São Paulo
March 28, 2024
Ferramentas Básicas Que Você Sempre Deve Ter Em Sua Casa!
Máquinas e Ferramentas

Ferramentas Básicas Que Você Sempre Deve Ter Em Sua Casa!

jan 29, 2014

Existe uma série de ferramentas essenciais para o uso doméstico. São apetrechos básicos, mas que podem salvar o dia quando uma situação urgente aparece.

Aquele conserto rápido, aquele prego que saiu do lugar, aquela torneira que precisa trocar… Todas são situações corriqueiras, mas que sem o instrumento certo podem se tornar uma dor de cabeça.

Além disso, ter um bom kit em casa também significa economia, já queé possível realizar reparos que em muitos casos exigiriam a contratação de um profissional.

Venha conhecer as ferramentas básicas para adquirir e entenda como elas podem te auxiliar no dia a dia em casa.

11 ferramentas essenciais para ter em casa

Existem diversos tipos de ferramentas manuais e elétricas, e investir em algumas delas vale muito a pena para quem deseja poupar tempo e principalmente esforço em reparos domésticos.

Separamos uma lista com as essenciais para você ter em casa:

1. Alicate

Alicates são instrumentos universais. Podem estar disponíveis em qualquer casa e seu uso doméstico é bastante variado, sendo utilizados para:

  • Torcer;
  • Agarrar objetos com firmeza;
  • Entortar;
  • Cortar;
  • Desencapar fios;
  • Puxar;
  • Quebrar.

Seu formato permite que o usuário pegue objetos com firmeza, e, a partir daí, todo o seu uso é derivado. Pode ser utilizado para puxar algo que está emperrado, entortar um item de ferro ou até ajudar no manuseio de algo quente.

2. Martelo

Martelos são como alicates, existem em todo lar! Eles são utilizados basicamente para martelar pregos, mas também podem ser usados para bater em objetos que são mais “teimosos”, como o pé de uma mesa, ou para colocar no lugar uma peça que não queira encaixar. Também são muito úteis na montagem de móveis

Imagem de um martelo com o cabo amarelo

Seu uso ideal é focado em aplicar pregos, mas sua cabeça possui também um dispositivo desenvolvido para removê-los. Sendo assim, faz muito sentido investir em um martelo para ter à disposição na caixa de ferramentas, já que é bem provável que um dia você vá precisar dele.

3. Lanterna

Lanternas não são ferramentas, mas ainda assim são equipamentos essenciais que qualquer um faria bem em manter por perto. Muito úteis para acessar cantos escuros, em lugares mal iluminados ou que sequer têm possibilidade de alcance de luz elétrica.

Imagem de uma lanterna

São itens necessários para enxergar embaixo de armários, fogões, geladeiras, camas, e também para uma visualização mais adequada no interior de um objeto. Muitas vezes ao tentar consertar um equipamento grande, como o motor de um carro, precisamos de uma lanterna para ver melhor o que estamos fazendo.

4. Parafusadeira

A parafusadeira é uma ferramenta muito útil para quem quer poupar tempo e esforço em montagens e manutenções. Isso porque elas são mais rápidas e precisas do que as chaves de fenda e philips, já que são elétricas e dispensam tanta energia mecânica.

Imagem de uma parafusadeira amarela

Ela é muito útil para quem precisa montar móveis, desmontar ou fazer reparos em casa, por exemplo. Nesse sentido, também pode ser muito bem-vinda para quem está fazendo mudança.

5. Estilete

Estiletes não são apenas um tipo de faca mais leve. O seu formato permite um corte muito mais preciso, e sua lâmina é mais afiada que as tesouras.

Imagem de um estilete vermelho

São as melhores ferramentas de corte para ter em sua caixa de ferramentas, já que funcionam muito bem com diversos tipos de materiais, como papel, papelão, isopor, plástico, tecido e mais.

6. Trena

A trena é um daqueles objetos que só demos falta quando não temos, e é o meio mais exato para realizar medições em casa. Por isso são objetos especiais, utilizados para tirar dúvidas em relação a espaços e comprimentos.

Imagem de uma trena

Está de olho em uma mesa nova e não sabe se vai caber no escritório? Precisa da trena. Quer comprar uma TV maior, mas não sabe se cabe no raque? Também precisa da trena! São objetos que salvam nossa pele em situações específicas quando o assunto é espaço.

7. Fita isolante

Assim como a lanterna, a fita isolante com certeza não é uma ferramenta. Mas ainda assim é muito ligada a um kit de ferramenta básico. Fitas isolantes não são a melhor maneira de colar e grudar partes isoladas, mas é a mais segura quando estamos lidando com eletricidade.

Imagem de uma fita isolante

Para encapar fios e realizar reparos em cabos, a fita é a maneira mais correta e segura. Como seu nome deixa claro, ela consegue isolar a eletricidade e evitar acidentes com cabos que estão lascando e ficando expostos.

8. Serrote

O serrote é uma lâmina de ferro grande com dentes que facilitam cortar madeiras e objetos robustos. Sua lâmina é mais obtusa do que a maioria de outros objetos cortantes, mas o instrumento não é feito para ser afiado e sim para cortar peças grandes e duras.

Homem utilizando um serrote cortando um pedaço de madeira

9. Arco de serra

Parecido com o serrote, o arco de serra também é uma lâmina com dentes, porém é muito mais pequena e afiada, pode cortar até mesmo ferro. São instrumentos úteis para cortar cadeados emperrados, parafusos muito grandes e outros objetos duros e grossos que são quase inquebráveis.

Imagem de um arco de serra

10. Chaves dos mais variados tipos

As chaves são ferramentas utilizadas para acessar parafusos. Elas existem aos montes, com diferentes formatos, tamanhos e tipos. São úteis para abrir e fechar objetos montados utilizando parafusos, montar móveis, desmontar equipamentos, realizar manutenção em veículos, bicicletas, montar computadores.

Seu uso é bem variado, mas seu formato também. Parafusos e outras peças que funcionam de maneira parecida, sendo “apertados” e rosqueados, costumam ter diferentes formatos e tamanhos, logo suas chaves também. Entre os principais tipos estão:

  • Chaves philips;
  • Chaves de fenda;
  • Chaves allen;
  • Chave de boca;
  • Chave combinada.

Cada uma tem seu uso específico e é muito útil ter em casa essas ferramentas com todas suas variações.

11. Escadas

Uma escada móvel é um instrumento que ajuda qualquer um em casa. Útil para pequenos reparos domésticos, como conseguir acessar um fio no alto, trocar um chuveiro, uma lâmpada, acessar uma área mais alta, mas também é prática para outras situações. 

Escadas também ajudam a limpar lugares altos, pegar itens que estão suspensos, entre outras tarefas.

O que precisa ter em um kit de ferramentas?

Os itens que colocamos aqui são ótimos para ter em casa. Portanto, se o seu objetivo for montar um kit de ferramentas, pode começar apostando nessa lista.

Se você ainda não possui nenhum desses equipamentos, vale a pena começar com as ferramentas manuais, como a chave de fenda, o martelo e o alicate universal. Para saber mais, confira o nosso post: “Kit Básico de ferramentas: saiba qual é o ideal para ter em casa“.

E na hora de compor seu kit, prefira produtos que sejam de qualidade, para que você possa tê-los por bastante tempo funcionando da melhor forma. Seguindo essas dicas, você consegue ter tudo que precisa para não ficar na mão no dia a dia em casa.

Esperamos ter ajudado!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.