São Paulo
April 24, 2024
8 tipos de brocas e suas características: conheça seus usos
Máquinas e Ferramentas

8 tipos de brocas e suas características: conheça seus usos

fev 9, 2023

A furadeira é uma ferramenta fundamental para se ter em casa, afinal, ela realiza o trabalho que nenhuma outra ferramenta consegue executar, que é perfurar superfícies super resistentes realizando um furo com o tamanho específico que o usuário necessita para cumprir o objetivo final que ele deseja com aquele furo.

No uso doméstico, é uma ferramenta muito utilizada na montagem de móveis, na instalação de prateleiras, varão para cortinas, entre outras tarefas similares. Já no uso profissional, as furadeiras são amplamente usadas na fabricação de diferentes produtos, contudo, independentemente do uso, para usar a furadeira corretamente, é necessário conhecer os tipos de brocas existentes, afinal, cada um deles tem uma função específica. Vamos conhecer cada uma delas?

Afinal, quais os tipos de brocas para furadeira?

A furadeira é a ferramenta que oferece uma rotação de alta intensidade para perfurar metais, concreto e outros revestimentos altamente resistentes, contudo, é a broca que realizará o furo, por isso, existem diferentes brocas para diferentes tipos de superfícies e, quando não usamos os modelos corretos, corremos o risco de danificar a ferramenta ou, no mínimo, a broca usada indevidamente.

Por isso, se você ainda não tem uma experiência ampla com a furadeira, é importante conhecer as brocas disponíveis no mercado:

1. Broca de três pontas

A broca de três pontas é uma das mais comuns do mercado e é o tipo indicado para realizar furos em madeira. Elas são fabricadas em aço carbono justamente para oferecer maior resistência ao calor gerado pelo atrito com a madeira.

Além disso, ela possui uma ponta central que servirá de guia para o furo, não deixando que você perca o ponto inicial durante a perfuração, enquanto as outras duas pontas executam a perfuração. Esse modelo pode ser usado em diversos tipos de madeira: maciças, maleáveis, fórmicas, compensados, contraplacados, aglomerados e outros.

2. Broca para Concreto (Vídea)

Essa é uma broca super resistente indicada para perfurar alvenaria, concreto, mármore e superfícies similares. Também existem subtipos dessa broca, que oferecem diferentes afiações e resistências para perfurar superfícies com diferentes tipos características.

É importante entender que esse tipo de broca não deve ser usado para furar metais ou madeira, já que não tem essa indicação e danificará a peça que estiver sendo perfurada.

A ponta dessa broca é similar à de uma flecha, ou seja, ela é um pouco mais larga que o corpo da broca. Esse formato é ideal porque evita que o pó gerado pela perfuração do concreto ou alvenaria, por exemplo, trave a broca no furo, ou seja, toda a sujeira é jogada para fora.

3. Broca de aço rápido

As brocas de aço rápido, como o próprio nome sugere, são muito eficientes para perfuração em diversos tipos de superfícies metálicas, sendo bastante indicadas para uso doméstico, para realização de manutenções e instalações. Contudo, também podem ser úteis em ambientes profissionais.

O formato dessas brocas é helicoidal com haste cilíndrica e corte à direita ou à esquerda. Dependendo do metal a ser perfurado, essa broca pode ter revestimento de titânio para proporcionar ainda mais resistência.

4. Brocas para concreto SDS-Plus e SDS-Max

Essas são brocas indicadas para uso profissional, sendo um modelo amplamente utilizado na construção civil, já que são capazes de perfurar tijolos, concreto, mármore, granito, basalto e materiais de alvenaria em geral.

Com o formato semelhante às brocas para concreto simples (Vídea), esses modelos possuem um sistema de encaixe especial que previne eventuais acidentes durante a perfuração, similar ao funcionamento das brocas fixadas por meio de mandril.

As furadeiras compatíveis com as brocas SDS-Plus e SDS-Max são muito mais potentes que as furadeiras domésticas, por isso necessitam dessas brocas ultra resistentes que suportam a força que geram.

5. Broca serpentina

As brocas serpentinas possuem formato especial e são recomendadas para todos os tipos de madeira. Elas possuem uma ponta em forma de rosca que é auto perfurante e oferece ótima funcionalidade com pouco esforço.

 Além disso, elas conseguem realizar perfurações de acabamento superior e ótimo escoamento de cavacos. Devido a uma geometria espiral, essas brocas são capazes de realizar perfurações rapidamente em madeira dura, madeira maciça, madeira macia, entre outros.

6. Broca chata

Esta broca é amplamente usada para fazer furos com diâmetros maiores em superfícies de madeira, aglomerados ou superfícies de fibras.

O formato da ponta piloto evita deslizamentos e proporciona uma tração superior para uma perfuração mais ágil. São escolhidas para objetivos que não exigem um acabamento perfeito ou em perfurações onde o material é mais grosseiro, visto que essa é a única broca com capacidade realizar furos de até 20 cm.

7. Serra copo

Só de olhar, você consegue perceber que essa broca não é igual às anteriores, isso porque a serra copo foi desenvolvida para a execução de cortes precisos com diâmetros maiores. É uma ferramenta muito útil na instalação de eletrodutos e conduítes na construção civil.

Além disso, também existem diferentes tipos de serras copo, indicadas para superfícies distintas: metal, alumínio, plástico, madeira, cerâmicas, porcelanatos e alvenaria.

Essas brocas possuem formato de uma coroa, podendo ser dentadas ou diamantadas, e possuem uma broca no meio para dar início ao furo que será realizado.

8. Broca Forstner

A Broca Forstner executa uma função semelhante ao da broca chata, muito usada para realizar furos ou rebaixos com diâmetros maiores. É muito útil na instalação de dobradiças de caneco, que compõem a maioria dos armários do mercado.

Além disso, ela apresenta grande precisão em suas 2 lâminas (uma face cortante periférica e uma ponta de centrar), fundamentais para a execução de cortes sem lascar materiais como madeiras duras e macias, revestidas e folheadas.

Na dúvida, tenha um kit de brocas para furadeira!

A melhor opção para quem não quer ser pego desprevenido ao operar a furadeira é ter um kit completo de brocas. Assim, você sempre terá a broca certa para o tipo de serviço que deseja executar.

Atente-se ao kit de brocas que for adquirir, garantindo que existam tamanhos diferentes no conjunto para você ter um equipamento capaz de realizar furos de diferentes tamanhos.

E aí, já se sente um especialista em tipos de broca para furadeiras? Se esse é um assunto que te interessa, leia muito mais conteúdos sobre ferramentas aqui no blog da Dutra Máquinas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.