São Paulo
April 23, 2024
Saiba qual o melhor motor para uma serra circular de bancada
Máquinas e Ferramentas

Saiba qual o melhor motor para uma serra circular de bancada

abr 12, 2022

Independente de qual serra circular você for comprar, é imprescindível saber do motor, já que ele é considerado o coração de qualquer máquina.

Existem diversos tipos de serra circular de bancada e cada uma é para uma função, por isso, hoje, vamos mostrar um pouco mais sobre os motores das serras de bancada circulares e como escolher a sua.

É preciso entender a funcionalidade e qual material você vai precisar cortar para considerar o motor ideal para sua serra.

Quem vai comprar uma serra circular de bancada sempre se pergunta se o motor vai ser potente o suficiente para atender às suas necessidades, quais as vantagens e quais os tipos disponíveis no mercado. Confira tudo isso agora!

Acionamento direto

Se a lâmina é acionada diretamente pelo motor, dizemos que ocorre um acionamento direto, que facilita o trabalho de quem está cortando. Além disso, ela é excelente para realizar as serragens mais precisas uma vez que é ligada diretamente e agiliza esse serviço.

Um outro benefício desse motor é que ele é mais acessível, assim fica mais fácil para o bolso de quem não pode gastar muito e quer uma serra de qualidade.

Tipo de correia

As configurações de acionamento por correia têm uma polia e um sistema em V. A correia, então, transfere a força para a lâmina. Eles produzem muito mais potência e precisão do que os modelos de acionamento direto, por isso também são recomendados para marcenarias de grande porte.

Apesar de serem muito boas, elas exigem manutenção extra para garantir uma operação suave sem complicações. Isso significa trocar a correia quando apresentar falhas ou mal funcionamento. Quem está procurando um motor com durabilidade maior e resistência extra deve investir em um motor no estilo correia.

Potência do motor

Quanto maior a potência do motor, mais materiais robustos e complicados a sua serra de bancada circular irá conseguir cortar, por isso, antes de comprar, entenda sobre a potência.

Se o seu objetivo é fazer apenas cortes corriqueiros de uso pessoal, então a potência não será tão importante, mas se seu serviço demandar mais impacto, então sem dúvidas você precisa se preocupar com esse ponto.

Para os cortes grandes, você precisa de um motor de indução que pode variar entre 3 a 5 HP. Não só isso, mas a voltagem em amperes também é essencial para conhecer mais sobre seu motor, por exemplo, uma serra com 1 ou 2 CV opera em 120V.

Para entrar melhor nesses detalhes, o melhor motor de serra circular de bancada precisa ter no mínimo 1 CV, sendo que a 2 CV é considerada uma das mais potentes e eficientes do mercado.

Quando você liga uma serra circular de bancada que tenha 1 hp, ela consumirá em média 15 ampéres, mas se a serra da vez for de 2 hp ficará entre 18 a 24 amperes.

Alta rotação

Com a potência do motor, é possível entender também a rotação dele, já que é ela quem vai proporcionar o corte. Um motor bom e de qualidade precisa ter pelo menos 3500 RPM, ou seja, rotações por minuto.

Lâmina

Para escolher uma lâmina adequada para a sua serra de bancada circular, considere a bancada onde será acoplada. Não só isso, mas é preciso também saber quais madeiras serão cortadas, se ela for grossa de 9 até 10 cm, precisa ter uma lâmina com no mínimo 5 cm para conseguir cortar tranquilamente.

Escolhendo o motor ideal para sua serra circular de bancada

Os tipos de potência e acionamento em cada projeto de serra de mesa diferem ligeiramente. Cada um vem com seus prós e contras.

Para motores de acionamento direto, certifique-se de conhecer as limitações ao cortar o material, especialmente para os materiais que sejam maiores do que 10 cm de espessura.

Por outro lado, os modelos portáteis são ótimos e funcionam bem o suficiente para o marceneiro em um local de trabalho, ou para seu uso pessoal. Os motores de acionamento por correia, por serem construídos com componentes de alta qualidade, produzem mais com mais energia. 

Eles fornecem recursos infinitos para operação, não importa o trabalho que você precise fazer.

Lembre: tome cuidado com sua segurança sempre, pois é perigoso acontecer acidentes facilmente com uma máquina de corte, por isso é fundamental sempre usar equipamentos de segurança em qualquer serviço que envolve cortes.

Aqui na Dutra Máquinas nós sempre valorizamos a qualidade dos equipamentos e principalmente passamos as melhores informações para você poder escolher os produtos que mais se encaixam com a sua necessidade.

Esperamos você no próximo post, até lá!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.