São Paulo
April 28, 2024
Saiba como restaurar mesa de madeira lascada
Faça você mesmo

Saiba como restaurar mesa de madeira lascada

fev 28, 2024

As mesas de madeira são uma peça clássica e atemporal de decoração que pode durar muitos anos se forem bem cuidadas. No entanto, com o tempo e o uso, elas podem acabar ficando lascadas e desgastadas.

Se você tem uma mesa de madeira lascada em casa, não precisa se preocupar em comprar uma nova. Com alguns cuidados e técnicas simples, você pode restaurar a sua mesa e deixá-la com uma aparência renovada. A boa notícia é que você mesmo(a) pode reformar a sua mesa lascada, de forma simples e usando ferramentas manuais.

Para te ajudar neste processo, separamos a lista de materiais necessários e o passo a passo de como realizar o conserto. Confira:

Materiais necessários para consertar desgastes na madeira:

Para a restauração da sua mesa de madeira lascada você irá precisar dos seguintes materiais:

Equipamentos de proteção individual
  • Pano, jornal ou plástico para colocar embaixo da mesa;
  • Luvas e óculos de proteção;
  • Removedor de tinta e verniz;
  • Espátula plástica lisa;
  • Lixa de granulação 120;
  • Lixa de granulação 220;
  • Verniz em spray natural;
  • Escurecedor para verniz e selador;

Para não colocar a qualidade da madeira em risco ou fazer com que ela sofra um novo desgaste, é necessário realizar todo o processo com calma. Antes de começar a reforma, certifique-se que está com tempo!

Passo a passo de como consertar a sua mesa de madeira lascada!

Com materiais em mãos e tempo reservado, chegou o momento de começar a nossa reforma. Vamos lá!

trena, óculos de proteção individual, espátulas e papéis manchados de tinta

Passo 1: Proteja o piso ou chão

Para manter o chão limpo, o primeiro passo será pôr debaixo da mesa um pano, plástico ou jornais. Se puder, leve a mesa para um local aberto. Caso não tenha este espaço, não tem problema e você pode deixar o móvel dentro de casa mesmo. Apenas se certifique que as janelas estejam abertas e o local ventilado.

Outro ponto importante, é ter cuidado para que crianças e animais não tenham contato com o móvel durante o processo, principalmente, após colocar os produtos químicos.

Passo 2: Passe o removedor de tinta ou verniz

Feito isso, limpe o móvel e aplique com um pincel o removedor de tinta ou verniz. Neste momento, é necessário usar luvas e óculos de proteção. Por se tratar de um produto químico, não pode entrar em contato com a pele humana!

O tempo para aguardar o removedor fazer efeito costuma ser de 10 a 20 minutos. De qualquer forma, atente-se aos sinais de enrugamento e bolhas na superfície da mesa.

Passo 3: Use a espátula plástica para retirar a tinta

Com a tinta ou verniz solto, é hora de usar a espátula plástica lisa para remover o acabamento. Não é possível usar espátulas e raspadores de ferro, ok? Este tipo de material vai arranhar a sua mesa e colocar em risco a qualidade da madeira.

O processo deve continuar até o momento que a tinta seja retirada por completo. Esta etapa costuma ser a mais demorada e também a que exige maior esforço. Caso tenha mais de uma espátula, convide alguém para te ajudar.

Para remover os resíduos dos cantos mais difíceis, mergulhe uma lã de aço no removedor e passe pela superfície da mesa – não esqueça de usar a luva de PVC.

Você também pode se interessar: Aprenda a tirar tinta da parede!

Passo 4: Lixe a superfície para a deixar uniforme

Entramos na etapa final da restauração e é hora de lixar a sua mesa de madeira! Indo ao sentido do veio, comece com a lixa de granulação 120. Ela será responsável por tirar o que ainda resta do acabamento. Depois, use a lixa de granulação 220 para uniformizar toda superfície e retirar o lascado do móvel.

Finalize esta etapa passando um pano molhado para retirar toda sujeira.

Conheça os principais tipos de lixadeiras.

Passo 5: Aplique a tinta verniz para finalizar

O quinto e último passo será aplicar a tinta. Para isso, recomendamos que você use o verniz em spray natural com o escurecedor para verniz e selador. Juntos, os produtos vão garantir que a sua mesa alcance o tom certo de madeira e fique com a aparência de um produto novo.

Ainda é possível escolher um tipo de acabamento para finalizar a etapa de pintura. Os produtos em óleo dão um excelente resultado, garantem brilho e realçam a beleza natural da madeira. Se você não sabe como usar o verniz da forma correta, não tem problema. Temos um post ensinando o passo a passo de como envernizar madeira. Confira!

Como dar uma cara nova a uma mesa de madeira antiga?

Para as mesas de madeira que não tem lascas, também é possível aproveitar este mesmo passo a passo. A diferença será na parte das lixas, porque neste caso não será preciso usá-las.

Espátulas, luvas, lixas e lascas em cima de madeira

Como o desejo é dar uma nova cara ao móvel, você pode inovar e cores na hora da pintura. A tendência do momento é deixar a base amadeirada e os pés em outro tom, como o branco ou verde musgo.

Gostou do passo a passo? Esperamos que ele tenha te ajudado a ter uma mesa novinha por aí. Até a próxima com mais conteúdos sobre ferramentas, dicas de concertos e mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.