São Paulo
March 28, 2024
Barulho de aspirador de pó: como diminuir? Dicas Dutra!
Máquinas e Ferramentas

Barulho de aspirador de pó: como diminuir? Dicas Dutra!

ago 17, 2023

O aspirador de pó foi criado, justamente, para ser uma ferramenta que auxilia na limpeza e a torne mais prática, no entanto, o barulho pode incomodar tanto que algumas pessoas evitam utilizá-lo devido ao incômodo e, até mesmo, ser proibidos em alguns condomínios a partir de um horário determinado.

É preciso entender que quanto mais potente for, mais barulho fará, assim como qualquer outra máquina. Além disso, a sujeira impregnada nos filtros do aspirador também pode piorar o ruído, por isso a manutenção é essencial.

Barulho de aspirador de pó: 5 dicas para diminuir!

O barulho do aspirador de pó pode ultrapassar 85 decibéis, volume esse que, continuamente, pode causar um incômodo excessivo em qualquer pessoa que passe muito tempo ouvindo. O Inmetro aconselha e define como limite um ruído de até 80 decibéis, contudo, alguns ultrapassam largamente essa margem.

Aspirador e silêncio certamente não são sinônimos, mas existem maneiras de solucionar esse problema e diminuir a quantidade de barulho do aspirador de pó. Confira algumas dicas de como reduzir esse som:

1. Esvazie seu aspirador com frequência

Essas máquinas são feitas para fazer o serviço de limpeza pesada, tanto da parte interna quanto externa de um espaço. O sistema do aspirador de pó é simples, ele basicamente suga as impurezas para dentro, deixando-a armazenada em uma espécie de caixa extratora. Contudo, deixá-la cheia de sujeira o tempo todo vai, sem dúvida, diminuir a eficiência do aparelho.

Em razão disso, é fundamental esvaziar a coletora de resíduos do aspirador com certa regularidade, pelo menos uma vez a cada 20 dias no caso de ambientes maiores, com mais poeira e terra, e uma vez ao mês em caso de limpeza de espaços pequenos, como apartamentos, por exemplo.

2. Limpe os filtros depois de utilização intensa

Se você usa esse aparelho regularmente sem fazer a manutenção recomendada, provavelmente perceberá que o barulho aumenta ao longo do tempo. Isso pode ser causado por filtros sujos ou pelo entupimentos da mangueira ou do tubo de sucção.

Imagem de um filtro sendo limpo com muita poeira e sujeira

Os aspiradores têm dois filtros: um filtro estriado dentro do aparelho e também um filtro externo feito de papel. É ideal que eles sejam limpos com frequência para evitar o entupimento, que pode danificar o aparelho. A manutenção regular manterá seu aspirador de pó funcionando da melhor maneira possível. Para limpar o filtro, basta utilizar água e sabão.

3. Troque os filtros se eles estiverem danificados

É muito importante fazer a troca dos filtros para reduzir o barulho do aspirador de pó. É claro que quanto mais assídua for a limpeza realizada, mais tempo os filtros irão durar. Sendo assim, cuidar de seu aspirador de pó é também uma forma de economizar com a manutenção.

4. Enxágue a mangueira e os acessórios

Para manter o aspirador funcionando perfeitamente e para reduzir o nível do barulho, é imprescindível que as mangueiras e os acessórios sejam enxaguados após cada uso, apenas colocá-los sob água corrente pode ajudar.

Esse comportamento é um dos mais importantes para evitar que o barulho do aspirador de pó se intensifique e, além disso, é também uma maneira de armazenar o aparelho de forma segura, evitando que ácaros e poeiras se acumulem.

Leia também: como escolher o melhor aspirador de pó e adquira o produto correto para o seu dia a dia!

5. Tenha certeza de que a mangueira está conectada corretamente

É necessário verificar, em todas as vezes que for usar, se a mangueira está bem encaixada. Além de prejudicar a eficiência do aspirador, a mangueira mal conectada emitirá ainda mais ruídos. Exatamente o que você não quer para sua vida, não é mesmo?

Por isso, a qualquer sinal de erro, desligue o aparelho e reencaixe a mangueira no espaço destinado a ela. É muito importante estar sempre atento ao barulho que o aspirador de pó está emitindo, se, por algum motivo, ele mudar, é essencial identificar a causa.

Imagem de um aspirador amarelo com todas as mangueiras conectadas corretamente

Todas essas dicas são, na verdade, formas de evitar que o barulho do aspirador se intensifique. O ideal é que os 5 passos sejam realizados da forma correta para funcionar adequadamente. Somente assim o incômodo será menor!

Dica extra: verifique os decibéis antes de comprar seu aspirador

Essa dica não poderia faltar neste post! Se você está em busca de um novo aspirador de pó, procure por modelos que emitam menos ruídos. Essas informações devem vir detalhadas no selo do produto, é sempre interessante verificá-lo antes de realizar a compra.

Quanto menor o número de decibéis, menos barulhento será o aspirador de pó. Prestar atenção na potência sonora é um exercício importante para realizar compras com mais consciência!

Gostou das nossas dicas? Aproveite também para ver equipamentos de limpeza pelos melhores preços e facilitar a sua rotina de organização!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.