São Paulo
April 29, 2024
7 ideias para decorar a sua área de lazer | Confira na Dutra
Decoração

7 ideias para decorar a sua área de lazer | Confira na Dutra

jun 13, 2023

A decoração é uma parte essencial em todos os cantos da nossa casa, tanto para os locais internos como externos. Assim, podemos mostrar ainda mais nossos gostos e deixar o espaço super bonito e aconchegante, além de explorar muito mais nossa criatividade, aflorando nossas ideias, não é mesmo?

Às vezes, podemos nos esquecer de áreas da casa que podemos aproveitar, montando um espaço para descanso e lazer, então, por que não elaborar um projeto de decoração para esse local e aproveitá-lo da melhor forma? Assim, você consegue utilizar seu espaço e ter mais um cantinho para relaxar, seja no final da tarde ou nos seus finais de semana.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser bem úteis nesse momento. Continue com a Dutra e confira as dicas que separamos para você decorar sua área de lazer. Boa leitura!

1. Escolha o estilo de decoração

O estilo é um das escolhas essenciais para começar o seu projeto. Ao definir o que pretende para essa área, o restante vai ficar mais fácil. Ou seja, você vai ter um norte do que escolher e terá mais certeza de tudo o que será colocado por lá.

Estilo de decoração de um ambiente

Por mais que cada espaço possa ser único e ter suas peculiaridades, escolha algo relacionado com a decoração da sua residência, afinal, os ambientes devem conversar e ter uma ligação entre eles.

2. Defina a paleta de cores do ambiente

Depois que escolher seu estilo, pense bem nas cores que você deseja para sua área de lazer, escolha cores mais neutras e aposte em outras mais quentes e/ou chamativas para dar um toque a mais e deixar o ambiente ainda mais rico na decoração.

Homem pintando uma parede de amarelo

Aqui, vale a mesma coisa do anterior, veja quais cores que casam com o restante para tudo ficar mais integrado e escolha em média umas 5 cores para deixar sua paleta completa. Assim, você pode escolher uma dessas cores e procurar por variações delas, brincando e mesclando os tons.

Pintura de parede: 7 materiais indispensáveis para ter!

3. Aposte em plantas e flores

Sim, plantas! Nada melhor do que ter plantas nesse espaço, além de ser uma decoração certeira e fácil, elas complementam e muito esse ambiente, deixando-o ainda mais agradável e convidativo.

Ambiente decorado com plantas

Você pode fazer um jardim na terra, em vasos no chão, pendurados ou os modelos verticais, — os de parede. Opções não faltam.

Além disso, se você não gosta tanto de plantas, há algumas que não precisam de um cuidado contínuo, como os cactos e algumas folhagens, que demandarão menos seu tempo e estarão sempre bonitos. Ou, se preferir, você pode decorar com algumas plantas falsas, que também agregarão muito bem ao ambiente.

4. Invista em móveis confortáveis

Como é para ser uma área de lazer, os móveis devem ser bem confortáveis para você passar várias horas e não cansar de estar ali. Dessa maneira, invista em sofás, poltronas, bancos e redes, esses são itens-chave para essa área, permitindo que você e as outras pessoas descansem e aproveitem melhor seu tempo.

Móveis em tons de cinza em um ambiente externo

Por ser uma área externa, os itens de madeira são os mais escolhidos, pois dão um visual muito mais charmoso e quente ao ambiente, deixando-o com um aspecto mais natural. Então, não se esqueça de passar o impermeabilizante em todas as peças desse material para a durabilidade ser maior!

Na hora de montar seus móveis, decorar a área e talvez utilizar uma furadeira, recomendamos essa leitura: 4 Dicas de Como Escolher Uma Furadeira!

5. Reserve uma parte para refeições

Para deixar sua área com mais funções, ter uma mesa para as refeições é uma boa opção. Com isso, você vai poder fazer qualquer refeição que queira, desde um café da manhã até um jantar. Afinal, nada melhor do que aproveitar esses momentos de lazer comendo bem, não é verdade?

6. Construa ou compre uma churrasqueira

Caso você escolha fazer uma área de refeições, adicionar uma churrasqueira e acessórios para churrasco pode complementar o espaço e permitir que você faça algumas preparações mais gostosas. Não precisa ser algo grande e muito espaçoso, pode ser algo simples e pequeno, como um modelo portátil.

Família em volta da churrasqueira

7. Tenha um espaço coberto

Na sua área de lazer, o ideal é que você tenha o espaço aberto, mas não se esqueça de um local coberto, principalmente para fazer suas refeições e utilizar a churrasqueira.

Essa é uma parte essencial para os dias com muito sol, para não ficar todo o tempo no sol e para aquelas pancadas de chuva inesperadas, que precisamos sair correndo, mas ainda queremos aproveitar.

Ambiente externo com espaço coberto

Viu só? Esse é um ótimo ambiente que você pode dar mais atenção e trabalhar para deixá-lo com sua cara para aproveitar e vivenciar e guardar vários momentos agradáveis, sozinho, com amigos e familiares!

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Dutra você encontra mais dicas sobre decorações, além de conferir temas super úteis quando o assunto é reforma. Ah, e não deixe de ler como calcular metro quadrado. Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.