São Paulo
April 24, 2024
Como tirar parafuso espanado de maneira prática? 6 dicas!
Manutenção e mecânica

Como tirar parafuso espanado de maneira prática? 6 dicas!

maio 11, 2023

Na hora de montar móveis e trabalhar com bricolagem e outros serviços manuais que necessitam de ferramentas, é importante saber como fazer tudo certinho para não acabar prejudicando alguma parte do móvel, da montagem, entre outras coisas.

Mas e quando esse serviço não pode ser realizado da melhor maneira? Por exemplo, saber como tirar parafuso espanado é importante, afinal, quando ele está assim, é complicado para retirá-lo. No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse caso.

É por isso que a Dutra Máquinas está aqui hoje, acompanhe o passo a passo fácil para que você possa fazer isso sem problemas. Vamos lá!

Parafuso espanado: o que é? Por que acontece?

O parafuso espanado nada mais é do que quando a peça fica com a cabeça sem aderência, ou seja, sem a capacidade de colocar uma furadeira ou chave de fenda e encaixar para retirá-lo da madeira ou de outra superfície. Nesse caso, isso torna muito mais difícil de desparafusar, às vezes, até impossível sem estragar a parede ou a superfície.

Isso pode acontecer devido ao manuseio errado do parafuso ou uso da chave incorreta, assim o desgaste acontece quando você tenta desparafusar. Por isso, tentar tirar parafuso com a chave errada, com faca ou qualquer outra coisa não é indicado.

Passo a passo simples para tirar um parafuso espanado

Se você precisa tirar um parafuso espanado com urgência, há dicas simples que pode usar e que, muitas vezes, podem te salvar em situação de aperto. Elas são:

1. Use um alicate

Esse passo a passo é para aqueles parafusos que não estão totalmente enterrados e ainda há uma salvação. Se você não consegue desrosquear, pegue o seu alicate e prenda o parafuso de maneira firme. Então, pressione e vá girando lentamente, tomando cuidado para não estragar a superfície em que ele está parafusado, de maneira até que ele saia.

Homem utilizando alicate com luva na mão

2. Pegue um elástico

O passo a passo com elástico é para quando o parafuso ainda tem uma pequena parte que dá para colocar a chave de fenda. Nessa hora, insira o elástico nessa parte, em seguida, insira a ponta da chave de fenda no parafuso e aplique força firme e constante para solta-lo, girando-a no sentido anti-horário de maneira lenta e controla.

Parafuso empenado e elástico e chave philips para remover o parafuso

3. Escolha outra chave

Essa pode ser uma boa alternativa para retirar um parafuso espanado. Se a cabeça do parafuso usa uma chave phillips, por exemplo, você pode tentar usar a chave lisa. Basta inserir a chave na cabeça do parafuso e desrosquear firmemente. Essa técnica tem grandes chances de sucesso se for combinada com o passo a passo do elástico.

Chave philips sendo utilizada para retirar o parafuso

4. Utilize um extrator de parafuso

O extrator de parafuso é muito útil para remover aqueles que estão quebrados, mas também pode ajudar com os que estão espanados. Pegue a furadeira e, com a broca específica de metais, faça um furo, depois é só inserir o extrator e removê-lo.

Imagem de uma parafusadeira

Mas não use muita força e faça com cuidado, um parafuso quebrado é pior do que o espanado, principalmente se considerar onde ele está inserido (algo que não pode estragar).

5. Esquente o parafuso

Uma boa maneira de tirar um parafuso sem estragar o material ao redor dele, é aquecendo-o. Com uma tocha de propano ou uma pistola de calor, aqueça o parafuso com cuidado, evitando o seu superaquecimento, e então espere-o esfriar.

Coloque uma gota de água e, depois de frio, tente retirá-lo. Isso facilita a remoção por causa da expansão do metal com o calor – é ainda mais fácil quando o parafuso foi fixado com algo que cola.

6. Prenda uma porca no parafuso

Essa é uma opção adicional que pode funcionar. Você pega uma porca e a prende usando epóxi, desde que ela consiga se encaixar bem à cabeça do parafuso. Após curado, conforme diz a embalagem, pegue a porca e gire, pode usar uma chave de soquete. Faça com força até que solte!

Essas são as dicas mais práticas para remover aquele parafuso espanado chato que causou dor de cabeça. Lembre-se de fazer tudo com segurança mesmo se você tiver um pouco de experiência ao lidar com ferramentas, afinal sempre pode acontecer algo quando não se presta atenção, certo? Utilize Equipamentos de Proteção Individual se for necessário!

Se nenhuma dessas dicas de como tirar parafuso espanado funcionar, você deve, então, procurar a ajuda de um profissional, eles sempre saberão a melhor maneira de fazer sem que estrague a peça em que o parafuso espanado está. É algo que incomoda e pode causar dores de cabeça, mas para tudo existe um jeito!

E se você é um profissional que está passando por aqui e conhece outra dica, conte para nós nos comentários! Aqui no blog da Dutra Máquinas, os conteúdos são diversos, sobre ferramentas, macetes do dia a dia que te ajudam a consertar algo, bricolagem e muito mais, então não deixe de nos acompanhar se algum desses assuntos for de seu interesse.

Nos vemos no próximo post, até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.