São Paulo
June 20, 2024
Tipos de capacete de segurança: saiba qual deve usar!
Proteção e segurança

Tipos de capacete de segurança: saiba qual deve usar!

ago 17, 2023

Os capacetes são equipamentos de proteção individual fundamentais para proteger o cabeça dos trabalhadores de impactos que podem ocorrer devido a acidentes na indústria e construção civil.

Contudo, esse não é um equipamento com apenas um modelo, existem diferentes tipos de capacete de segurança disponíveis no mercado com indicações diferentes. Por isso, é fundamental conhecer cada um deles para saber escolher adequadamente conforme cada atividade exercida. Então, para te ajudar nessa tarefa, decidimos trazer mais sobre esses equipamentos, acompanhe!

Conheça a classificação dos tipos de capacetes de segurança

Um EPI de qualidade sempre deve te oferecer conforto e funcionalidade, por isso, ao escolher o capacete de segurança correto é preciso saber o que esses equipamentos podem te oferecer, tipos de materiais, funcionalidades, dentre outros fatores importantes. Para que você possa entender mais sobre eles, confira os tipos e classes de cada um:

Tipos de capacetes

Os capacetes de proteção individual são classificados em 3 tipos, cada qual possui suas singularidades e são essenciais em determinadas situações. Conheça cada um deles:

Capacete Tipo I

Este é um tipo que possui uma aba que circunda totalmente o equipamento. Ele oferece maior área de proteção contra radiação solar e escorrimento de líquidos, impedindo que esses elementos atrapalhem a segurança e saúde do trabalhador.

Capacete amarelo do tipo 1

Capacete Tipo II

O tipo II é um modelo que possui somente uma aba frontal, como um boné. Esse tipo de aba é essencial para proporcionar maior proteção para o rosto e os olhos de raios solares, diferentes tipos de luzes e mais.

Capacete do tipo 2 na cor azul

Capacete Tipo III

Os capacetes do tipo III são aqueles que não possuem nenhum tipo de aba, popularmente conhecidos como capacetes de alpinista. Os modelos desse tipo são essenciais para locais apertados e serviços realizados em altura.

Homem utilizando um capacete do tipo 3. Este homem está amarrado em uma escada

Classe dos Capacetes

Hoje em dia, é possível encontrar duas classes de capacetes disponíveis no mercado de acordo com suas especificações:

Classe A

Os capacetes da classe A são os modelos que oferecem unicamente proteção contra impactos de queda de objetos e/ou colisões em alguma superfície sólida.

Classe B

Esses são os modelos que, além da proteção contra impactos e colisões, também oferecem isolamento elétrico contra tensões de até 30 KV.São indicados para trabalhadores que lidam com redes elétricas ou estão em áreas de riscos de contato com eletricidade.

Como é o sistema de proteção dos capacetes de segurança?

O sistema de proteção do capacete não é composto somente pelo casco de polietileno de alta densidade (PEAD), um plástico barato de alta resistência, mas também pela suspensão interna.

A suspensão do capacete é a parte que fica fixada na cabeça, geralmente, fabricada em material flexível para oferecer mais conforto para o usuário. Juntamente com a jugular, é composto um sistema que o fixa na cabeça do trabalhador adequadamente para protegê-lo durante todo o tempo dedicado no campo de trabalho.

Como é bem comum que os trabalhadores da construção civil executem suas funções em lugares altos, então, a fim de evitar que o o equipamento escape e caia da cabeça, é fundamental sempre lembrar de ajustar a jugular de acordo com o tamanho da cabeça do profissional. Além disso, o casco do capacete oferece grande resistência contra impactos.

Cor de capacete por função na construção civil

Na área da construção civil, os capacetes também são divididos por cores, a fim de identificar os trabalhadores de cada função dentro de uma obra. Essa regra se tornou universal. As cores são:

  • Capacetes brancos ou cinzas: destinados à engenheiros, estagiários, técnicos, mestres de obra e encarregados;
  • Capacetes azuis: destinados aos pedreiros;
  • Capacetes laranjas: destinados aos eletricistas;
  • Capacetes marrons: destinados aos carpinteiros;
  • Capacetes pretos: destinados aos operadores de máquinas;
  • Capacetes vermelhos: destinados aos bombeiros;
  • Capacete amarelo: destinados aos visitantes da obra.

É fundamental ressaltar que a disponibilização EPIs são de responsabilidade da empresa que contratou os profissionais. Portanto, todo trabalhador tem o direito de cobrar que a empresa forneça os EPIs, assim como a empresa também tem o direito de exigir o uso por parte do trabalhador, afinal, eles são itens de uso obrigatório pela determinação da Norma Regulamentadora nº 6.

Por isso, além de todos outros equipamentos necessários para o trabalho, a empresa também deve fornecer os capacetes adequados para cada função.

O que olhar ao comprar capacetes de segurança?

Na hora de comprar os capacetes necessários à segurança correta do trabalhador, o comprador deve observar as especificações determinadas por lei.

É importante observar se o produto adquirido possui o CA (Certificado de Aprovação) emitido pelo Ministério da Economia. Este certificado atesta que o capacete foi fabricado de acordo com as normas de segurança e está liberado para a comercialização normalmente.

Mas ressaltamos que não devem ser comprados ou utilizados capacetes que não possuam o CA, sob nenhuma alegação. O certificado é a garantia que o usuário tem que aquele item lhe proporcionará a segurança necessária para o trabalho.

Outro fator a ser observado é se o produto está dentro do prazo de validade, que é uma indicação necessária para qualquer produto. Apesar de ser uma informação desconhecida por muitas pessoas, os capacetes possuem prazo de validade e determina que os equipamentos podem ser usados sem qualquer tipo de prejuízo. Qualquer capacete com a data de validade vencida deve ser descartado da uma maneira correta e sustentável.

Agora que você já conhece todas as informações necessárias sobre os tipos de capacetes de segurança, você pode acesse o site da Dutra Máquinas para conferir todos os modelos disponíveis!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.