São Paulo
April 28, 2024
Decoração DIY ou faça você mesmo: aprenda como fazer!
Construção e reforma

Decoração DIY ou faça você mesmo: aprenda como fazer!

mar 2, 2024

Se está em busca de um estilo de decoração que seja bonito, moderno e econômico, a decoração DIY será uma das melhores opções. No conteúdo de hoje, explicamos tudo sobre o assunto, além de trazermos várias ideias para servir como inspiração.

Continue a leitura e confira o que é a decoração DIY e como aplicá-la no seu quarto, sala, cozinha, banheiro e área de lazer!

O que é decoração DIY?

A palavra DIY é a abreviação da frase “Do It Yourself“, que, em português, significa “faça você mesmo”. Esse tipo de decoração faz parte de um movimento que incentiva o trabalho artesanal e o reaproveitamento dos mais variados itens.

Por exemplo, na decoração DIY, uma mesa de madeira lascada será restaurada e não substituída. Inclusive, já explicamos no blog como restaurar mesa de madeira lascada, confira!

Como consequência, a decoração DIY permite reformar ou decorar do zero todos os ambientes gastando pouco, além da possibilidade de ter espaços criativos e personalizados.

Como montar uma decoração simples e bonita?

Mas como é possível colocar em prática a decoração DIY de forma simples e bonita? Vamos te ensinar! Separamos ideias para você botar a mão na massa em todos os cômodos da sua casa (cozinha, sala, quarto, banheiro e área de lazer). Aproveite:

Homem segurando uma chave philips e montando um banco de madeira dentro de sala de TV

DIY decoração quarto

Para DIY decoração quarto, que tal criar um mural de fotos? Separe fotografias com pessoas importantes, melhores viagens e outros momentos especiais. Depois, coloque-as na parede da maneira que desejar — pode ser como um coração, uma forma assimétrica, quadrado e mais.

Se você ama viajar e deseja conhecer o mundo, uma ótima forma de elaborar você mesmo a sua decoração é colando um mapa na sua parede e pintando os locais que já visitou. Use ainda flores e plantas à vontade, elas levarão mais vida ao ambiente!

As paredes também podem ser pintadas por você, listamos aqui os materiais que precisa para pintar. Quando finalizar, a parede pode ser decorada com bolinhas coloridas, papel de parede e outras possibilidades.

A cabeceira da DIY decoração quarto pode ser feita com tinta, adesivos e até mesmo madeira. No Pinterest, existem várias opções legais para ter como inspiração.

DIY decoração sala

Na DIY decoração sala, nossa primeira ideia é criar molduras vazadas com pequenas madeiras. Quando estiverem prontas, as prenda na parede e depois inclua outra madeira dentro. Ela servirá como suporte para vasos de plantas e retratos.

Mulher lixando uma cadeira de madeira em ambiente interno, com vasos de planta ao redor

O mural da sua TV pode ser feito usando duas madeiras ou então ferros. Eles devem ser colocados de forma simétrica na parte superior e inferior da televisão. O resultado fica lindo e você poderá usar as plataformas para colocar controles e outros itens de decoração.

Sabe aquele banquinho que você quase não usa? Na nossa DIY, decoração sala ele pode virar um suporte para abajur e vasos. Para a mesa de centro, use ferro para criar a base e madeiras para a tampa.

Os espelhos estão super liberados e você pode incrementá-los com papéis adesivos nas laterais. Ainda, é possível pintar as bordas da sua cor preferida.

Decoração DIY cozinha

Por aqui, consideramos os utensílios à mostra uma tendência que vale a pena investir. Por isso, a nossa primeira ideia para decoração DIY cozinha tem a proposta de distribuir prateleiras em madeira ou ferro pela parede.

Em cima das bases, é possível colocar pratos, liquidificador, temperos e outros itens. Se também deseja uma bancada ou ilha, existe a possibilidade de criar uma com madeira. Como assento, use aqueles banquinhos que, geralmente, são utilizados apenas quando chegam visitas em casa.

Os azulejos que costumam estar em uma das paredes da cozinha podem ser feitos com papel de parede. Eles são super fáceis de limpar e você mesmo poderá colocar.

Caso tenha escolhido ferro para criar os itens da decoração DIY cozinha, não deixe de ler o conteúdo “Como tirar ferrugem: 4 dicas práticas“.

Faça você mesmo decoração no banheiro

A decoração DIY no banheiro pode ser feita em todos os detalhes. Sabe o cesto de roupa suja? Você pode criar um super divertido com fio de malha. Se você não sabe costurar, está tudo bem, ok? Existem vídeos tutoriais que mostram o passo a passo de como fazer.

Com esse mesmo fio de malha, você também pode confeccionar recipientes para guardar cosméticos, toalhas e papéis higiênicos. Assim como nos outros cômodos, ainda é possível adesivar o armário embaixo da pia.

Para quem prefere decorações rústicas, recomendamos os organizadores em madeira. Práticos e versáteis, eles são feitos com poucos materiais.

Completando as ideias desse cômodo, você pode pegar potes que não usa mais para colocar as escovas e pasta de dente. Para decorá-los, use tinta, pérolas adesivas e o que mais achar bonito.

Reforma de banheiro: o que trocar? Como fazer?

Decoração DIY em área de lazer

Na área de lazer, a ideia é criar uma decoração DIY com várias plantas. Se tiver uma cabeceira de cama que não usa mais, inclua uma prateleira de madeira nela e coloque vasos em cima. Depois, basta prender em uma das paredes.

Um simples tronco de árvore pode virar uma linda mesa de centro. Ainda é possível criar um banco com tijolos e uma superfície estofada. Para garantir um clima ainda mais aconchegante, distribuía luzes quentes por todo espaço.

Mulher sorrindo segurando em uma das mãos um manual de instruções e na outra uma peça

O toque final pode ser dado com uma rede no jardim. Completando as ideias, preparamos um conteúdo para te ensinar a construir uma área de lazer gastando pouco. Aproveite!

Quais são as vantagens da decoração faça você mesmo?

Dentre as várias vantagens da decoração DIY, podemos citar:

  • Reaproveitamento de itens;
  • Economia;
  • Decoração personalizada com o seu estilo;
  • Exercício de criatividade;
  • Diminuição do estresse durante o processo de criação.

Como aplicar DIY na marcenaria?

Na marcenaria, é possível aplicar a decoração DIY ou faça você mesmo aproveitando todas as sobras de materiais usados durante os trabalhos.

Por exemplo, você pode criar vasos com a madeira que restou de uma demanda. Além da possibilidade da confecção de banquetas, gavetas e muito mais.

Caso seja marceneiro, a Dutra Máquinas conta com os melhores materiais. Temos furadeira, parafusadeira, lixas, serras e outros itens. Faça uma visita ao site e confira!

O que achou da decoração DIY? São tantos benefícios e ideias legais que fica difícil não investir nessa tendência. Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis e servido como inspiração.

Em breve, voltaremos com outros conteúdos de tipos de decoração e tudo sobre construção. Até lá!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.