São Paulo
April 19, 2024
Lixadeira roto orbital: entenda o que é, como usar e dicas
Máquinas e Ferramentas

Lixadeira roto orbital: entenda o que é, como usar e dicas

abr 3, 2024

As lixadeiras orbitais e roto orbitais são ferramentas úteis e utilizadas em diferentes setores, como construção civil, mecânica de automóveis, marcenaria, serralheria e funilaria. Basicamente, a principal função de ambas é lixar e dar um acabamento aperfeiçoado em superfícies, mas elas têm diferenças que mudam sua utilidade.

Neste artigo, apresentaremos um guia sobre essas ferramentas, abordando sua funcionalidade e como usá-la de forma adequada. Continue sua leitura e aprenda a diferença entre os dois modelos e quais setores são adequados para usar os equipamentos!

O que é lixadeira roto orbital?

A lixadeira roto orbital é um tipo de lixadeira superior ao modelo básico. Sua principal função é realizar o lixamento de superfícies diversas com mais precisão. Seu diferencial está nos recursos extras que a tornam um aparelho mais completo que os comuns.

Para trabalhos que exigem um aspecto estético mais caprichoso, lixar é parte essencial do processo. E em materiais como madeira e ferro que apresentam superfícies com ranhuras, saliências e marcas que devem ser atenuadas ou retiradas, essas lixadeiras conseguem dar conta tranquilamente.

Tanto a lixadeira roto quanto a normal são aparelhos eletrônicos e funcionam ligados a uma fonte de energia elétrica. Existem versões do equipamento que usam tomadas e outras que utilizam bateria. Mas o processo de funcionamento no geral é o mesmo.

Pessoa usando luvas e manuseando lixadeira roto orbital em pedaço de madeira
Lixadeira Roto Orbital

São objetos pequenos que podem ser carregados com uma mão e isso faz deles fáceis de armazenar e transportar, o que torna mais prática a vida de quem trabalha com lixadeiras.

Como funciona a lixadeira roto orbital?

Para lixar, esses aparelhos têm uma superfície em que é encaixada uma lixa, numa superfície móvel, e por meio da eletricidade ela faz movimentos rápidos que vão lixando o material de forma automática.

Os movimentos da lixadeira são rápidos, mas não muito fortes, isso para não danificar o objeto que está sendo trabalhado. Mas exige um certo cuidado do profissional que deve se atentar para não demorar com a aplicação do aparelho em certas áreas.

Homem lixando madeira usando lixadeira roto orbital
Pessoa usando lixadeira roto orbital

Como usar lixadeira roto orbital?

O primeiro passo para usar a lixadeira roto orbital é ler o manual de instruções do aparelho, assim o usuário saberá como ligar, como instalar a lixa e outras informações a respeito do dispositivo.

Detalhe de lixadeira roto orbital em cima de pedaço de madeira trabalhada
Como usar a lixadeira

Por se tratar de uma lixadeira com funções mais avançadas que o modelo básico, é mais complexa de ser manuseada, reforçando a necessidade de ler o manual de instruções. Instalada a lixa na máquina e sabendo como ligá-la, o trabalho já pode ser iniciado sem problemas!

Mas é importante que a lixa seja colocada suavemente no objeto que será lixado, sem estar ligada. Após encostar, basta ligar o aparelho e passar a lixa pela superfície, alternando a pressão e força de área em área para obter o resultado desejado.

Estar com a lixadeira bem alinhada é essencial, assim não há desnível no lixamento. Tomando cuidado com esses pontos e outros que indicaremos, você pode ter certeza de que está usando sua roto orbital muito bem!

Qual a diferença entre lixadeira orbital e roto-orbital?

Aqueles que nunca viram ou utilizaram uma roto orbital devem estar se perguntando qual sua diferença em relação ao modelo básico. Adiantando que são muitas e, na maioria, essas características fazem desses modelos os melhores.

A roto orbital é um upgrade da lixadeira. Começando pela semelhança mais básica e essencial: a forma de lixar! A lixadeira comum faz um movimento conhecido como oscilação, em que sua lixa oscila de um lado para o outro enquanto passa pelo objeto.

Já a roto orbital, além de oscilar, faz um movimento de rotação lixando de forma mais completa e ampla. Para profissionais que precisam produzir peças com um lixamento fino, o uso da roto orbital é o mais aconselhável.

As diferenças não param por aí: a área de lixamento da roto orbital é maior do que a da lixadeira comum. Sendo que a segunda produz um movimento em sua área de impacto que varia de 1,5 milímetros de espessura, enquanto a roto orbital produz 2,5 milímetros.

Para quem utiliza a lixadeira de modo doméstico, essa diferença parece irrisória, mas para profissionais é um número bastante razoável.

A lixadeira comum também utiliza a lixa que costumamos encontrar a granel em lojas de materiais para construção e seu uso é bem simples. Para usar na lixadeira comum, cortamos a lixa em formato quadrado e encaixamos no aparelho.

Já a orbital tem sua própria lixa, em formato redondo, encaixada de maneira mais simples nos pregadores. E por fim, vamos às funções que a roto orbital tem e que a lixadeira comum não tem e que trazem vantagens ao lixamento. A roto conta com as seguintes funções extras:

Homem usando a lixadeira roto orbital em em pedaço de madeira em cima de mesa
Diferença da lixadeira roto orbital
  • Controle de velocidade;
  • Sugador de pó;
  • Pregadores de lixa.

Funcionalidades adicionais que podem ser importantes para o usuário doméstico. Também é importante lembrar que a roto orbital é mais cara, chegando a custar até duas vezes mais do que a comum — um valor aceitável pelos extras oferecidos pela ferramenta.

9 dicas de como usar lixadeira

Para quaisquer aparelhos, principalmente em construção, existem dicas que podem facilitar o uso, a segurança de quem os opera e a durabilidade de sua vida útil. Portanto, separamos algumas dicas de uso da lixadeira comum e da lixadeira roto para um lixamento perfeito!

1. Segurança em primeiro lugar

Sempre utilize as lixadeiras com o EPI — Equipamento de Proteção Individual. Use avental, viseiras, óculos e luvas, tudo para evitar qualquer acidente com a lixadeira e com os resíduos que o lixamento produz, que podem ser nocivos à saúde.

2. Mantenha o pulso firme e equilibrado

O movimento da lixadeira pode acabar arrastando o seu pulso para um lugar que você não deseja. Então mantenha o foco com suas mãos sempre firmes, realizando o movimento de maneira correta, mantendo o equilíbrio do aparelho.

Você também pode se interessar por: veja qual a diferença entre esmerilhadeira e lixadeira

3. Avalie o modelo antes de comprar

Não se guie pelo menor preço, pois há muito mais o que se observar antes de optar pelo modelo adequado de lixadeira. Verifique se ela vem com todas as funções que você precisa, se é ou não roto-orbital e até mesmo o seu formato.

Prefira ainda as lixadeiras com formato mais ergonômico para evitar dores e lesões devido ao uso prolongado do aparelho.

4. Cuidado com as extremidades

Nunca use as extremidades da lixadeira, exceto se souber muito bem o que está fazendo. Usar a ponta da lixa pode estragar o material e deformar a lixa.

5. Coletor de pó

Não se esqueça do coletor de pó caso sua lixadeira seja uma roto-orbital. O coletor de pó traz mais limpeza para o trabalho e produz um serviço muito mais limpo, sem resíduos que incomodam o usuário e o processo.

6. Mantenha a lixadeira bem lubrificada

Os mecanismos da lixadeira sofrem uma terrível tensão ao realizarem de maneira frenética e constante o mesmo movimento. Por isso, sempre que possível, lubrifique a parte interna responsável pelo movimento para evitar futuras manutenções da sua lixadeira.

7. Nunca encoste na lixa

A lixadeira é um objeto muito seguro, no geral. Mas não abuse da sorte: nada de encostar na lixa enquanto ela estiver ligada, pois isso pode causar acidentes e cortes profundos.

8. Cuidado com o ambiente

Usar a lixadeira exige um cuidado com o ambiente. O lixamento não deve ser feito em locais inadequados com produtos inflamáveis, perto de poças de água e muito menos deve estar com o fio desencapado. Procure um lugar aberto e arejado para lixar, se possível.

9. Armazenamento correto

Para evitar o desgaste da lixa quando parar de utilizá-la, guarde-a com o disco voltado para cima e em um local adequado. A lixa não deve ser pressionada contra uma superfície mesmo desligada.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha o ajudado a entender melhor sobre os tipos de lixadeiras para conseguir encontrar e comprar a ideal para suas atividades.

Agradecemos sua leitura e até o próximo conteúdo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.