São Paulo
July 25, 2024
Diferença entre esmerilhadeira e lixadeira
Máquinas e Ferramentas

Diferença entre esmerilhadeira e lixadeira

mar 26, 2024

No mundo da construção civil, é muito comum que exista o questionamento sobre a diferença entre esmerilhadeira e lixadeira. Afinal, ambos equipamentos costumam ser usados para questões semelhantes e, muitas vezes, o formato e estilo de uso também são parecidos.

Porém, por mais que existam essas semelhanças, as duas máquinas não são, de fato, utilizadas para a mesma função, cada uma possui funções específicas de funcionamento.

E é sobre essas diferenças que falaremos neste conteúdo: com informações essenciais para facilitar a hora de escolher qual das duas opções é o mais adequado para seus serviços. Confira!

Quais são as diferenças entre esmerilhadeiras e lixadeiras?

Existem muitas questões que podemos citar como diferenças entre as máquinas, que vão desde a sua função principal até o uso em si — além da segurança no uso de ambas, que deve ser um fator crucial na hora de escolher qual é a mais indicada para o seu trabalho. Assim, veja as principais diferenças:

Função

As esmerilhadeiras são projetadas para cortar, desbastar e polir diversos metais, enquanto as lixadeiras são usadas para, como o nome já diz, lixar as superfícies de madeira, plástico ou metais.

Movimento

As lixadeiras utilizam uma lixa que se move em linha reta ou em órbita para realizar seus trabalhos, enquanto as esmerilhadeiras possuem discos abrasivos que giram em alta velocidade para proporcionar cortes precisos e rápidos.

Tamanho

Enquanto as esmerilhadeiras geralmente têm um tamanho menor e são mais leves, o que as torna mais portáteis e fáceis de manusear, as lixadeiras são maiores e mais pesadas, sendo mais adequadas para trabalhos em grandes superfícies de fácil acesso.

Utilização

Por mais que muitos acreditem que ambas podem ser usadas para a mesma função, as esmerilhadeiras são mais comuns em aplicações industriais e de construção, como corte de metais, desbastes de soldas e polimento. Já as lixadeiras são mais frequentes em trabalhos de carpintaria e marcenaria.

Segurança

Provavelmente a principal diferença entre esmerilhadeira e lixadeira, é a primeira ser mais pesada, pode ser perigosa se usada de forma inapropriada, especialmente se o disco abrasivo se quebrar ou se o usuário não estiver usando equipamentos de segurança. Já a lixadeira, embora exija precauções, é considerada mais segura.

Todas essas questões são cruciais para entender a diferença entre as duas ferramentas, especialmente as funções de cada uma e como elas são usadas no ambiente de trabalho, que vamos nos aprofundar melhor a seguir!

Qual a função de uma esmerilhadeira?

A esmerilhadeira é uma ferramenta elétrica versátil usada para cortar, polir, dar acabamento e desbaste em diversos materiais mais duros, como metais, pedras, cerâmicas e concreto. Ela possui um motor elétrico que aciona um disco abrasivo, que gira em alta velocidade para realizar cortes precisos e rápidos nos mais variados tipos de superfícies.

No caso de cortes de metais, é usada para corte em ferro, aço inoxidável e alumínio, também prepara peças para soldagem ou cortar tubos de barras de metal. No desbaste, serve para remover excessos de materiais das superfícies metálicas, como soldas, rebarbas e óxidos.

Ainda é utilizada no polimento para dar um acabamento suave e brilhante nas superfícies que, além das metálicas, podem ser feitas com plástico ou pedra. Outro serviço em que ela pode ser muito usada é na madeira, para cortar e dar formas a peças não só desse material, como também ode concreto, pedras e tijolos, tornando-a útil em obras de construção civil.

Veja também qual é a melhor esmerilhadeira!

Qual a função de uma lixadeira?

Já na lixadeira, sua principal função é, em suma, lixar e dar acabamento em diversas superfícies de variados materiais, sobretudo madeira, plástico e alguns metais. Ela é uma ferramenta elétrica muito popular entre carpinteiros, marceneiros, pintores e outros profissionais.

Detalhe de lixadeira na cor preta com detalhe laranjado

Além do lixamento de superfícies, onde a lixadeira nivela os materiais para prepará-los para a aplicação de acabamento, como tinta ou verniz, pode ser usada para a remoção desses dois itens, permitindo que novas camadas sejam aplicadas nas superfícies lixadas.

Outro uso é para acabamento de cantos e bordas, sendo muito eficaz para que essas áreas tenham um acabamento uniforme e suave. Muitas vezes, inclusive, sendo mais curvados, algo que a potência da lixa pode realizar com rapidez e precisão.

Pode-se usar esmerilhadeira como lixadeira?

Por mais que exista uma diferença entre esmerilhadeira e lixadeira, a primeira pode, sim, ser usada com o intuito de lixar superfícies, mas é necessário analisar a situação. Pois, é preciso usar discos abrasivos adequados para esse serviço, além de tomar os cuidados necessários de segurança.

Esmerilhadeira angular 4.1/2" 670W rotação de 11.000 rpm - GWS 6-115 110V - dutra máquinas

É possível usar discos de lixa em uma esmerilhadeira, para realizar o trabalho em áreas menores ou difíceis de alcançar com uma lixadeira convencional. Algumas ainda possuem discos de flap, adequados para desbaste de superfícies em diferentes materiais, como aqueles que se usam lixadeiras, tipo madeira e plástico.

Contudo, vale destacar que essa ferramenta é mais agressiva do que a lixadeira, visto que é projetada para cortes rápidos e precisos. Por isso, utilizar uma máquina como esta para lixar pode ter um resultado menos preciso, além de produzir mais resíduos e poeira do que o costume.

Outro ponto é seguir as orientações do fabricante para evitar acidentes e adquirir os EPI’s necessários para esmerilhadeira, especialmente em um uso diferente para a ferramenta, que pode exigir mais habilidade do operador.

Pode cortar azulejo com esmerilhadeira?

Outra dúvida comum é a possibilidade de, se necessário, usar a ferramenta para cortar azulejo, e, sim, é possível. Também necessitando apenas de analisar com cuidado o disco usado no trabalho, muitas vezes sendo recomendado o uso de um disco de diamante.

Esse disco é projetado para cortar materiais mais duros como azulejos e cerâmicas, mas é importante lembrar que um corte com a ferramenta pode ser mais difícil e menos preciso, especialmente se o azulejo for um pouco menor. Portanto, o trabalho deve ser feito de forma lenta e firme, evitando que tanto o disco quanto o material saiam danificados no processo.

Conseguiu compreender a diferença entre essas duas máquinas? Deixei sua opinião aqui nos comentários e nos conte qual das duas opções você escolheu!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.