São Paulo
May 22, 2024
12 Tipos de alicate e suas funções: saiba quando usar
Máquinas e Ferramentas

12 Tipos de alicate e suas funções: saiba quando usar

fev 8, 2022

No mundo das ferramentas constantemente nos deparamos com uma série de modelos com múltiplas funcionalidades, sendo quase inevitável não ficar perdido em alguns momentos.

Você já precisou usar um alicate para alguma tarefa, e ele simplesmente não funcionou? Possivelmente, você não soube escolher o alicate ideal para o seu objetivo. Existem diferentes tipos de alicates, e cada possui uma finalidade, como: cortar, apertar e entortar.

Neste post vamos te mostras os 12 principais tipos de alicate e suas funções, além de outras informações que vão contribuir para o uso dessas ferramentas. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Alicate universal

O alicate universal — ou alicate de eletricista — é o tipo de alicate mais comum que encontramos nas oficinas. No geral, possibilita cortar fiações e apertar porcas e parafusos com a parte abaulada.

Seja para segurar ou apertar algo, esse é um tipo de alicate é bastante competente. Ah, além de, como o próprio nome diz, ser uma das ferramentas essenciais para um eletricista!

2. Alicate de corte de fio

Embora o alicate universal seja muito usado para cortar fiações, temos alicates específicos para o corte de fios. O que os diferencia um do outro é a especialidade de fios que atendem.

Por exemplo, há alicates de corte horizontal, melhores para fios mais duros e grossos, enquanto os alicates de corte lateral desempenham melhor em fios mais moles.

São detalhes que fazem uma enorme diferença na hora da compra. Então, lembre-se de pesquisar e conhecer o tipo de ferramenta e suas características.

3. Alicate de bico

O alicate de bico é facilmente reconhecido devido à sua ponta fina, o que é excelente para situações mais delicadas.

Esse tipo de alicate é perfeito para atividades mecânicas e elétricas, seja na hora do corte de cabos ou para apertar porcas em regiões onde o acesso não é facilitado.

Além disso, esse tipo de alicate também serve para algumas tarefas de bricolagem!

4. Alicate bico de papagaio

Se precisa de um alicate para atividades hidráulicas, o melhor é o alicate bico de papagaio.

Usado para o conserto de torneiras, tubulações e canos ligados à rede de esgoto, esse tipo de alicate também é um facilitador na hora de apertar porcas maiores. O conhecemos ainda por alicate bomba d’água.

5. Alicate de pressão

A grande característica do alicate de pressão é se fechar totalmente quando apertado, daí vem o seu nome.

Muito versátil, ele é utilizado não só para segurar, mas também para pressionar objetos e superfícies e desapertar porcas.

Existem diferentes modelos de alicate de pressão, como o de bico longo, que serve mais para firmar alguns objetos de ângulos mais problemáticos, e o modelo de alicate em U — que cai entre nós, tem um visual um tanto quanto excêntrico — e serve para prender chapas de superfície fina umas nas outras.

6. Torquesa

Torquesa, torquês ou truquesa (como preferir) é um alicate recomendado para serviços azulejistas.

Alicate Torquesa de cor azul - Dutra Máquinas
Alicate Torquesa

Suas pontas podem ser constantemente afiadas para cortar azulejos e porcelanato para que possam caber nas superfícies.

Além disso, são ótimos tipos de alicate para o corte de pastilhas em formatos e tamanhos diferentes, corte de vergalhões e até mesmo amarração em concreto, o que é extremamente útil na construção civil.

7. Grifo

O alicate de grifo é um tipo de alicate ótimo para ações hidráulicas, pode ser regulado para servir a registros, torneiras e canos a fim de apertá-los ou despertá-los. Aliás, é uma ótima ferramenta para utilizar em porcas e parafusos quadrados ou sextavados.

Para poder comprar a ferramenta do grifo, é importante que você se atente ao diâmetro dela, que pode variar entre 6 a 60″. Sendo de 18,24 e 36″ as mais comuns.

Além dos diâmetros, a chave grifo pode ser encontrada nos modelos Americana, Stillson e Sueca.

8. Alicate travador de serrote

Esse tipo de alicate que serve para atravancar os dentes do serrote, ou seja, para virá-los no sentido correto. Assim que colocado no dente do serrote, ele te dá o aperto necessário para dobrar o dente do serrote, sem o perigo de quebrar.

9. Alicate fazendeiro

Um modelo multifuncional e usado para todo o tipo de trabalho na fazenda, como a remoção de pregos, torção de arame farpado e até mesmo para martelar grampos.

Muitas pessoas só conhecem a sua função de corte, mas o alicate de fazendeiro também é excelente como um martelo.

10. Alicate rebitador

Outro tipo de alicate bastante utilizado e serviços mecânicos e de construção civil é o alicate rebitador.

Sua criação se deu a partir da necessidade de unir, por meio de um rebite metálico, dois componentes de diferentes tamanhos e materiais.

Embora possuam grandes tamanhos, são bem leves e articulados para trabalhos mais intensivos com esforço reduzido.

No momento da compra, é possível encontrar diferentes modelos, como:

  • Alavanca: melhor usado em rebites de alumínio e aço;
  • Sanfona: possui uma configuração articulada e é melhor para a fixação de rebites em peças de aço e alumínio;
  • De rosca: mais resistente e se adequa facilmente à espessura da chapa em aço ou alumínio.

E se você está tendo problemas com peças espanadas, confira o nosso post sobre como tirar parafuso espanado de maneira prática!

11. Alicate amperímetro

Você encontra este tipo de alicate na caixa de ferramentas de todo eletricista, afinal, o alicate amperímetro é essencial para trabalhos elétricos, por exemplo, na instalação de tomadas, considerando que auxiliam na mensuração da corrente elétrica com segurança.

Além disso, pode ser utilizado para medir a tensão de uma corrente elétrica e a resistência de um dado circuito e fazer testes de continuidade.

12. Alicate crimpador

Um tipo de alicate fundamental para os serviços em redes telefônicas e de informática, sendo útil no momento de desencapar cabos e fios elétricos de maneira rápida, prática e segura.

Detalhe de Alicate crimpador cabo vermelho
Alicate crimpador

A crimpagem nada mais é do que moldar a superfície de algum objeto. Então, nesse caso, o alicate molda a superfície dos cabos de rede.

Para o que serve o alicate?

O alicate é um tipo de ferramenta básica para se ter em casa, já que o seu uso é indispensável e tem grande serventia em várias situações domésticas imprevisíveis, como uma torneira que espanou e não fecha mais.

De modo geral, o alicate serve para cortar, apertar, dobrar e até mesmo segurar objetos, dentre eles: fios, chapas e parafusos.

É extremamente importante que você saiba o tipo de trabalho que está realizando e tenha o alicate certo para aquela execução.

Existe um material específico para poder usar o alicate?

Existem tipos de alicate que podem ser usados em uma variedade de materiais, como metal, plástico, fios elétricos e até cabos.

Lembrando que para garantir a sua segurança durante o uso, é importante pesquisar sobre a finalidade específica do alicate que está em mãos. Além de tornar tudo mais seguro, isso também deixará o processo mais rápido e prático.

Saiba como manter o seu alicate em boas condições!

Alicates são ferramentas multifuncionais, e por isso, manter sua preservação é crucial para que eles durem por mais tempo, te auxiliando nos seus trabalhos e reparos dia a dia. Para isso, evite:

  • Usar o alicate em objetos com altas temperaturas, pois isso pode influenciar na dureza do aço e causar danos dos componentes;
  • Alterar o comprimento dos cabos dos alicates, já que a cabeça da ferramenta pode acabar quebrando com sua força excessiva.

Conhecendo os diferentes tipos de alicate, fica fácil escolher o melhor para as suas necessidades do dia a dia.

Se gostou do nosso post, que tal aprender como fazer reparos domiciliares? Confira os conteúdos exclusivos da Dutra Máquinas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.