São Paulo
April 27, 2024
10 dicas de jardim: cuide da terra e de suas plantas!
Jardinagem

10 dicas de jardim: cuide da terra e de suas plantas!

ago 10, 2023

Muitas pessoas desejam ter um jardim bonito, florido e saudável, mas não sabem exatamente como cuidar corretamente do mesmo. Por isso, hoje, nós vamos falar sobre os cuidados que devemos ter para manter um jardim bem cuidado, com 10 dicas indispensáveis para manter seu jardim sempre bem limpo, organizado e produtivo. Acompanhe a leitura para descobrir!

Confira 10 dicas de como cuidar de jardim!

Um jardim bonito embeleza a casa, além de trazer bem-estar por quem passa por ele, deixando a sensação de “tudo certo em seu devido lugar”. Para que as plantas cresçam fortes e saudáveis, alguns cuidados são necessários. Confira quais são eles:

Dica 1: verifique a saúde de suas plantas

Sempre inspecione completamente as plantas que compõem jardim para garantir que estejam livres de pragas ou podridão. Manter plantas infectadas ou doentes pode prejudicar todas as outras que ali estão!

Além de doenças de plantas, insetos destrutivos como pulgões, mosquitos e moscas brancas devem ser eliminados usando os pesticidas apropriados ou outros métodos eficazes de extermínio.

Dica 2: regue corretamente seu jardim

O excesso de água pode levar ao crescimento de fungos, manchas nas folhas e plantas insalubres. Apenas regue com a frequência necessária durante a estação de crescimento para suas espécies de plantas específicas e deixe o solo secar entre as regas para evitar uma quantidade excessiva no solo.

Pessoa Regando a sua plantação

O truque é manter seu jardim bem regado, mas não encharcado, além de evitar molhar a folhagem. Em vez disso, regue diretamente no solo. Isso é fácil de fazer ao regar à mão, mas se você quiser automatizar as coisas, opte por um sistema de irrigação por gotejamento ao invés de aspersores.

Também é válido pesquisar sobre suas plantas para ver qual é a quantidade correta de água para cada tipo, afinal, há espécies que necessitam de pouquíssima água, enquanto outras precisam de mais. O mesmo vale para o sol, ou seja, verifique quais necessitam de mais sombra para crescerem saudáveis.

Dica 3: trate seu solo

O solo se degrada ao longo do tempo e precisa de manutenção de vez em quando. Você pode comprar terra nova em um viveiro de plantas da sua cidade. Também verifique a qualidade do solo do seu jardim e acresça mais terra com adubo quando necessário.

Mulher com uma mão cheia de adubo para colocar na sua plantação

A adição de adubo é útil para reter a umidade e pode ser útil para manter as ervas daninhas afastadas, além de fornecer matéria orgânica ao solo quando ele começar a se degradar.

Fertilizar seu jardim é outro método para mantê-lo saudável. Dependendo do tipo de espécie de planta que você está cultivando, a quantidade certa de fertilizante pode fazer com que ela cresça muito bem!

Dica 4: limpe suas ferramentas de jardinagem

Tenha as ferramentas de jardim adequadas para a manutenção do seu jardim, como tesoura de poda, garfo, regador, luvas de jardinagem, rastelo e pá. Elas devem ser sempre limpas para controlar doenças e evitar a transferência de bactérias ou elementos perigosos para o jardim.

Imagens de ferramentas, como bota, luvas e equipamentos

Aliado à outros métodos de cuidados de jardinagem, ferramentas limpas podem ajudar a manter seu jardim saudável por mais tempo.

Dica 5: realize a poda das plantas corretamente

Sempre realize a poda das suas plantas e árvores conforme a necessidade. Remover flores antigas é ideal para incentivar o novo crescimento, afinal, esse é o intuito da poda: cortar os galhos para controlar o crescimento e abrir espaço para plantas e árvores crescerem mais.

Pessoa realizando a poda de algumas plantas

Ao podar as plantas, primeiro corte em ângulos retos e próximo de folhas novas ou brotos. Corte inicialmente os arbustos para não correr o risco de cortar o broto.

Limpar os pedaços insalubres das suas plantas também fornecerá mais espaço para o seu jardim florescer. Todos esses métodos de jardinagem podem promover o crescimento, eliminando possíveis pragas ocultas ou partes indesejáveis, aumentando o espaço para que sua flor ou horta floresça.

Dica 6: destrua as ervas daninhas

As ervas daninhas são verdadeiras inimigas do jardim. Eles podem sufocar as raízes de suas plantas saudáveis, abrigar pragas e se tornar um incômodo desagradável. Elas ocupam espaço e recursos que suas plantas poderiam estar usando, então, capinar seu jardim e manter esse tipo de erva inadequadas longe é o caminho certo para manter seu jardim saudável e em crescimento.

Dica 7: estaque suas plantas

Estacar envolve fixar pedaços de madeira no chão e amarrar os caules de flores ou outras culturas de jardim a eles com pano ou linha. Estacar algumas espécies de hortaliças – como pepino, pimenta e tomate – reforça os caules e evita que eles dobrem ou quebrem, mantendo-os na posição vertical.

Dica 8: cultive planta companheiras

O plantio de companheiras acontece quando você planta uma variedade de culturas diferentes juntas para aumentar a produtividade do crescimento, promover a ação dos polinizadores, afastar pragas e controlar o habitat de insetos benéficos, como as abelhas.

Essa é uma ótima maneira de manter seu jardim e canteiros prósperos, cercando-os com as plantas certas que permitirão seu crescimento bem-sucedido.

Dica 9: tente cultivar canteiros levantados

Adicionar canteiros elevados nos seus jardins pode aumentar significativamente a longevidade da sua planta. Canteiros elevados são ótimos se você quiser começar a plantar uma variedade de seções. Canteiros elevados fornecem uma excelente barreira, drenagem adequada e podem ajudar a manter seu canteiro seguro contra ervas daninhas e outras ameaças.

Dica 10: observe se o seu solo está adequado para o plantio

Para um plantio efetivo, o solo não pode estar nem muito úmido nem muito seco. Outra dica válida quando for plantar, é sempre cavar um buraco duas vezes maior que o tamanho da raiz.

Fique atento ao solo,pois caso o solo fique seco, as plantas não conseguem absorver os nutrientes necessários. Utilize o adubo antes e depois de plantar, assim, as plantas não sofreram de desidratação.

Dica extra: proteja suas plantas dos animais

Coloque uma barreira ao redor do canteiro, como uma cerca de arame, para evitar que seus animais destruam suas plantas. Muitos cachorros, coelhos e outros bichinhos adoram fazer uma farra no jardim, arrancando as plantas para se divertir ou para se alimentar.

A cerca de arame mantém seu jardim seguro, além de ser ideal para mantê-lo protegido da luz direta do sol (alguns modelos de cercas podem bloquear a luz solar direta), ajudando as espécies crescerem mais saudáveis.

E aí, o que achou das dicas da Dutra Máquinas para manter seu jardim mais florido e saudável? Agora, é criar uma rotina e dar a atenção necessária para suas plantas e hortaliças. Aproveite!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.