São Paulo
February 23, 2024
Cores de tinta para parede: como escolher? O que considerar?
Decoração

Cores de tinta para parede: como escolher? O que considerar?

jan 31, 2024

Decorar e trazer mais personalidade a um ambiente é uma tarefa que vem sendo muito adorada e praticada por diversas pessoas pelo resultado conferido ao espaço, deixando-o mais aconchegante, personalizado e estiloso.

E uma forma de fazer isso, dentre as tantas maneiras possíveis de reformar um espaço e deixá-lo mais decorado, é pintando as paredes da casa. Seja em ambientes internos ou externos, as paredes pintadas refletem em personalidade para o ambiente.

Dentre as tantas possibilidades de cores de tinta para a parede, algumas pessoas ficam em dúvida sobre qual escolher e o que considerar nesse momento. Pensando nisso, separamos aqui algumas informações para te ajudar a escolher o modelo ideal para suas necessidades. Continue sua leitura abaixo e entenda tudo!

Cores de tinta para parede: Guia Simplificado de escolha

Em primeiro lugar, é necessário que você liste suas nuances preferidas visando chegar a uma decisão assertiva com base em suas cores favoritas. No entanto, também é importante considerar o ambiente em que as paredes serão pintadas, conforme o propósito do espaço. Confira abaixo as indicações de acordo com cada ambiente:

Branco

O branco e as tonalidades neutras são cores ideais para ambientes que buscam por paz, calmaria e descanso. Além disso, como o branco é uma cor que tem mais facilidade em refletir a luz, deixando o espaço mais iluminado e claro.

Parede na cor de tinta branca, no chão dois vasos com plantas

Creme e outras cores claras e suaves

O tom creme e as nuances claras possuem as mesmas propriedades que o branco de refletir a luz e deixam o ambiente mais claro, no entanto, acrescentam alergia e charme ao ambiente de forma leve e sutil.

Parede no tom de tinta creme, com três almofadas no formato de coelho

Cores intensas e vibrantes

Se você está em busca de tons com mais personalidade e força para seus ambientes, as cores intensas e vibrantes são as melhores opções. Aqui há a possibilidade de utilizá-los em um canto ou parede específica, ou ainda em todo o ambiente para agregar toda a energia da cor ao espaço.

Parede pintada na cor de tinta verde, com quadro branco fixado, mesa de canto com vaso de plantas sobrepostos

Nuances acolhedoras

Dentre as nuances acolhedoras, temos tons que buscam equilíbrio entre a ousadia e o discreto, chegando em tons aconchegantes e confortáveis para o espaço.

Aqui podemos citar os tons mais escuros, por isso, é recomendado adotar essas cores quando a iluminação do espaço está bem trabalhada, uma vez que esses tons possuem uma menor capacidade de refletir a luz natural do ambiente.

Parede pintada com tintas no tom nuance, sofá de dois lugares com mesa de canto e vaso de planta

Dentre essas principais opções, você também pode misturar mais de uma cor em um mesmo ambiente, definindo e montando uma paleta de cores harmônica e que promova um diálogo entre si e, sobretudo, entre os itens do espaço.

O que considerar para comprar cores de tinta para parede?

Uma vez que a cor já estiver definida, é preciso considerar alguns fatores antes de partir para a aerografia e pintura propriamente dita do espaço, além Pensando nisso, separamos abaixo alguns itens para você consultar ao comprar as tintas adequadas para sua parede, confira:

Espaço que a tinta será utilizada

Quando pensamos no espaço em que a tinta será utilizada, é necessário considerar sua função para entender se a cor pretendida ficará harmônica no espaço. Na cozinha, por exemplo, o branco, o preto e os tons terrosos são as apostas mais pedidas, enquanto na sala de estar, as cores fortes e vibrantes trazem mais personalidade ao espaço.

Tipo de tinta necessária

Outro fator a ser considerado no momento de escolha da tinta ideal para sua casa é o tipo de tinta que será utilizado. Isso porque existem algumas tintas que possuem propriedades específicas e que podem ser úteis de acordo com o espaço, como impermeabilidade, brilho extra, acabamento fosco, anti-mofo e afins. Iremos discorrer melhor sobre elas um pouco mais abaixo.

Iluminação

Outro ponto a ser tratado com atenção é a iluminação do espaço, que deve ser pensada de forma estratégica para não obter um acabamento distante do esperado, uma vez que a tonalidade da tinta pode variar de acordo com a iluminação natural ou artificial instalada no ambiente.

Em ambientes com grandes janelas, por exemplo, a iluminação natural tende a ser mais intensa, cabendo muito bem tanto tons claros como escuros. Por outro lado, ambientes que possuem poucas e pequenas aberturas, devem optar por tons mais claros para ajudar a deixá-los mais iluminados.

Profundidade do espaço

Outro ponto a ser considerado na hora de escolher a cor adequada para o ambiente é a profundidade que ela irá provocar no espaço. Confira abaixo as principais recomendações de acordo com cada tinta:

Para ampliar o espaço

Para passar a sensação de que o ambiente é mais amplo, basta contar com paredes e teto em tons claros, uma vez que, como mencionamos acima, elas irão refletir a luz do ambiente e deixá-lo mais iluminado – passando a sensação de mais espaço.

Deixá-lo mais aconchegante

Por outro lado, para deixar um ambiente mais aconchegante, a dica é pintar todas as paredes e o teto em uma cor vibrante específica, o que resultará em uma maior sensação de aconchego e acolhimento para o lugar.

Para alongar o ambiente

Para conferir a ideia de um ambiente mais longo, é necessário investir em deixar o piso e o teto com tons mais claros e as paredes em tons fortes e mais escuros. Isso fará com que as linhas horizontais do espaço sejam elevadas e um efeito de alongamento seja conferido ao espaço.

Para deixá-lo mais curto

Para deixar o ambiente mais curto basta pintar uma única parede do espaço em uma cor escura, deixando as outras em tons claros. Desse modo, a sensação conferida é de que essa parede do ambiente está mais próxima que as demais.

Alargar o espaço

Para deixar o espaço mais largo, a ideia é semelhante ao processo de deixá-lo mais curto: pintar uma única parede do ambiente, no entanto, aqui a pintura se estende também para o teto, promovendo o efeito desejado.

Deixar o lugar mais estreito

Caso seu propósito seja o de deixar o lugar mais estreito, é necessário realizar a pintura de paredes opostas com tons fortes, enquanto o chão, o teto e a parede que divide as duas ficará com tons claros.

Para levantá-lo

Para levantar o ambiente, é necessário pintar todas as paredes em tons fortes, enquanto o teto e o piso ficarão com tons mais claros, promovendo uma sensação de que estão mais distantes entre si.

Deixá-lo mais rebaixado

Por fim, se você quer deixar o ambiente com um aspecto mais baixo, especialmente em ambientes com pé direito duplo, basta pintar apenas o teto em uma cor forte, enquanto as paredes e o piso ficam com um tom mais claro.

Leia também: Confira o passo a passo para remover a tinta da parede!

Quais tipos de tinta para parede existem?

Como introduzimos acima, existem diversos tipos de tinta recomendados a cada ambiente em específico. Entenda melhor sobre eles e suas propriedades abaixo:

Tinta látex ou PVA

As tintas látex ou PVA são as mais comuns entre grande parte dos ambientes por conferir um acabamento fosco que auxilia a disfarçar as possíveis imperfeições da parede, dentre suas principais características, podemos citar a rapidez na secagem, a facilidade de aplicação e a ausência de cheiro forte no espaço.

Tinta inodora

A tinta inodora é ideal para pessoas que possuem sensibilidade ao cheiro de tinta, uma vez que todo o cheiro de tinta é removido do ambiente em impressionantes 3 horas após o período de aplicação.

Tinta acrílica

Por ser uma tinta solúvel em água, a tinta acrílica é uma ótima opção para uso na maioria das pinturas de parede. Dentre suas qualidade, podemos mencionar a secagem rápida, cobertura forte que ajuda a disfarçar imperfeições na parede, a impermeabilidade, a facilidade na limpeza e ainda a resistência ao mofo.

Tinta super lavável

A tinta super lavável conta com a vantagem de poder usar um pano úmido para a limpeza de manchas e sujeiras que se impregnam na parede com o passar do tempo. Como qualidades dessa tinta, podemos citar a resistência às manchas, cheiro reduzido, facilidade na aplicação e a ação de repelir os líquidos.

Tinta esmalte

Ideal para ser aplicada em forros e outras superfícies de madeira, a tinta esmalte é especial por promover uma camada extra de proteção à superfície aplicada, fazendo dela mais resistente.

Tinta epóxi

A tinta epóxi fornece acabamentos foscos e brilhantes ao ambiente, a depender de sua escolha. Além disso, ela é diluída em solventes e agrega, durabilidade e ótima resistência à umidade, ideal para banheiros, lavanderia e cozinha.

Tinta óleo

Também com acabamentos foscos e brilhantes, a tinta óleo pode ser usada em madeiras e ferros, contando com qualidades como durabilidade e impermeabilidade.

Tinta cal

Surgida de um processo artesanal, em que é preciso acrescentar fixador e pigmento, a tinta cal é a opção mais adequada para aplicação em paredes porosas. Após aplicada, ela confere um estilo rústico e envelhecido ao espaço, além de ser sustentável e econômica.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre as cores de tinta para parede, junto a como escolhê-las. A propósito, que tal aproveitar sua leitura para conferir também nosso post com dicas de como preparar a parede para receber a pintura e deixar a sua pronta para ser colorida

Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos em nossos próximos posts aqui no blog da Dutra Máquinas. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.