São Paulo
March 19, 2024
Como escolher um aspirador de pó: conheças os tipos
Máquinas e Ferramentas

Como escolher um aspirador de pó: conheças os tipos

mar 30, 2022

Eles são muito requisitados no momento da faxina pesada, ainda mais considerando que podem ser ótimos auxiliares na hora da higienização daquela sujeira de difícil remoção. A regra é clara: onde as vassouras não podem chegar com certeza, um aspirador de pó pode alcançar.

Por serem práticos, funcionais, compactos e de fácil transporte, os aspiradores de pó são muito requisitados na hora das limpezas comerciais e residenciais. A ação rápida e eficiente dos aspiradores ao remover a poeira faz com que muitas pessoas queiram dar um descanso para as tradicionais vassouras e uma oportunidade para esses aparelhos.

Agora, se você tem carpetes, muitos tapetes espalhados em sua casa ou bichinhos de estimação que soltam muitos pelos, não pense duas vezes, o aspirador de pó pode ser um facilitador na hora da limpeza.

Mas sabemos que existem várias opções de aspiradores de pó no mercado e diante disso a escolha pode ficar um pouquinho mais difícil na hora da compra. Por isso, hoje separamos algumas informações para que você aprenda como escolher o aspirador de pó ideal para uma compra mais assertiva e alinhada com as suas reais necessidades. Confira!

Aspirador de pó convencional

Conhecido como o “original”, tem a função mais básica de um aspirador de pó: a de substituir o trabalho da famosa vassoura, removendo sujeiras secas de um determinado local.

Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia proporcionou a existência de muitas facilidades para esse produto, como enrolador de cabo, regulador de potência, filtros especiais e reservatório transparente.

Aliado a isso, geralmente, os aspiradores de pó convencionais possuem rodas que facilitam a locomoção e são encontrados em variados tamanhos. Só é importante ter em mente na hora de escolher o aspirador de pó tradicional que quanto menor o aspirador, menor a sua capacidade de armazenamento de sujeira.

Aspirador de pó e líquidos

Mais avançado que o aspirador de pó tradicional, o aspirador de pó e líquidos é ideal para limpeza em superfícies variadas, uma vez que dispõe de vários bocais e extensores com funções especiais que permitem, além de remover a poeira, aspirar líquidos.

Em outras palavras, se você se vê em várias situações, nas quais precisa limpar além das sujeiras sólidas, excesso de líquido, escolher esse tipo de aspirador pode ser um diferencial na hora da faxina. Afinal, ele pode ser usado em superfícies úmidas, como: um tapete úmido (o que tornará mais rápida a secagem), carpetes ou até mesmo para o chão molhado.

Normalmente, possuem rodinhas que facilitam muito o transporte e tornam a higienização do ambiente bem mais prática e rápida.

Aspiradores de pó portáteis

Totalmente práticos e super compactos, os aspiradores de pó portáteis são recomendados para limpezas rápidas e serviços pequenos e leves. Nesse sentido, são ideais para o uso em frestas de sofás e poltronas, para aspirar as migalhas da mesa e até mesmo para dar um trato no interior do seu carro após um dia na praia.

Esses aspiradores de pó contam com uma potência mais baixa que os demais aspiradores e normalmente são a bateria, por essa razão não são tão aptos para faxina da residência, servindo somente para limpezas pontuais, como a higienização de carros. O ideal é sempre ter um desses por perto e um outro aspirador de maior porte para a limpeza pesada.

Aspirador de pó vertical

Os aspiradores de pó verticais nos lembram as tradicionais vassouras, mas além da ergonomia ainda assemelham-se a elas em leveza e compactabilidade. Podemos encontrar no mercado alguns modelos que nos permitem o desencaixe do motor, transformando-se em aspiradores portáteis.

A fôrma vertical faz desse aspirador um eletrodoméstico muito compacto, não precisando de muito espaço para ser guardado e tampouco necessita que você se agache para as limpezas diárias, por isso, é uma ótima escolha para limpezas diárias.

Aspirador de pó robô

Agora o que há de mais moderno no setor de aspiradores são os modelos robôs. Com certeza são os aspiradores de pó mais compactos do mercado.

Mas, muito mais do que a facilidade de guardá-los em qualquer ambientes, os aspiradores de pó robô facilitam o seu trabalho, considerando que não necessitam de sua operação, uma vez que aspiram a sujidade automaticamente conforme a programação.

O único ponto negativo é consequência de sua maior vantagem: a compactabilidade. Aspiradores de pó robô não possuem tanta capacidade de armazenamento, uma vez que são bem pequenos, leve isso em conta na hora da compra.

10 dicas úteis e práticas para o uso de aspiradores de pó

Agora que você já está por dentro dos principais tipos de aspiradores de pó do mercado e suas características elementares, nada melhor do que algumas dicas práticas de boas práticas de uso desse eletrodoméstico. Confira-as a seguir:

  1. Não deixe o aparelho ao alcance das crianças;
  2. Não utilize o aspirador sem os acessórios essenciai;
  3. Não utilize o aparelho com o cabo elétrico danificado;
  4. Não deixe o cabo elétrico encostar por muito tempo em superfícies quentes ou cortantes;
  5. Não molhe o aspirador, nem utilize-o com as mãos ou pés molhados;
  6. Não utilize para aspirar água ou qualquer outro tipo de líquido, nem pisos ou carpetes úmidos (se o aspirador não tiver essa função);
  7. Não aspire substâncias inflamáveis ou explosivas (gases);
  8. Não aspire resíduos abrasadores (cinzas quentes, carvão quente);
  9. Não aspire objetos cortantes ou agulhas, alfinetes, grampos, meias, retalhos de tecidos, pedaços muito grandes de papel e revestimentos de maços de cigarros, pois poderão causar o entupimento da mangueira;
  10. Mantenha cabelos, roupas e outras vestimentas longe dos bocais e acessórios de aspiração quando o aparelho estiver em funcionamento, para evitar acidentes;

Se gostou das nossas dicas de aspiradores e das sugestões de uso, não deixe de conferir as demais publicações do blog. Aqui você encontra informações e dicas de uso se vários eletrodomésticos e ferramentas para diversos tipos de construções.

70 Comments

  • Olá! O meu objetico será principalmente aspirar sofá, cama e tapete. Qual é o melhor para esse fim?

    • Olá Tomaz,

      Como seu objetivo para aspirar são simples indicaremos três modelos de aspiradores para que você tome a decisão mais correta de compra.

      1. Aspirador de pó e líquido 1.400 watts 20 litros da Karcher – este aspirador tem um bom custo-benefício e além de aspirar o pó dos objetos que você citou ele é capaz de aspirar líquido, ou seja, se cair um suco ou café na sala de estar ele vai deixar tudo sequinho!

      2. Aspirador de pó e líquido 1300 watts 20 litros – Eletrolux – semelhante com o modelo anterior da Karcher, este aspirador tem um alto poder de sucção, importante na hora da escolha do aparelho.

      3. Aspirador de pó portátil vertical 1.200 watts sistema de filtro “HEPA” – este é um aspirador um pouco mais sofisticado, ele tem o filtro HEPA que ajuda a manter o ambiente puro contra alergias, falamos especificamente dele aqui. Além disso, é uma aspirador vertical e não requer a manutenção do filtro e nem a sua substituição (o que é uma economia e tanto a longo prazo). Não há perda de sucção mesmo quando o reservatório está cheio (acontece muito isso em outros aparelhos). Este aspirador é sensacional.

      Bem amigo, esperamos ter te ajudado.

      Depois vem aqui nos dizer qual foi o que você comprou e suas experiências com ele.

      Abraço.

  • Olá, Gostei muito das Dicas, mas gostaria de um Modelo específico para aspirador líquidos e poeiras sendo que não precise de saco coletor ou seja saco permanente e com um custo x beneficio (Gasto com energia e preço).

    Att Allan Dias. Muito Obrigado.

    • Olá Allan,
      Neste caso, um aspirador profissional cobrirá todas as suas necessidades. Eles são até uma pouco mais caro, porém, compensam no custo-benefício por serem equipamentos mais duráveis e silenciosos. Indico o modelo “Aspirador de pó e líquido 1050 watts 30 litros – Rotterman” que você encontra neste link, http://www.dutramaquinas.com.br/produtos/aspirador-para-solidos-e-liquidos-1400-watts-30-litros-rll-1430-rll-1430-110v

      Abraço.

    • Ola Allan Dias,
      para todos os seus problemas a única solução e a melhor seria mesmo a Rainbow, gasta apenas cerca de 800W, tem 2 velocidades, ao mesmo tempo que limpa o po, limpa tambem o ar deixando-o ambientado com um cheiro a sua escolha e mais limpo. resolve o problema de pó no ar, limpa sofás, colchões, cadeiras, alcatifas, chão em azulejo ou madeira, limpa tambem vidros, estores…resumindo tudo e mais alguma coisa!

  • Olá, estou interessado em adquirir o modelo electrolux gt3000, gostaria de saber se seria uma boa escolha ou poderia pegar um mais simples…meu uso será principalmente para limpeza do carro e uso domestico como tapetes e cortinas por exemplo.

    • Esqueci de dizer que gostaria de um produto com otimo custo/beneficio e de facil limpeza de seu reservatorio ou filtros.
      Mais uma coisa, como é feita a limpeza desse gt3000, existe filtros que precisam ser trocados?

  • qual e melhor um aspirador de po e agua com filtro permanente ou descartável? Qual marca tem com cabo longo?

  • Olá. Estou procurando um aspirador de pó, tipo vassoura elétrica para uso diário em piso frio e laminado de madeira. Gostaria de que fosse portátil, com uma boa autonomia e potência suficiente para uma boa sucção. Qual você me recomenda?

  • Bom dia,

    Preciso de uma ajuda urgente, na fabrica em que trabalho estou tendo um problema com cavaco deixador no equipamento nas peças testadas (100% das peças são testadas) e preciso de uma aspirador que seja potente e ao mesmo tempo pequeno já tentamos usar ar- comprimido mais não adiantou, alguem pode me indicar um equipamento?

    • O modelo ideal que está procurando é o Aspirador de pó e líquido 3600 watts reservatório em “INOX” – Rotterman. Ele é um aspirador vertical potente na sucção com motor de 3600watts, reservatório de 80lts. Baixo nível de ruído. Este aspirador não é tão pequeno, porém, cabe em qualquer ambiente profissional sem atrapalhar.

    • Sua solução seria um Rainbow, que utiliza água como filtro e deixa o ar 100% puro.

  • Boa tarde! Será que pode me ajudar? Quero comprar um aspirador que aspire água e pó, não utilize saquinho e não seja muito grande ou muito caro… Existe? Abraços, parabéns pela iniciativa!

  • Olá!
    Gostei muito dos seus posts! São bem completos e claros! Gostaria de sua ajuda para escolher um aspirador de pó portátil para limpar o carro e o dofá, de modo que possua bom pider de sucção, seja rápido, e bom custo/ benefício.
    Obrigada!

  • Poderia indicar um aspirador à bateria com alto poder de sucção e baixo nível de ruído ,para uso residencial?
    Agradeço.

  • Olá, estou comprando um aspirador portátil desses de mão. Qual é o melhor? Não precisa ser necessariamente de bateria, pode ter fio. Obrigada.

    • Olá, Thaís!

      Tem um lançamento fresquinho que vou te indicar, é o Aspirador de pó portátil para carros 12 volts – FD002 – Ford, sim, é da Ford (a marca de carros), eles resolveram fazer aspiradores para automóvel e olha, estão surpreendendo com a qualidade, desempenho e leveza do seu novo produto. Espero que goste. Depois vem aqui falar o que você achou do produto.

      Abraço.

  • Bom Dia. Sem querer abusar mas já abusando da boa vontade do Administrador, tenho uma ‘historinha’ para contar. Tive um aspirador da Electrolux compacto e sem o uso de ‘saco’, com um filtro. Bom, a vida útil dele com uso constante foi pouco mais de 3 anos, sendo que ele praticamente inútil nos últimos usos. Com isto em mente, gostaria de um produto ‘bruto’, semi-profissional ou mesmo profissional, mas que aguente um uso constante.

    Com medo da minha experiência ruim com a Electrolux (inclusive com vários outros eletrodomésticos da empresa), fico com um pé atrás nos modelos da empresa. Pensando em outros modelos, vi por aí, além dos que você comentou no seu post, um da Schulz, da B&D, e da Consul.

    Aí minhas dúvidas – a potência em Watts determina a força com o que o aparelho suga? Ou não necessariamente/é relativo? O uso do ‘saco’ é tão ruim assim?

    Obrigado pela atenção

    • Olá João Carlos, boa tarde.

      Um produto mais robusto é o Aspirador de pó e líquido 1050 watts 30 litros RLL-1430 – Rotterman com certeza você sentirá a diferença na força do equipamento ao usá-lo. Agora respondendo sua pergunta: fator potência em watts não determina a capacidade do aspirador e sim a sucção e o vácuo, isso é relativo, pois, há aspiradores com watts menores e mesmo assim potentes. O saco é ruim se for pensar na comodidade de ter que limpar o aspirador depois de opera-lo.

      Abraço.

  • Boa tarde!

    Necessito de uma opção de aspirador potente mas, doméstico e com preço razoável pois, não tenho despesas muito altas comigo e minha filha. Eu sou alérgica e ela asmática. Preciso de uma unidade com filtro hepa para limpar a casa em geral e também guarda-roupa e estrados,assim como colchão. Grata.

    • Olá Ivone, ótimo a sua preocupação com sua família! O ideal para você é o Aspirador de pó portátil vertical 1.200 watts sistema de filtro “HEPA” – Hoover, ele é especialmente projetado para as tarefas que você descreveu, além disso, mesmo cheio não perde a potência (isso acontece muito com outros aspiradores), ele “avisa” quando é preciso esvaziar o copo de poeira e o melhor não necessita de substituição de filtros, o que já é um custo-benefício e tanto.

      Abraço e saúde pra vocês!!!

  • Olá,
    Gostaria de saber qual a melhor marca de aspirador portátil para limpeza de carro?
    Observei que você só colocou da marca B&D.
    Meu objetivo mesmo e ser pequeno, para deixar no carro mesmo, eficiente e que dure!
    Att ,
    Vanessa

  • estou em duvida quanto aos modelos de aspirador para comprar da eletrolux.queria um potente para limpar o carro e a casa.
    os modelos que eu vi são:Jet Max,neo compact 11, A10 Smart , Flex e easy box.Qual desses e o melhor.Obrigado…

    • O Aspirador de pó da Black & Decker é um ótimo aspirador de pó.

  • Olá… quero presentear minha mãe com um aspirador,moramos no Tocantins, uma região seca e de bastante poeira, ela e minha irmã são alérgicas.Preciso de algo eficiente para a limpeza do piso de cerâmica, sofá, cortinas, guarda-roupas, colchão…. devido a grande quantidade de poeira que temos aqui, acredito que o aspirador deva ter alto poder se sucção, mas estou perdida nesse universo de aspiradores e marcas, ainda tem um detalhe, preciso de algo que custe no máximo 350,00.
    Depois de ler suas indicações fiquei bem balançada entre o Electrolux Profissional GT3000 Pro 1300 W e o Aspirador de pó e líquido 1.400 watts 20 litros – A2214 – Karcher.
    Mas quero a opinião de quem realmente entende… me ajuda?

    att
    Tatyanne

    • Olá, qualquer um dos dois que você comprar não irá se arrepender, os dois são potentes e aspiram pó e liquido.

  • Olá Administrador, já enviei minha dúvida tem pelo menos duas semanas e ela sumiu. Não aparece! Tenho que refazê-la??

    Att

    • Olá Anilson,

      Vou tentar responder todas as suas perguntas, vamos la:

      1. O Aspirador DirtDevil tem ótima sucção e uma boa limpeza com seus 700w.
      2. A capacidade do DirtDevil e o Hoover em questão, em watts são iguais. Porém o HOOVER oferece uma vantagem o fio elétrico recolhe automaticamente ao apertar um botão.
      3. Sobre o Electrolux Ergolite eu não sei responder, não trabalho com esse produto. Ilustrei a matéria com ele por ser um tipo de aspirador diferente.
      4. Eu indico o Hoover como aspirador com melhor poder de sucção.
      5. Os aspiradores verticais são diferente e no modo de operar, acredito que exista mais facilidade no manuseio.

      Espero ter tirado suas dúvidas!

  • Bom Dia

    Qual aspirador é indicado para limpeza de sofá, chao (embaixo da cama box) e algumas prateleiras? meu ape é pequeno e temos problemas com alergia rs, por favor indique um que nao seja muito caro.

    Obrigado

    • Bom dia!
      o aspirador de pó Dirt Devil é um aspirador portátil e ideal para donos de animais e pessoas alérgicas.

    • Bom dia,
      O modelo mais indicado para sua residencia é o modelo Aspirador de pó 1.000 watts capacidade para 2 litros – NAN11 – Electrolux, é um modelo que está na promoção e irá atender sua necessidade.

    • Boa tarde!
      Este aspirador de pó é muito bom, recomendado principalmente para uso residencial.

  • OLá

    Parabéns pelo site!
    Também quero comprar um aspirador de pó, mas deve aspirar também água.
    O uso seria para um ap pequeno, com 3 pessoas, um gato e problemas com alergia.
    Queria saber se existe um com filtro HEPA, para pó e água, que seja LEVE e mais silencioso? Não queria gastar muito…
    Obrigada desde já.

    • Para apartamento que tem animal de estimação recomendo este aspirador de pó

  • O Hoover UH70085-B, só existe em 110v? Pois no site da Dutra Máquinas só tem em 110v.
    E preciso em 220v.

    Onde consigo em 220v?

    • Boa tarde!

      Só existe o 110 V, no Brasil.

  • Existe algum aspirador portátil com filtro Hepa? E se for com fio, algum portátil com fio retratista?

  • Qual a diferença entre o eletrolux gt3000 e o flex ? Qual e melhor? O kacher e melhor que o eletrolux? Preciso de aspirador para uso doméstico que seja prático e eficiente.

  • Olá, gostei das dicas sobre aspiradores, porém não tenho certeza do modelo que devo escolher. tenho um sobrado e gostaria de um aspirador potente que aspirasse agua e pó, porém que fizesse o serviço sem necessitar de manipulação humana, existe algum no mercado? e tem que ser 220wats.

  • Olá, adoreia as dicas, mas estou em duvida em qual aspirador de pó escolher. Tenho uma casa ampla, com três cachorros e não sei exatamente qual escolher, qual a potência. Não me importo com ruídos, mas que seja eficiente com os pelos!

    • Olá Olga, eu posso te indicar vários aspiradores para atender a sua necessidade, um deles seria o Aspirador de pó portátil 750 watts com função “SOPRADORA” – VH800 – Black & Decker é um aspirador portátil, e muito potente tendo em vista que sua necessidade é especifica.
      Para tarefas “gerais” eu indico o Aspirador de pó e líquido 1.400 watts 20 litros – NT-20/1 – Karcher. Seja qual dos dois você escolher, será uma ótima escolha!

  • Olá, boa tarde! Gostei muito das dicas que vocês informaram. Eu estou querendo comprar um aspirador de pó para uso doméstico com um bom custo-benefício, que não tenha muito ruído, tenha vários bocais, filtro Hepa e descartável ao mesmo tempo, cabo de energia longo e seja fácil encontrar o filtro descartável . Vocês poderiam me ajudar? Obrigada pela atenção

  • Olá!!!!
    Estou querendo comprar um aspirador para uso doméstico; em uma loja recebi a indicação do Aspirador da Black & Decker Ciclone com 1400W, o que podem me dizer sobre ele? Tem algum para indicar com bom custo/benefício?

    Obrigada.

    • Olá Mari, os aspiradores da Black e Decker são excelentes, seja os portáteis ou com cabo elétrico, pode adquirir tranquilamente, pois é um produto de qualidade e se precisar de assitencia técnica sempre tem autorizadas próximas! Abs

  • Eu queria um aspirador que fosse potente, tivesse alto poder de sucção, um ótimo custo x beneficio, não fosse muito caro.. A minha prioridade eh em baixo da cama box, tenho quarto pequeno e apertado, cama queen, e isso dificulta na limpeza, poderia me ajudar?

  • Bom dia!!

    Sabem dizer quanto tempo dura a bateria do:
    Aspirador de Pó e Líquidos Portátil NW4860 Bivolt – Black&Decker

    • Olá Cristovão, depende muito do uso do equipamento, se você for utilizar continuamente dura cerca de 30 minutos, pois ele é indicado para uso esporádico.

  • Eu gostei do aspirador de pó Electrolux Easy Box 1600W Filtro Hepa sem Saco para Pó, o que acha dele?

  • Gostariamos de um aspirador que pudesse limpar embaixo das camas box, debaixo de armarios dos banheiros e carpetes, qual poderia indicar?

    • Jussara, bom dia.
      Segue abaixo o link com um modelo da que vai lhe atender muito bem.

  • Bom dia, gostaria de um aspirador que limpe bem tapetes, debaixo de móveis e que seja eficiente para tirar pelos de animais mas, ao mesmo tempo gostaria de um aspirador que seja rápido na limpeza não quero gastar horas a fio na limpeza com um trambolho pesado.

    • Olá Daniele,
      o aspirador de pó GT3000 atende muito bem as suas necessidades.

  • oi amigo gostava de ter um mini aspirador de mao que
    tivesse muita potência em aspirar po cabelos etc mas com a potência de um aspirador normal grande

  • bom dia, gostaria de saber qual o melhor aspirador para limpeza de estofamentos do carro e limpeza residencial, quero um que aspire pó e água e que não tenha q ficar trocando o filtro e se tiver que trocar que seja de menor custo…….obrigado

  • Muito legal!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.