São Paulo
July 21, 2024
Reforma de banheiro: o que trocar? Como fazer?
Construção e reforma

Reforma de banheiro: o que trocar? Como fazer?

fev 28, 2024

Seja em casas próprias ou alugadas, reformar um ambiente é um ótimo meio de deixá-lo com uma estética mais agradável. E as possibilidades aqui são infinitas: seja mudando radicalmente a composição do banheiro ou mesmo complementando seu atual estilo.

Se você está cogitando realizar uma reforma em seu banheiro e está em busca de dicas para inspirá-lo a deixar o ambiente com um novo conceito, veio ao lugar certo. Neste conteúdo, separamos diversas dicas para renovar seu lavabo, banheiro social ou mesmo banheiro de suíte. Veja abaixo:

Comece analisando o banheiro de forma geral

Antes de colocar a mão na massa, é preciso adotar todo um planejamento do que será feito no espaço. Por isso, é importante que você analise o banheiro de forma geral e destaque os pontos que mais o incomodam e que precisam de uma reforma.

Com isso, você saberá a dimensão da reforma, ou seja, se ela será básica, intermediária ou mais radical e avançada. Assim, é possível determinar se será necessário com o auxílio de profissional, como um arquiteto ou design de interiores, ou se será possível fazer uma reforma mais básico e por conta própria.

Para um design mais profissional e aperfeiçoado em seu banheiro, recomendamos veementemente que conte com a consultoria de um profissional. Ele tem os conhecimentos necessários para indicar peças, revestimentos e outras mudanças que, além de incrementar a estética do ambiente, também irão otimizar o espaço e deixar seu banheiro mais confortável e acolhedor.

Outro passo muito importante e assertivo para sua reforma é escolher e se inspirar em ou mais estilos decorativos para o espaço. Caso opte por mais de um, o ideal é investir em opções que trazem uma estética harmônica e um perfeito diálogo entre si para um melhor resultado.

Com esses passos em mente, já podemos seguir para as principais peças, revestimentos e artigos de reforma necessários para recomposição de seu banheiro. Vamos lá?!

Pintura e cor

As cores de um ambiente são um dos primeiros e principais detalhes a serem notados ao entrar no espaço. Elas também estão muito associadas ao estilo decorativo que mencionamos acima. Portanto, sugerimos que você defina a paleta de cores a ser aplicada no espaço.

Dentre tons neutros, vívidos, pasteis e afins, é necessário que você escolha o que mais faz sentido para aplicação em seu banheiro. Com isso, você pode estabelecer uma hierarquia e predominância de quais cores devem ser aplicadas em predominância em seu espaço.

Homem pintando parede com rolo de espuma

Caso esteja em busca de inspiração, sugerimos uma consulta ao círculo cromático para encontrar cores complementares para um design monocromático, ou análogas, para destacar os tons por meio de sua oposição.

Revestimentos

Outra ótima maneira de renovar a estética de seu banheiro é por meio da troca ou instalação de revestimentos. Aqui temos um amplo leque de opções para que você escolha o que mais tem a ver com sua personalidade.

As opções mais escolhidas são porcelanatos, cerâmicas, pastilhas, mármore e muito mais. Além disso, é recomendado investir em opções resistentes à umidade — algo que é bastante presente em um banheiro, não é mesmo?

Detalhe em revestimento de parede de banheiro no tom verde

Recomendamos também que a instalação dessas peças seja feita por um profissional para garantir simetria e qualidade ao ambiente. Você notará que, ao trocar os revestimentos, a primeira impressão oferecida por seu banheiro será totalmente outra, mas é possível ir além: confira abaixo nossas próximas sugestões para você.

Iluminação

Em qualquer cômodo da casa, trabalhar a iluminação é a melhor forma de trazer requinte e aconchego a você e a todos os outros moradores do espaço. E para o banheiro, você tem um ampla possibilidade de opções para investir: seja em luzes diretas, indiretas, em tom branco frio, branco quente e mais.

Nossa recomendação é que você aposte nas duas. Em um ponto de luz central em branco frio, para deixar o ambiente prático e iluminado para uso no dia a dia; e em spots de embutir em tom branco quente, para momentos de relaxamento com um banho quente intenso, por exemplo. Seu banheiro ficará completamente acolhedor!

Detalhe em iluminação de banheiro

Móveis

Independentemente do espaço disponível em seu banheiro, há sempre um meio de planejar e adaptar um móvel coerente em relação à quantidade de metros quadrados oferecidos pelo espaço. Pensando nisso, é válido você avaliar o estado dos móveis atuais de seu banheiro e definir se é hora de trocá-los ou mesmo reformá-los.

Caso vá trocar, ressaltamos mais uma vez que um profissional expert em interiores é o atuante mais indicado para definir e planejar qual o melhor móvel para o espaço. Além disso, procure pensar no novo móvel como um investimento que irá durar por anos e ainda poderá ser reformado mais adiante.

Por outro lado, se o móvel ainda estiver em boas condições de uso, você pode reformá-lo por meio de pintura — seguindo a paleta de cores que mencionamos acima — ou mesmo aplicar um papel adesivo para renovar a aparência do móvel.

Detalhe em móveis de banheiro

Outra dica que deixa o móvel mais requintado e moderno é a substituição dos puxadores por modelos mais atuais. Com essas etapas, temos certeza que seu banheiro já irá ficar de cara nova.

Louça e metais para o banheiro

Por fim, recomendamos também que avalie o design e as condições das louças de seu banheiro, como a cuba da pia e a bacia sanitária. Por se tratarem de peças mais perenes, é possível que seu banheiro esteja com modelos antigos e que podem não ficar coerentes no estilo que você escolheu.

Por isso, as louças e metais para banheiro são opções que finalizam com chave de ouro sua reforma. Há modelos em cores e formatos diferentes para você definir o ideal para você. Se trata de uma reforma mais radical devido às substituições necessárias, mas o resultado é muito satisfatório e, sem dúvidas, vale muito a pena.

Sem dúvidas, aqui é preciso contar com um profissional para evitar vazamentos e outros problemas relacionados à instalação, combinado?

O que você achou destas dicas? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a renovar seu banheiro em passos simples e inovadores. Aproveite para complementar sua leitura com nosso post sobre pintura de parede e veja 7 materiais indispensáveis para ter!

Detalhe em saboneteira, torneira e acessórios para banheiro

Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos em nossos próximos posts sobre reforma e construção aqui no blog da Dutra Máquinas. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.