São Paulo
June 14, 2024
Trabalho rural: o que é? Quais são as profissões? Veja!
Jardinagem

Trabalho rural: o que é? Quais são as profissões? Veja!

jun 27, 2023

Comemorado em 25 de maio, o Dia do Trabalhador Rural coloca em evidência a luta de uma classe de trabalhadores que movimentam a economia do país, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do Brasil.

Para que você entenda o que é o trabalho rural e também sobre esta data, preparamos um conteúdo que mostra a importância do trabalho no campo, as principais profissões rurais e outros pontos referentes ao setor.

Continue a leitura e confira!

O que é trabalho rural?

É considerado trabalho rural todo serviço realizado em espaço rural. Geralmente, ele está diretamente relacionado às atividades primárias, como a agropecuária e o extrativismo (atividade que retira da natureza um produto para o comercializar).

Homem cultivando uma horta

Já o trabalhador rural é a pessoa física que realiza os serviços em uma propriedade ou empresa rural. Ou seja, realiza atividades para receber um determinado salário.

Quais são os trabalhos do campo?

O trabalho rural é amplo e engloba diferentes atividades. Dentre as opções, temos:

  • Pecuária — criação de animais para corte ou não;
  • Agricultura — cultivo de arroz, milho, cana-de-açúcar e outros vegetais;
  • Pesca;
  • Lavoura;
  • Extrativismo;
  • Apicultura — criação de abelhas para extração de mel, própolis outros fins);
  • Avicultura — criação de aves para gerar alimentos e ovos);
  • Sericultura — criação do bicho-da-seda para produção do fio de seda).

Estas atividades são comuns, principalmente, em cidades do interior ou centros com maior participação do agronegócio, como o Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Qual é a importância do trabalho no campo?

O trabalho no campo é responsável por abastecer a cidade e fazer com que ela se movimente. No Brasil, somente em 2022, o agronegócio movimentou cerca de 27% do PIB (Produto Interno Bruto).

Graças às atividades rurais, os grandes e pequenos centros são diariamente abastecidos com alimentos. Além de garantirem a produção de matéria-prima para a geração de outros itens.

Outro fator que torna a atividade extremamente importante é a participação que ela tem na exportação do país. O trabalho no campo exporta frutas, carne bovina, lácteos, soja, açúcares e melaços.

Vale lembrar que as exportações são consideradas um fator crucial para o desenvolvimento de um país. Isso porque, por meio delas, é possível gerar empregos, manter a economia e fazer com que o setor industrial cresça.

Quais são as profissões rurais?

As profissões rurais são promissoras e costumam garantir um excelente faturamento. Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em 2023, o agronegócio é responsável por empregar cerca de 19 milhões de pessoas.

Homem em um seleiro com animais confinados

Dentre as principais carreiras, podemos citar:

  • Técnico(a) em agropecuária;
  • Técnico(a) em agronegócio;
  • Zootecnista;
  • Agrônomo(a);
  • Médico(a) veterinário(a);
  • Tratorista;
  • Agrometeorologista;
  • Agricultor(a);
  • Piloto(a) de drone;
  • Biotecnólogo(a);
  • Administrador(a) rural;
  • Gestor(a) de fazenda.

25 de maio – Dia do Trabalhador Rural

No dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador Rural. A data foi instituída em 1964 como homenagem ao deputado federal Fernando Ferrado — que morreu em 25 de maio de 1963.

Em vida, o deputado Ferrado esteve em busca dos direitos dos trabalhadores rurais. A partir desta luta, os profissionais do campo conseguiram conquistar o tão esperado reconhecimento.

Quais são os direitos trabalhistas do trabalhador rural?

Assim como todo trabalhador com carteira assinada, o profissional rural tem direito a salário, décimo terceiro, férias remuneradas, horas extras, adicional noturno, folga remunerada e licença-maternidade ou paternidade.

Quando desligado de uma empresa, ele deve ter acesso ao FGTS, aviso-prévio e seguro-desemprego. Em casos de afastamento por doença ou invalidez, o trabalhador deve receber o INSS.

Homenagem da Dutra Máquinas aos trabalhadores rurais

Por meio deste conteúdo, a Dutra Máquinas parabeniza todos os trabalhadores rurais que, incansavelmente, contribuem para a movimentação da economia do país. Além de abastecerem a mesa dos brasileiros com alimentos de qualidade.

O nosso desejo é que a atividade continue em crescimento e seja cada vez mais valorizada. Afinal, vocês estão na lida para o desenvolvimento do país!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e entendido a importância das atividades rurais. Agora, que tal aprender como tirar um parafuso espanado de maneira prática? Separamos 6 dicas para você.

Além deste conteúdo, o blog da Dutra Máquinas ainda possui mais posts com dicas, tutoriais para aprender a manusear ferramentas, dentre outros aprendizados. Confira as postagens e boa leitura.

Até o próximo post!

Referência:

Agronegócio brasileiro emprega mais de 19 milhões de pessoas. Canal agro, 2023. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/agronegocio-brasileiro-emprega-mais-de-19-milhoes-de-pessoas/. Acesso em: 17 de maio de 2023.

Agro gera 27% do PIB e é setor seguro e promissor para quem quer investir; veja oportunidades. EXAME Agro, 2022. Disponível em: https://exame.com/agro/agro-gera-27-das-riquezas-do-brasil-e-e-setor-seguro-e-promissor-para-quem-quer-investir-veja-oportunidades/. Acesso em: 17 de maio de 2023.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.