São Paulo
March 28, 2024
Pintura de parede: 7 materiais indispensáveis para ter!
Decoração

Pintura de parede: 7 materiais indispensáveis para ter!

fev 9, 2023

A pintura é uma arte e um trabalho, pode ser feita tanto de maneira amadora, por hobbie, ou profissionalmente. Dentro dela, existem as pinturas em telas, em murais, em tecidos e de parede. A pintura de parede também tem seus segredos e técnicas que somente aqueles nessa área de trabalho conhecem e têm prática.

Esse trabalho permite que ambientes externos e internos sejam embelezados, é um dos passos de acabamento de uma construção e de reforma. E para ser feita precisa de alguns materiais essenciais. Hoje, a Dutra Máquinas está aqui para falar sobre esses instrumentos. Se você está entrando nesse ramo profissional ou precisa aprender o básico para fazer alguns retoques em sua casa, continue a leitura!

7 materiais para a pintura de parede sair perfeita!

Para construir uma casa, materiais de construção são necessários, e para dar o seu acabamento também, principalmente quando falamos de pintura. Esses itens permitem que o trabalho seja realizado com maior facilidade e otimização de tempo, além de dar liberdade para que o pintor faça suas criações da melhor maneira possível. Esses materiais são:

1. Tinta

A mais importante e mais óbvia: a tinta. Sem ela, você não realiza nenhuma pintura. Há opções de 18 litros, 4 ou menos para que você escolha aquela que melhor servirá para sua demanda. Nem precisamos dizer que a tinta precisa ser da cor que você quer que o ambiente tenha, certo? Para espaços internos, opções mais claras são as favoritas e as paredes externas são conforme necessidade e gostos.

2. Rolos de pintura de tipos diversos

Os rolos de pintura possuem tamanhos e formatos diferentes para permitir que o pintor faça variadas criações. Ainda, eles possibilitam que alturas sejam alcançadas sem a necessidade de usar escada, isso se for uma residência de altura padrão. Entre as opções, estão:

Rolo de lã natural

O rolo de lã natural tem a capacidade de reter mais tinta se tiver uma grande altura. Quanto mais alta é a lã usada no rolo, mais ela pode absorver a tinta e ser maleável.

Rolo de lã sintética

Os rolos que possuem lã sintética não são tão versáteis, mas mais específicos. Por exemplo, para fazer determinado tipo de pintura, você precisa comprar um rolo de lã sintética que tenha largura, altura das fibras, densidade e outras aplicabilidades específicas para aquilo que você quer fazer. Ela é mais usada com tintas que possuem solvente em sua base, geralmente em pinturas industriais.

Rolo anti-respingo

O rolo anti-respingo é um modelo mais indicado para acabamento, impedindo que ocorra gotejamento ou respingos de tinta. Ele é muito utilizado na hora de fazer um acabamento fino e de qualidade em superfícies lisas.

3. Pincel

Os pincéis são essenciais para realizar diferentes tipos de acabamentos na pintura. Eles são menores, podem possuir cerdas naturais ou sintéticas e ter tamanhos diversos. Um exemplo de uso é quando é necessário fazer recortes delicados na pintura, uma opção pequena e com cerdas mais macias é essencial para evitar marcações.

4. Trincha

A trincha é parecida com o pincel, mas mais larga e grande. Ela também é escolhida conforme necessidade que o projeto apresenta. Ela é muito utilizada para fazer finalizações em pinturas. Os modelos de cerdas pretas são ótimos para acabamentos em esmaltes, os modelos brancos são essenciais para aplicar verniz ou resina e assim por diante.

5. Bandeja para diluição

A bandeja é muito usada quando, na pintura, o pintor está usando o rolo. A tinta é despejada lá e ele pode manusear o rolo, tirar o excesso e aplicar uniformemente na parede, sem arriscar respingar na parede e até mesmo no chão.

6. Diluente para tinta

Esse produto é indicado para fazer diluição e também limpar os pincéis, rolos e bandejas utilizadas no serviço após a sua finalização. Assim como existem diversas necessidades de pintura, com o diluente não é diferente. Existem opções para os diferentes tipos de tintas usados na pintura.

7. Material protetor

O material protetor é diverso tanto para proteger o chão quanto móveis e outros objetos, como a lona. Além disso, fitas e panos usados na limpeza também são bem úteis. As fitas adesivas podem, por exemplo, proteger o rodapé e partes da janela na hora da pintura, fazendo recortes, depois é só remover quando tudo estiver seco.

E é válido citar que, antes da pintura, a parede deve estar bem lixada para que a tinta se fixe bem na superfície. Então, se a parede ainda não tiver sido lixada, a lixa é um dos materiais. Se você tiver alergia a algum ingrediente da composição da tinta também, pode investir em luvas e trabalhar com boné, calça e blusa de manga comprida.

Como foi dito no início, trabalhar com pintura de parede também é uma arte e é preciso ter técnica e experiência para que tudo saia perfeitamente da forma que você imaginou. Sempre preze por materiais de qualidade para que o resultado seja satisfatório e atenda suas expectativas.

Então, você conhecia todos esses materiais? Sabia de todas as suas funcionalidades para a pintura de parede? Conte para nós! E para outras dicas de materiais de construção e acabamento, continue acompanhando nosso blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.