São Paulo
April 28, 2024
O que é bricolagem? Entenda o conceito e dicas para aplicar
Decoração

O que é bricolagem? Entenda o conceito e dicas para aplicar

jul 4, 2023

Se você é do tipo de pessoa que realiza trabalhos domésticos como cuidar de um jardim, trocar a lâmpada, arrumar o chuveiro ou consertar móveis, você já pratica a bricolagem e só não sabe.

Mulher consertando uma mesa

Este conceito surgiu na França após a II guerra mundial, sendo um hobby praticado por muitas pessoas até nos dias de hoje. No texto, você vai conhecer o significado desse termo com dicas e instruções para começar a praticar. Confira o conteúdo!

O que é bricolagem?

A bricolagem é um termo francês da palavra bricolage, que significa “trabalho manual, improvisação, ocupação”. Resumindo, é um termo utilizado para definir pequenas práticas de trabalhos sem a ajuda de um profissional.

Diversos trabalhos manuais podem ser considerados bricolagem, tais como pintura de móveis, reciclagem de objetos, artesanatos, entre outros. Se você nunca se deparou com esse termo, provavelmente já escutou outra frase em inglês: Do It Yourself, que significa faça você mesmo — o famosinho DIY, sabe?

Mulher aplicando papel de parede

Este conceito surgiu nos Estados Unidos na década de 50, onde foi caracterizado pelo aumento do valor da mão de obra, fazendo as pessoas realizarem diversas tarefas por conta própria. Agora que você já sabe o que significa bricolagem, confira dicas de como realizar essa atividade na prática.

Como fazer bricolagem: dicas essenciais

Você provavelmente já se deparou praticando bricolagem em algum momento. Mesmo assim, é super importante conhecer dicas de como realizar as tarefas de maneira prática. Confira no próximo tópico!

Utilize equipamentos apropriados

O uso de equipamentos apropriados é essencial para facilitar diversos trabalhos. Itens como furadeiras, verniz e colas são ferramentas que todo hobista de bricolagem deve ter em casa. Além disso, busque sempre materiais de alta qualidade, eles proporcionam um trabalho mais prático e permitem que as tarefas tenham acabamentos com resultados melhores.

Equipamentos apropriados para realizar uma Bricolagem

Confira ferramentas mais utilizadas que você precisa ter em casa:

  • Furadeira;
  • Serra;
  • Alicate;
  • Lixa;
  • Colas;
  • Chave de fenda.

Se você pensa em começar a praticar, uma ótima ferramenta é a furadeira. Ela é uma peça muito utilizada para diversos trabalhos. A Dutra Máquinas tem um conteúdo perfeito para te ajudar, confira: Como usar furadeira: passos e dicas de manuseio!

Pratique sempre

Para conseguir bons resultados você precisa se dedicar. Alguns projetos no início nem sempre vão sair da maneira como você planeja. Por isso, praticar sempre vai garantir que você consiga aperfeiçoar seus projetos.

Assim, toda vez que você finalizar um trabalho, vai perceber que aos poucos os resultados começam a ser cada vez melhores. Afinal, a prática leva a perfeição.

Procure ajuda se necessário

Ao começar a praticar, você vai se deparar com diversas atividades com um nível de dificuldade maior. Para esses casos, não exite em procurar ajuda para conseguir realizar a tarefa.

Além de guias ou vídeos na internet, você também pode contar com o auxílio de amigos ou parentes que saibam executar o que precisa. Se necessário, você também pode falar com um profissional quando for o caso.

Para fazer a bricolagem você também deve se preocupar com a segurança. Em algumas tarefas, deve-se utilizar equipamentos de segurança para evitar acidentes, como luvas e máscaras.

Alguns materiais mais difíceis como o metal podem ser mais difíceis de trabalhar, principalmente quando estão enferrujados. Para te ajudar na remoção, confira como tirar a ferrugem.

Exemplos de bricolagem que você pode fazer em casa

A bricolagem pode ser aplicada em diversas atividades domésticas, tendo uma grande variedade de trabalhos fáceis ou que exijam mais habilidades. A seguir, listamos alguns exemplos que você pode se inspirar, confira!

Restaurar móveis antigos

Às vezes sentimos a necessidade de mudar alguns móveis dentro de casa, não é mesmo? Nesse caso, uma boa reforma pode repaginar e mudar totalmente a aparência dos objetos. É possível reformular diversos móveis, como cadeiras, mesas, armários, balcões de cozinha e entre outros.

Mulher restaurando uma cadeira antiga

O grande diferencial da bricolagem é o uso de materiais que muitas vezes são esquecidos em casa. Ripas e pequenos pedaços de madeira podem dar origem a peças únicas. Pense nisso!

Pintar móveis

Em diversos casos, móveis em boas condições são descartados devido a uma aparência ruim. Mas, muitas vezes uma boa pintura pode garantir que a peça fique em ótimas condições.

Pai e filho pintando uma cadeira

Você pode deixar diversos móveis mais bonitos com cores que combinam no espaço do móvel. Há diversas formas para pintar o móvel e deixá-lo mais bonito. Para isso, confira: como fazer pintura com o acabamento perfeito?

Jardim vertical

Os jardins verticais podem deixar o espaço da sua casa ainda mais bonito. Plantas ornamentais e alimentícias podem dar vida ao ambiente, além de serem uma alternativa de alimentação saudável para o seu dia a dia.

Para fazer um jardim vertical, alguns materiais são utilizados além das ferramentas de jardinagem, como pallets e ripas de madeira. São vários modelos diferentes que você pode aderir, pesquise referências e comece a praticar, vale muito a pena!

Jardim vertical

Gostou das dicas? Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a compreender o significado de bricolagem e quais práticas você pode fazer para aplicar na sua casa.

Confira mais conteúdos como este no blog da Dutra Máquinas. Aqui você encontra diversos posts que podem te ajudar nas suas tarefas de “Faça Você Mesmo”!

Confira: Como escolher furadeira sem erro: guia de compra seguro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.