São Paulo
April 25, 2024
Estilete Saiba Qual a Sua Finalidade e Forma Correta de Utilizar
Máquinas e Ferramentas

Estilete Saiba Qual a Sua Finalidade e Forma Correta de Utilizar

out 29, 2012

Multifuncional, o estilete está na lista de ferramentas básicas para ter em casa. Dono de uma lâmina altamente cortante, o equipamento pode ser usado para cortar plásticos, papelões, madeiras, couros e outros materiais.

Dentre as opções, estão modelos com lâminas retráteis, finas, grossas e com outros aspectos. Além das versões de lâminas, existem diferentes tipos de estilete. Para que você conheça os detalhes do produto, os modelos existentes e outras características da ferramenta, continue a leitura.

Qual é a função de um estilete?

O estilete tem o objetivo de realizar cortes precisos em diferentes superfícies e materiais. Por ter uma lâmina pontiaguda e uma base cortável, ele permite que fissuras sejam feitas em todos os tipos de trabalho, não importa o quão minucioso ele seja.

Em razão disso, o produto costuma ser usado em artesanatos, cortes de couros e outras atividades que demandam total precisão. O resultado são riscos limpos e livres de retalhos.

Detalhe de mãos com luvas utilizando um estilete

Quais são os principais tipos de estilete?

Existem diferentes tipos de estiletes no mercado. Na lista das alternativas disponíveis, as mais procuradas são:

Tradicional

A versão comum é a mais conhecida, já que pode ser usada para realizar funções simples do dia a dia, como afiar a ponta de um lápis ou cortar um papel, por exemplo. O equipamento possui baixo custo, é o mais fácil de usar e, geralmente, possui base plástica ou metálica.

Em relação à lâmina, ela costuma ser retrátil, e a estrutura pode possuir uma trava de segurança para que o equipamento não abra sozinho. O design é simples e ergonômico.

Precisão

O estilete de precisão é ideal para cortar superfícies de difícil acesso ou que demandam maior atenção, como esculturas e maquetes. Ele possui base reta em metal que, inclusive, assemelha-se muito com um bisturi. A ponta é afiadíssima.

Por falar em exatidão, que tal saber o que são trenas a laser e os detalhes da ferramenta? Esse produto é ideal para profissionais da construção.

Trapezoidal

A opção trapezoidal é indicada para o corte de produtos resistentes, como tecidos, materiais sintéticos e papelões. Isso é possível graças à lâmina rígida e à estrutura robusta. O maior ponto positivo do produto é a possibilidade de trocar as lâminas sempre que necessário, tudo de forma rápida e prática.

Circular

Para completar os principais tipos de estilete, temos o modelo circular, uma alternativa com lâmina rotativa. O estilete circular é usado principalmente em tecidos ou outros materiais que podem deslizar facilmente. Isso ocorre porque a lâmina rotativa permite que os cortes sejam feitos de forma contínua e sem picotar.

Onde usar estilete?

Considerados equipamentos versáteis, os estiletes podem ser usados em inúmeras aplicações, como:

Detalhe de estilete na cor vermelho cortando papel branco

  • Papéis;
  • Bricolagem;
  • Espumas;
  • Papelões;
  • Madeiras;
  • Tecidos no geral;
  • Plásticos;
  • Borrachas;
  • Couros;
  • Cartolinas e outros materiais de artesanato;
  • Feltros;
  • Materiais de construção;
  • Materiais de escritório;
  • Fios.

Quais são os cuidados necessários?

Para manter a segurança do usuário, todos os modelos de estilete devem ser manuseados com cuidado. Além disso, ao usá-lo corretamente, é possível aumentar a vida útil do produto. Dentre as recomendações, estão:

  • Nunca use estilete com a lâmina apontada em sua direção. Dessa forma, é possível reduzir possíveis acidentes;
  • No caso das lâminas retráteis, sempre guarde-as fechadas;
  • Não deixe que crianças utilizem o equipamento;
  • Quando for guardar a ferramenta, coloque-a em locais de difícil acesso;
  • Se a lâmina perder a capacidade de corte, quebre-a na marca presente no próprio estilete. Para realizar o procedimento corretamente, use cortadores feitos especialmente para o serviço.

Por que investir em um estilete?

Multifuncional, o estilete pode ser usado em diferentes atividades, assim como falamos durante o conteúdo. Ao investir em um modelo de qualidade, você pode usá-lo para afiar lápis de escrever ou colorir, cortar papéis e até mesmo realizar tarefas de jardinagem.

Inclusive, por falar em jardinagem, preparamos um post completo com dicas de jardim para cuidar da terra e plantas. Acesse e aproveite!

Onde comprar estilete?

A melhor loja online para comprar a ferramenta manual é a Dutra Máquinas. Em nosso catálogo, você encontra estiletes resistentes e duráveis em diferentes tamanhos. Trata-se de versões seguras e confortáveis com estrutura de metal, base plástica, lâmina retrátil, trava de segurança e outros detalhes.

Quanto custa um estilete?

O preço do produto pode variar, já que depende do tipo, tamanho e material usado na confecção da peça. Por exemplo, na Dutra Máquinas, temos opções com valores entre R$ 3,00 e R$ 150,00. Escolha a versão que melhor se encaixa nas suas atuais necessidades.

Agora que sabe o que é um estilete, quais modelos existem, onde usar o equipamento e outras informações sobre o item, temos certeza que fará um investimento assertivo. Caso precise de ajuda ou tenha mais dúvidas, basta compartilhar nos comentários que vamos respondê-las.

Enquanto nossos novos posts sobre ferramentas, maquinários e outros assuntos relacionados a construções e reformas não ficam prontos, que tal conhecer os tipos de ventiladores e como escolher o modelo perfeito? Compartilhamos tudo sobre os tipos existentes.

Boa leitura e até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.