São Paulo
May 22, 2024
Decoração de jardim: 12 ideias para renovar o espaço
Jardinagem

Decoração de jardim: 12 ideias para renovar o espaço

jul 17, 2013

Seja para deixar o ambiente mais aconchegante ou autêntico, a decoração de jardim é sempre uma excelente alternativa. A partir dela, é possível criar um espaço personalizado com o seu estilo. Como em outras áreas, a ornamentação deve ser feita de forma harmônica e com os elementos certos.

Por isso, se está em busca de ideias para transformar o seu jardim, este conteúdo é perfeito. Nele, reunimos dicas atemporais para criar um lugar externo confortável e, ao mesmo tempo, original. Após conferir as sugestões, basta escolher as opções que se adequam às suas expectativas.

Confira:

1. Use apoios criativos

Sabe aquele banco que não é mais usado? Ele pode ser um lindo apoio para o seu jardim, pois o item entra em cena para criar diferentes alturas no ambiente e, consequentemente, garantir dinamicidade ao espaço. Na superfície, use vasos com plantas em diferentes tamanhos.

Canteiro com vasos de flores, rastelo e luvas de jardim
Canteiro com vasos de flores

Além do banco, está liberado transformar outros produtos, como armários, cômodas e cadeiras antigas. Nesse momento, é importante aproveitar a criatividade para dar novos significados aos objetos.

2. Concentre as plantas em apenas um lugar

Se gosta de decorações maximalistas, concentrar as plantas em uma área específica é o indicado. Para isso, basta instalar prateleiras suspensas ou usar um armário velho. O próximo passo é distribuir as espécies conforme as necessidades.

Área externa cercada com vária plantas, pedras e acessórios decorativos
Jardim decorado

Por exemplo, as opções que precisam de sol devem ficar na superfície destampada. As plantas que necessitam de mais água também devem ficar em cima para facilitar o processo de regagem. Para manter o espaço sempre com boa aparência, compartilhamos dicas para cuidar do jardim corretamente. Aproveite-as!

3. Faça um painel vivo

O barulho de água tem tudo a ver com a natureza. Portanto, criar uma fonte é uma das sugestões de como decorar o jardim. Dentre as possibilidades, você pode instalar na parede uma bica feita com cano PVC. Na mesma superfície, inclua plantas trepadeiras, como a hera japonesa.

Embaixo, faça uma estrutura de alvenaria para receber a água que cai. Para deixar o ambiente personalizado, inclua peixes pequenos no espaço.

4. Crie uma estrutura para colocar as ferramentas

A decoração DIY é sempre bem-vinda, principalmente quando o objetivo é economizar. Pensando nisso, que tal pendurar ganchos na parede para colocar as ferramentas usadas na área externa? A estrutura pode ser feita com ferro, madeira ou outro material disponível em sua casa.

Para não interferir na durabilidade dos itens, instale a solução em um ambiente coberto. Em relação à cor, pinte-a com um tom que combine com o seu estilo. Por exemplo, se deseja algo descontraído, prefira tonalidades vibrantes, como laranja, vermelho e rosa.

5. Adicione um pergolado com flores

Charmoso e delicado, o pergolado garante um efeito autêntico, além de aumentar o conforto nos momentos de descanso. Geralmente, ele é produzido em madeira. A cobertura pode ser feita com plantas ou telhas — você decide.

Embaixo, sinta-se à vontade para incluir bancos. Se o item for grande, ainda é possível adicionar uma mesa de centro, perfeita para receber amigos e familiares.

6. Inclua uma mesa com cadeiras no terreno

O objetivo é ter um ambiente aconchegante para reunir pessoas especiais? Então, incluir uma mesa e cadeiras é indispensável. Para quem deseja ter mais convidados, o modelo de oito lugares é perfeito. Se o intuito é algo intimista, as versões de quatro lugares são recomendadas.

Quando for escolher o material dos itens, lembre-se de considerar os dias de chuva. Ou seja, prefira mobílias que podem molhar.

7. Invista em luzes

Responsáveis por adicionar conforto, as luzes também são importantes para a decoração do jardim. Antes da escolha, leia sobre os tipos de iluminação para compreender qual alternativa combina com o espaço em questão. Por exemplo, se o desejo é ter uma área iluminada sem nenhum foco específico, a versão indireta é ideal. No que diz respeito à tonalidade, as lâmpadas quentes são as melhores, pois oferecem conforto.

Mesa com vasos de plantas e ao fundo jardim com iluminação decorativa
Jardim decorado com luzes

8. Aposte em itens de madeira

Seja para usar na mobília ou em detalhes, a madeira é sempre uma boa escolha. Na lista do que fazer com o material, você pode criar um caminho com o produto, fazer uma moldura 3D para receber pequenos vasos, produzir um banco e muito mais. No caso das madeiras antigas, preparamos um conteúdo sobre como lixar madeira. Acesse e aprenda com a Dutra Máquinas!

9. Coloque pedras no chão

Apesar da grama ser perfeita para compor o visual do jardim, investir em pedras também é uma excelente alternativa. Elas podem ser colocadas por toda a área ou em espaços específicos, como abaixo do pergolado. A vantagem do item é que ele evita lama e reduz a sujeira.

10. Transfira a horta para vasos

Se o seu jardim atual possui uma horta, você pode transferi-la para vasos na nova decoração. Use vasos de tamanhos diferentes, considerando as necessidades de cada hortaliça. Quando for distribuir, crie estruturas de alvenaria em diversas alturas.

Bota, chapéu, luvas, balde com flor, tesoura de poda
Acessórios para jardinagem

11. Crie canteiros de jardim com tijolos

Além das dicas de decoração, também reunimos ideias para canteiros de jardim com tijolos. Você pode escolher fazer algo clássico e construir uma muralha com o material. Para quem deseja inovar, colocar o produto no chão e criar formas é perfeito, como fazer pequenos círculos para receber mudas de hortaliças ou plantas.

Para os modelos maiores, fique à vontade para escolher finalizar ou não com cimento. Apesar de garantir resistência, o cimento dificulta a reutilização do objeto em futuras redecorações.

12. Finalize com uma rede para descanso

A última dica sobre como decorar o jardim inclui um produto relaxante: a rede. Disponível em diferentes materiais e tamanhos, ela pode ser encontrada em cores neutras, vibrantes e muito mais. Caso queira, ainda é possível confeccionar em casa com nylon ou outro tipo de tecido.

Vale ressaltar que as dicas que conferiu são para ajudar com ideias. Quando for colocá-las em prática, deixe o lado artístico fluir e personalize as sugestões compartilhadas. Para te ajudar no processo e a manter o ambiente, não esqueça de investir em equipamentos para jardim de qualidade, como os disponíveis em nosso catálogo.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Confiamos em seu bom gosto e temos certeza de que uma linda área externa será feita por aí. Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.