a visualização dos buracos. Caso tenha algum problema de infiltração, busque um profissional capaz de realizar os cuidados corretos.

Para imperfeições superficiais, a lixa sozinha resolve o problema. Para áreas com furos ou buracos fundos, usar uma massa é o recomendado. Se for necessário aplicá-la, não esqueça de finalizar com uma lixa média.

4. Água sanitária e água em paredes com mofo

Comum em superfícies externas e próximas a banheiros, os mofos devem estar na sua lista de aprendizados sobre como preparar a parede para pintura. Além de fazer mal para a saúde, os fungos presentes nas manchas alteram o resultado e afetam a durabilidade da tinta.

Na retirada, separe cinco litros de água e 200 ml de água sanitária. A mistura deve ser colocada com o auxílio de uma esponja. Após passar em toda a parede, aguarde cerca de 15 minutos para retirar a substância com um pano molhado. Durante a aplicação, use luvas para que as mãos não entrem em contato com o cloro.

O mofo danificou a pintura anterior, e agora? Então, a solução é conferir o passo a passo de como tirar tinta de parede que preparamos. São dicas práticas para facilitar o processo.

5. Selador em superfícies novas

Se você deseja preparar a parede para a primeira pintura, o método utilizado é considerado mais fácil, sendo necessário apenas um selador. Ao usá-lo, os poros são preenchidos e a estrutura uniformizada, aspectos que melhoram o rendimento da tinta.

Não à toa, o produto é responsável por potencializar o resultado da reforma ou da construção e, por consequência, garantir uma superfície vibrante.

Detalhe de rolo de espuma de pintura sendo passado em parede de cor branca, pintando de cinza
Rolo de espuma para pintura

Dicas para preparar parede para pintura

Além das dicas que conferiu, separamos outras recomendações para fazer uma pintura com o acabamento perfeito. Antes de começar a pintar:

  • Corrija as imperfeições no reboco para uniformizar a região. Em seguida, refaça a superfície;
  • Retire os excessos de concreto e de reboco com a ajuda de uma escova de aço ou uma lixa;
  • Limpe manchas de óleos ou gordura com água morna e detergente. Antes de aplicar a tinta, espere secar completamente;
  • Preencha imperfeições com massa corrida. Na aplicação, use uma espátula e lixe após a secagem.

Por que é necessário preparar a superfície antes de receber a tinta?

Ao preparar a parede, você garante que ela esteja pronta para receber a tinta. Os benefícios do cuidado são inúmeros, como prolongar a vida útil da pintura, potencializar a cor e garantir um resultado impecável.

Em resumo, o preparo interfere positivamente na durabilidade e na qualidade da tintura, impedindo descascamentos, mofos e outros problemas.

O que passar na parede antes de pintar?

A resposta depende da situação da parede. Em áreas recém-feitas, o selador é o produto indicado. Para superfícies antigas com tinta descascando, é crucial lixar a estrutura, tapar os buracos e passar um fundo preparador antes da primeira demão de cor.

Caso ainda não tenha os equipamentos para pintura, a Dutra Máquinas conta com um catálogo com soluções resistentes e de qualidade. Na seleção, estão bandejas para tinta, pincéis, rolos, tintas e muito mais. Acesse e invista nas alternativas que atendem às suas atuais necessidades!

Esperamos que o conteúdo facilite a transformação dos ambientes internos e externos desejados. Caso tenha outras dúvidas relacionadas ao assunto, pesquise-as em nosso blog ou compartilhe nos comentários. Em breve, alguém especializado responderá à pergunta.

Agora, desejamos boas pinturas. Até o próximo post!

2 Comments

  • Encontrei no site Dutra Máquinas a lixadeira da Dewalt? Vocês recomenda ela?

    • Os produtos da Dewalt são ótimo. Recomendo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.