São Paulo
April 24, 2024
Passo a passo fácil de como envernizar madeira
Manutenção e mecânica

Passo a passo fácil de como envernizar madeira

fev 15, 2022

A verdade é que, sem uma barreira de proteção, os projetos de madeira podem facilmente sofrer com as ações adversas de tempo e clima. E aí já viu: aquele trabalho que você focou grandes esforços e tempo pode vir a se deteriorar rapidamente.

Nesse sentido, não tem jeito, é preciso entregar um pouquinho mais de esforço no projeto e aplicar um verniz de qualidade para assegurar o seu tempo de vida. Pensando em te auxiliar nesse processo, hoje trouxemos dicas para você aprender a como envernizar madeira de forma efetiva. Vamos lá?

Saiba como envernizar madeira em 5 passos

Se você que não sabe como envernizar madeira, confira os seguintes passos:

1. Arrume o local onde você irá trabalhar

Inicialmente, você precisa dos materiais corretos para todo o processo de envernizar a madeira e vão ajudar tornar essa atividade mais simples.

Então, já pode ir separando um pano limpo, lixas (n.º80 e n.º120), solvente, fita crepe, jornal velho e par de luvas.

Já para o pincel, o melhor é escolher aqueles com pelos naturais, pois eles não deixam o acabamento da madeira com tantas imperfeições. Escolha um pincel novo, ou pelo menos algum que esteja limpo e seco.

Agora que tem os materiais em mão, basta arrumar o local onde você irá trabalhar. Proteja a mesa, chão, parede e tudo o que estará ao redor de onde será aplicado o verniz na madeira.

2. Lixe a superfície da madeira

A regra de ouro para a aplicação de um verniz de madeira é: analisar se a superfície em que será aplicada está limpa e lisa, ou seja, é preciso que a madeira já esteja completamente lixada.

Se ela não estiver lixada, é importante que você comece lixando a superfície com uma lixa grossa, a n.º80. Depois, para dar um bom acabamento para a peça de madeira, use uma lixa fina, de n.º120. Lembre-se de alisar no sentido da fibra, para não arranhar e nem amassar a superfície.

Caso esteja fazendo um trabalho que precise de mais velocidade nos acabamentos, a lixadeira roto orbital pode ser uma boa ideia. Confira o nosso post sobre como usar lixadeira roto orbital!

3. Limpe o móvel por completo

Pegue o seu pano úmido e limpe a superfície da madeira, retirando todo o pó e poeira da lixação. Espere a madeira secar por completo, de preferência em um local seco e coberto.

Pessoa utilizando luva e borrifando líquido em corrimão de madeira
Limpando madeira

4. Utilize uma mescla de selante e verniz na madeira

Seja para um pequeno pedaço ou na construção de um móvel, antes de envernizar a madeira, é importante aplicar uma combinação de selante com verniz.

Use um verniz novo para essa mistura. É provável que, ao usar um verniz velho e guardado por um bom tempo, ele cause bolhas e outros tipos de detritos que causem danos a madeira.

Você pode conferir se o verniz está bom aplicando uma pequena quantidade em outro pedaço de madeira e esperar secar para ver o resultado.

Pessoa usando um pincel e passando verniz em móvel de madeira
Aplicação de selante em móvel de madeira

Para fazer a mistura é simples: coloque o verniz no selante e mexa bem devagar, para evitar que a mistura forme bolhas. É importante que a receita seja 75% verniz e 25% selante. Após aplicar o selante, deixe a peça de madeira secar por, pelo menos, um dia.

5. Aplique o verniz definitivo

Agora que o selante está seco, é hora de envernizar a madeira. Mas antes, lixe novamente toda a superfície do móvel com uma lixa fina, podendo ser a n.º 120 ou uma 160.

Depois de lixar, aplique a primeira demão na madeira e deixe secar. Lixe de novo e passe a segunda demão. Você pode aplicar entre duas e três camadas para ter um bom acabamento.

Agora com tudo seco, você pode usar um pincel seco para nivelar o acabamento da madeira, tirando todo o excesso nas bordas.

Homem aplicando verniz em definitivo utilizando pincel em móvel de madeira
Aplicação de verniz definitivo

Ah, e depois da última demão, nada de lixar a madeira, hein?

Você também pode se interessar por: Como restaurar mesa de madeira lascada!


Tem como envernizar madeira que já foi envernizada antes?

Sim. O processo é quase semelhante, a única coisa que você irá precisar é de um removedor de verniz. Esse removedor pode ser utilizando na madeira com um pincel.

Aos poucos, o verniz antigo irá começar se soltar da madeira, e assim você poderá retirá-lo, de preferência com algum objeto que não danifique a madeira.

Detalhe de pincel sendo passado em móvel de madeira para aplicação de verniz
Aplicação de verniz

E depois de retirar o verniz, lixe a madeira para retirar algumas imperfeições e até mesmo brilhos. Em seguida, limpe a madeira com um pano úmido e espere secar.

Agora, é só repetir todos os passos citados acima para envernizar a madeira.

Qual o melhor tipo de verniz para madeira?

Existem diferentes tipos de verniz para madeira, e o melhor vai muito do tipo de acabamento que você quer dar na madeira. Você pode encontrar os seguintes tipos de verniz:

  • Verniz acrílico: para a primeira vez de quem está envernizando a madeira, o verniz acrílico é uma ótima escolha. Esse tipo de verniz consegue ser aplicado, além da madeira, em peças de fibrocimento, telhas de barro, paredes revestidas com tintas PVA e em superfícies de concreto;
  • Verniz com filtro solar: esse tipo de verniz permite que a madeira ou o móvel tenha mais resistência contra os raios ultravioletas do sol. Se pretende envernizar janelas, portas e móveis de área externa, essa é uma ótima opção!
  • Verniz marítimo: uma boa escolha para dar acabamento em superfícies que estão constantemente em contato com umidade, como terraços, área de lazer e decks;
  • Verniz sem cheiro: esse já é mais indicado para quem tem algum tipo de alergia ou para uma aplicação feita em área fechada. Tem uma secagem super veloz e conta com base d’água.
  • Verniz tingidor: como o próprio nome já diz, o verniz tingidor serve não somente para proteger, mas para devolver a cor das superfícies que, pela ação do tempo, tenham sofrido algum desbotamento de cor;
  • Verniz hidrorepelente: se o seu móvel será alocado em um ambiente que receberá umidade tal qual um banheiro, o melhor mesmo é usar um verniz hidrorepelente, isso porque o produto é capaz de inibir que a madeira absorva umidade e inche, comprometendo assim a sua durabilidade.

É preciso dar quantas demãos de verniz na madeira?

Vai depender muito de onde a peça de madeira envernizada irá ficar. Em ambientes externos, você pode dar entre 4 a 5 demãos. Já para ambientes internos, dar de 2 a 4 demãos é o suficiente.

Leia também: Como lixar madeira? Dicas práticas e eficazes!

Agora que você já sabe como envernizar madeira, se gostou das nossas dicas e pretende aplicá-las, explore o nosso blog e encontre diversos conteúdos sobre trabalhos com madeira, além de conteúdos sobre construção e reforma, decoração, manutenção e mecânica para que você possa aperfeiçoar ainda mais as suas técnicas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.