São Paulo
April 30, 2024
EPIs para limpeza: saiba quais são os principais!
Proteção e segurança

EPIs para limpeza: saiba quais são os principais!

jun 20, 2023

Os profissionais de limpeza são fundamentais em nossa sociedade, afinal, eles são os responsáveis por realizar a higienização e eliminação de possíveis e bactérias dos ambientes por onde circulamos. Na área hospitalar, por exemplo, o processo de limpeza e desinfecção é fundamental para evitar a proliferação de doenças, garantindo a segurança dos profissionais, pacientes e visitantes do hospital.

Mas e quanto à proteção do profissionais de limpeza? Sim, são eles que fazem a limpeza desses contaminantes, por isso, devem estar sempre equipados com os EPIs ou equipamentos de proteção individuais, que são de uso obrigatório para o serviço de limpeza corporativo em qualquer empresa.

EPIs para profissionais de limpeza: quais são os principais?

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 6 (NR6) do Ministério do Trabalho e Emprego é considerado EPI todo equipamento de proteção de individual utilizado pelo trabalhador que ofereça a proteção necessária contra riscos, custos de acidentes e contaminações,sendo de uso obrigatório por parte dos profissionais.

É obrigatório também que a empresa que contratou os profissionais de limpeza forneça todos os EPIs necessários ao serviço, não podendo exigir que os profissionais tenham esses equipamentos para serem contratados. Mas, quais são eles? Confira a seguir:

Luvas de látex

O profissional de limpeza usa constantemente as mãos para execução do seu trabalho, por isso, elas devem estar sempre protegidas e a luva de látex é mais indicada.

Homem usando luva de proteção

O látex é uma borracha natural que apresenta flexibilidade e promove total segurança às mãos, isolando-as do risco de contaminação, além de não interferir nos movimentos necessários ao trabalho. Alguns modelos contam com forro de flocos de algodão para ainda mais conforto para o profissional.

Além dos excelentes benefícios de maleabilidade e proteção, essas luvas de borracha também possuem palmas e pontas dos dedos antiderrapantes que permite que o profissional segure os seus utensílio de trabalho com mais firmeza. Ela pode ser usada em diversos ambientes empresariais, como indústrias químicas, laboratórios, hospitais, supermercados, entre outros.

Botas de PVC (borracha)

Como o profissional de limpeza lida constantemente com água e detergente, além de outros produtos de limpeza, o risco de escorregar é grande, por isso, as botas de PVC, conhecidas popularmente como botas de borracha, são fundamentais.

Homem utilizando uma bota de PVC enquanto lava a calçada

O uso desse tipo de bota garante a segurança dos profissionais de limpeza, pois são confeccionadas em policloreto de vinila (PVC), um material super leve, resistente, impermeável e antiderrapante. Ao usá-las, o profissional estará munido de boa tração e retardo da passagem de temperaturas que protege os pés do fluxo de líquidos.

Alguns modelos contam com a área frontal do solado aberto para proporcionar o escoamento dos líquidos, ideal para operações com uso de água e para quem trabalha na área da limpeza de diversos segmentos da indústria.

Sapatos de EVA

Outra opção para os pés dos profissionais de limpeza são os sapatos de EVA que contam com design mais moderno do que as botas de PVC. Geralmente, são indicados para serviços de limpeza mais leves, contudo, isso não significa que esses sapatos têm menos eficácia para a proteção individual do que as botas.

Confeccionados em composto de termoplásticos, eles oferecem impermeabilidade e flexibilidade ideal para o trabalho. Além disso, eles também apresentam design anatômico que proporciona um encaixe perfeito nos pés do usuário, proporcionando a sensação de serem uma extensão do próprio corpo.

Alguns modelos contam com o solado confeccionado em Grip e sistema de micro ranhuras transversais que proporcionam proteção contra deslizes e derrapagens em todas as direções.

Máscara de proteção

Com a pandemia da COVID-19, todos passaram a entender o uso das máscaras de proteção para vias respiratórias. Elas são fundamentais para impedir o contágio do vírus de uma pessoa para outra.

Mulher utilizando luva e máscara de proteção

Entretanto, nos serviços de limpeza, o uso da máscara é obrigatório há muito mais tempo, pois elas também são fundamentais para que os profissionais não inalem o odor forte de alguns produtos de limpeza que podem fazer mal para a saúde, ocasionando tontura, enjoos e dores de cabeça.

Por isso, é fundamental que esses trabalhadores façam o uso contínuo da máscara para executarem o seu serviço, já que elas também protegem contra poeiras, névoas e fumaça de modo geral.

Uniformes

Os uniformes para os profissionais de limpeza, apesar de não oferecerem necessariamente um proteção extra para o profissional, eles são fundamentais para esses trabalhadores não necessitem usar suas próprias roupas para a execução do serviço.

Casal limpando um ambiente utilizando uniforme em vermelho

Existem produtos, como a água sanitária, que mancham facilmente as roupas, então, é melhor que os profissionais estejam usando uniformes no lugar da sua roupa própria. Além disso, os uniformes também costuma trazer mais conforto para os trabalhadores executarem o seu trabalho por serem confeccionados em material leve e terem modelagem mais solta.

Protetores auriculares

Os protetores auriculares ou abafadores de ruídos são tipos de EPIs para limpeza que protegem a nossa audição de ruídos acima dos níveis saudáveis, sendo indicados para os profissionais de limpeza que trabalhem em indústrias que tenham operações com máquinas que façam barulhos acima da quantidade de decibéis adequada.

E aí, o que achou do nosso post com os principais EPIs para os serviços de limpeza? Ressaltamos mais uma vez que o uso é obrigatório e fundamental para proteger a integridade e saúde dos trabalhadores dessa área e que usá-los não é apenas uma garantia de bem-estar no trabalho, mas segurança. Empresários e colaboradores de empresas que necessitam de EPIs, devem exigir o uso!

E para outros conteúdos completos e essenciais à atividade de construção, consertos em geral e muito mais, não deixe de acompanhar o blog da Dutra Máquinas semanalmente!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.