São Paulo
April 26, 2024
Saiba Como Pintar Grades de Ferro Gastando Pouco, Confira!
Decoração

Saiba Como Pintar Grades de Ferro Gastando Pouco, Confira!

ago 8, 2013

Percebeu que o portão de ferro de sua casa já não é tão charmoso e elegante como antes? Talvez o tempo tenha dado um jeito na pintura e agora seja a hora de fazer uma renovação na pintura.

Nós preparamos para você um post falando melhor sobre como pintar portão de ferro em um passo a passo simples e prático. Continue a leitura para mais detalhes!

1. Prepare os materiais e o ambiente

Antes de você começar a pintar o seu portão de ferro, é importante contar com os materiais certos, como:

  • Tinta esmalte;
  • Lixa n. 80;
  • Rolos ou pulverizador;
  • Pincéis;

    Detalhe de mão de pessoa utilizando luva e segurando pincel pintando madeira em amarelo
    Pincel para pintura
  • Jornais;
  • Fita crepe;
  • Papel pardo;
  • Pano úmido.

Depois de separar os materiais para a pintura, é hora de preparar o seu ambiente.

Antes de começar a pintar o seu portão, garanta que o ambiente está bem ventilado e iluminado. Você pode usar o papel pardo e a fita crepe para proteger alguns pontos da casa, como as janelas e a porta. E lembre-se de deixar o seu carro bem afastado e longe do portão.

Além da proteção do ambiente, é importante garantir EPI’s (Equipamento de Segurança Individual) para a pintura, como luvas, óculos de proteção e sapatos bem fechados.

Esses são alguns dos materiais necessários para pintar portão de ferro e deixá-lo em ótimas condições de pintura. Agora vamos preparar o portão.

2. Ajeite a superfície que será pintada

Primeiro, é ideal que o seu portão esteja limpo e livre de qualquer poeira para a pintura. Você pode fazer a limpeza do portão de ferro com um pano úmido ou então com a própria água de uma mangueira de jardim.

Caso o seu portão esteja enferrujado, é necessário fazer o lixamento da superfície com uma lixa grossa, como a n. 80, que é muito utilizada para tirar grandes partes de ferrugem.

Se essa é a sua primeira vez usando uma folha de lixa, não deixe de acessar o nosso post falando de algumas dicas sobre folhas de lixa e como usá-las!

3. Faça a diluição da tinta

Com tudo pronto, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta. Para um portão de ferro, é importante usar uma tinta base antes de colocar realmente a pintura final, como uma tinta acrílica.

4. Comece a pintura pelas partes menores

Com um pincel ou um rolo pequeno, comece a pintar o portão pelas partes menores e as mais difíceis, como os cantos externos e internos. Essa é uma das melhores formas de começar a saber como pintar portão de ferro, pois é mais fácil com áreas maiores.

A pintura pode ser feita tanto com um rolo quanto com um pulverizador largo. Caso você esteja usando um pulverizador, pratique um pouco em um pedaço de papelão ou qualquer tipo de papel. Assim que estiver confiante, comece.

Detalhe de mão com luva usando pincel para pintar portão no tom marrom
Pintura de portão com pincel

5. Finalize o trabalho com um rolo

O rolo de espuma é perfeito para dar um acabamento mais uniforme na superfície do portão. Você pode dar de duas a três demãos, dando um intervalo de até duas horas entre cada aplicação.

Depois de finalizada a pintura, aguarde até cinco horas para secar completamente. Com o tempo, o seu portão começará a receber mais cor e proteção.

E para você que gosta de fazer pinturas e trabalhos manuais, confira o nosso post sobre decoração DIY e como fazer!

Preciso passar algo no portão antes de pintá-lo?

Antes de pintar o seu portão de ferro, é preciso que você prepare a base adequadamente, o que garante mais aderência para a tinta, e também mais durabilidade.

Por isso, produtos como primer são excelentes para a preparação da superfície que irá receber a pintura final. A etapa do primer também pode ser chamada de pintura de fundo.

Para você que busca saber mais sobre como pintar portão de ferro, saiba que é necessário preparar uma base para a pintura do seu portão.

E já que você está renovando o seu lar, não deixe de ler também o nosso post sobre como tirar tinta de parede e deixar o seu ambiente ainda mais novo.

Pode pintar o portão sem lixar?

Não é muito recomendado você pintar o seu portão sem antes fazer o lixamento, pois isso pode prejudicar a aderência da tinta. Além disso, lixar o portão de ferro enferrujado ajuda a evitar que a ferrugem se desenvolva mesmo sob a tinta.

Então, para você que está pensando em como pintar o portão de ferro já enferrujado, saiba que fazer o lixamento é uma etapa importante e que não pode ser pulada de jeito nenhum.

E já que estamos falando sobre pintar portão enferrujado, confira abaixo o nosso passo a passo de como pintar portão enferrujado.

Como pintar portão enferrujado? Saiba em 4 passos simples!

O seu portão está todo enferrujado e não sabe por onde começar? Primeiro, é importante que você:

  1. Retire toda a ferrugem: como explicamos anteriormente, a ferrugem pode prejudicar todo o seu trabalho e evitar a aderência da tinta nova;
  2. Limpe a superfície do portão: depois de lixar o portão e tirar todo o excesso de ferrugem da superfície, use um pano seco ou até mesmo um aspirador para remover todo o pó gerado pelo lixamento;
  3. Aplique a tinta de fundo: essa tinta deve ser aplicada no mesmo dia do lixamento em que você retirou toda a ferrugem;
  4. Use a tinta de acabamento: depois de secar por algumas horas, use uma tinta de acabamento. O ideal é aplicar, pelo menos, duas demãos.

Leia também: Tipos de lixa – Especificidades e características!

Gostou do nosso passo a passo? Para conseguir uma boa pintura no seu portão de ferro, comece sempre pelo lixamento para garantir que o seu portão receba a tinta com o máximo de aderência possível. Essas foram algumas dicas de como pintar portão de ferro. Deixe nos comentários a sua experiência com a pintura.

Aproveite a visita em nosso blog e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.