São Paulo
July 21, 2024
Conheça os tipos de ferramentas e suas características
Máquinas e Ferramentas

Conheça os tipos de ferramentas e suas características

ago 23, 2023

Existem diversas opções de ferramentas que nos auxiliam no dia a dia nas mais variadas tarefas, algumas mais robustas, para uso profissional, e outras mais básicas, essenciais para ter em casa.

Neste artigo, vamos fazer um resumo com os principais tipos de ferramentas disponíveis no mercado, assim, você vai ver as funcionalidades de cada uma delas e entender quais atendem melhor às suas necessidades. Confira!

Quais são os tipos de ferramentas?

As ferramentas podem ser divididas em dois grandes grupos: manuais e elétricas. As ferramentas elétricas precisam de energia para funcionar, seja por meio da rede elétrica ou de baterias acopladas que podem ser recarregadas.

Já as ferramentas manuais, como o próprio nome já diz, são utilizadas manualmente por meio da força e da técnica. No geral, as ferramentas elétricas são mais práticas e oferecem um melhor desempenho, mas isso depende muito de cada necessidade.

Confira abaixo vários modelos diferentes de ferramentas, tanto entre as manuais quanto as elétricas:

Parafusadeira

Inaugurando as ferramentas elétricas, temos a parafusadeira! Essa é uma ferramenta essencial e muito útil, tanto para uso profissional quanto doméstico. A preferida de montadores de móveis, é ideal para unir peças de equipamentos e realizar manutenções.

Imagem de uma parafusadeira

A parafusadeira tem a função de girar no sentido horário e anti-horário, o que é eficaz para aplicar ou remover parafusos. Além disso, esses aparelhos vêm com diferentes entradas, como philips e fendas de vários tamanhos.

Chaves de Impacto

As chaves de impacto retiram aqueles parafusos que a parafusadeira não consegue. Eles são chamados de parafusos de pressão e são muito resistentes após instalados, por isso, não saem manualmente e nem com outras ferramentas fora a chave de impacto.

Imagem de uma chave de impacto a bateria apertando parafusos de uma roda

Esse instrumento elétrico funciona dando pequenas “pancadas” no parafuso até ele despegar. Seu uso doméstico é raro, mas é nas oficinas que a ferramenta faz sucesso.

Furadeiras

As furadeiras são uma das ferramentas mais conhecidas, e sua fama não é à toa. Elas são muito úteis para quem trabalha com construção civil e marcenaria, por exemplo, mas é um equipamento muito prático para ter em casa à disposição para pequenas manutenções e instalações.

Furadeira com várias blocas

A sua principal função é criar furos precisos em superfícies diversas, desde concreto até ferro, e suas grandes vantagens são a rapidez e a exatidão, que poupam bastante trabalho manual. A furadeira também tem um modelo específico chamado de furadeira de impacto, sendo ainda mais forte que a sua versão padrão.

Pistola de tinta

Pintar pode ser um processo muito mais rápido se você tiver em mãos uma pistola de tinta elétrica. Esse equipamento serve para dar mais praticidade aos pintores e, com ele, o serviço corre mais rápido, fácil e com melhor desempenho.

Homem segurando uma pistola de tinta

A pistola produz um jato de tinta homogêneo e preciso, sem a necessidade do pintor perder muito tempo misturando a tinta e aplicando na parede com um pincel ou rolo, o que traz muito mais agilidade ao trabalho.

Lixadeiras

As lixadeiras são ferramentas elétricas utilizadas para lixar diferentes materiais. Com esse equipamento, qualquer um consegue dar os retoques finais a uma peça de madeira, para um projeto de alvenaria ou serralheria. É um utensílio com muita aplicação em produtos manufaturados e para a construção civil, além de muito utilizada por autônomos em diversos setores.

Homem utilizando uma lixadeira de madeira

Ferros de solda

O ferro de solda é a via mais rápida para criar pontos de solda. Com ele, é possível ligar duas peças de metal, fios e também circuitos eletrônicos. Essa ferramenta aquece e produz os seus pontos de solda com agilidade e é muito útil para serralheiros e até para quem monta circuitos.

Homem utilizando ferros de solda

Serra Tico Tico

Esta é uma ferramenta muito útil tanto para profissionais quanto para o uso doméstico. A serra chamada tico tico é uma versão elétrica da serra dentada, usada manualmente. Como é o padrão das versões elétricas, essa quando comparada com a manual é mais rápida, prática e poupa a energia do trabalhador para cortar madeira e até metal.

Serra tico tico amarela

Chave Philips

Inaugurando as ferramentas manuais, temos a chave philips! Essa ferramenta é muito útil para apertar e remover parafusos, e existe em diversos tamanhos para ser usada em qualquer instrumento — desde parafusos de computadores que são minúsculos até os de um guarda-roupa.

Homem apertando um parafuso com uma chave philips

A chave tem um formato de “+”, muito típico, que permite a remoção com facilidade dos parafusos com a fenda nesse formato. Ela tem uma anatomia ergonômica que facilita a pegada e permite ao usuário segurar a ferramenta com mais firmeza.

Martelo

O martelo é um velho conhecido de qualquer pessoa. Essa ferramenta serve para martelar pregos e também tem uma fenda em sua traseira em formato de garras dedicada a retirá-los. É certamente uma das ferramentas mais básicas e essenciais.

Mesa com um martelo e pregos

Alicate

Existem diversas funções para o alicate. É provável que a primeira seja agarrar com firmeza determinado objeto. Seu formato em garra permite uma pegada muito forte, e, por conta do seu formato, o alicate pode ser usado como alavanca, o que faz dele uma ferramenta versátil.

Homem segurando um alicate

Estilete

O estilete é uma lâmina sem dentição muito afiada, fina e reta. Usado para projetos que exigem precisão e firmeza no corte. Um produto muito útil e adequado para cortes precisos.

Homem cortando uma superfície com estilete

Chave Inglesa

A chave inglesa é uma chave ajustável, útil para retirar parafusos, porcas e outras roscas com ângulos retos. Item ideal para inúmeros processos domésticos como troca de chuveiros, torneira, encanamentos e outras situações.

Imagem de uma chave inglesa

Este tipo de chave existe em formato individual ou pequenas chavinhas inglesas de tamanho variado, como em seu formato ajustável, uma chave grande com uma rosca que se ajusta ao objeto que quer prender.

Chave de fenda

A chave de fenda é um tipo de chave de rosquear parafusos muito útil e com um formato parecido com a philips. Sua diferença é que, em vez de ter a forma de estrela, é parecida com um travessão.

Homem apertando um parafuso com uma chave de fenda

Esta é a forma da cabeça de muitos parafusos no mercado, o que faz dessa chave muito eficaz e fácil de ser encontrada. Profissionais não andam sem, e para o uso doméstico é uma ferramenta muito recomendada.

Chave Allen

Perto da chave phillips e fenda, a allen é pouco usada, mas ainda é a chave padrão de muitos parafusos. Entre os principais estão os parafusos de bicicletas e cadeiras. Esse formato é o de um hexágono, e também tem uma curvatura que lembra um L — por isso, é conhecida como “chave L”.

Homem apertando um parafuso com chave allen

Qual a classificação de ferramentas?

Além da classificação elétrica e manual, e dos diversos tipos que mencionamos, há outras maneiras de classificar ferramentas. As principais são:

  • Afinidade do usuário;
  • Marca;
  • Função da ferramenta;
  • Tipo do uso;
  • Complexidade da peça.

Algumas dessas classificações são relevantes para definir o preço da ferramenta e a facilidade com que ela é achada no mercado.

Quais as ferramentas básicas?

Apresentamos muitos tipos de ferramentas, entre elas há aquelas mais básicas e necessárias, assim como há as mais particulares e específicas para certas situações.

Mas quais seriam as ferramentas mais básicas para a nossa rotina que não podem faltar em um kit doméstico? Podemos citar sendo ferramentas essenciais:

  • Chaves de fenda e philips;
  • Alicate;
  • Parafusadeira elétrica;
  • Martelo;
  • Chave inglesa;
  • Estilete.

Essas ferramentas são com certeza as mais essenciais e básicas para seu kit de ferramentas completo! Não deixe de utilizar o nosso guia para ir pouco a pouco enriquecendo seu arsenal de equipamentos!

E se você deseja se aprofundar no assunto, temos duas dicas de conteúdos relacionados em nosso blog: “Top 9 Ferramentas para marceneiro: conheça as principais!” e “Principais Ferramentas Utilizadas em Obras”. Confira!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.