São Paulo
May 29, 2024
Aprenda a como fazer cimento queimado para a sua casa
Construção e reforma

Aprenda a como fazer cimento queimado para a sua casa

ago 25, 2023

O cimento queimado é um estilo de acabamento que ganhou muito destaque no mercado da decoração, graças a sua aparência mais rústica e industrial. Além disso, essa tendência se popularizou também por conta de seu menor custo e boa durabilidade.

Apesar de ser possível encontrar o cimento queimado pronto, muitas pessoas preferem fazer o próprio acabamento. E para te ajudar, a Dutra vai te dar um passo a passo de como fazer cimento queimado para usar aí na decoração da sua casa! Continue a leitura e veja nossas dicas.

Como fazer cimento queimado? Passo a passo

O cimento queimado é composto basicamente por uma argamassa de areia e cimento comum, então não vai ser preciso procurar por materiais difíceis de encontrar. Vamos dar uma olhada no que você vai precisar:

  • Cimento comum;
  • Areia média;
  • Régua de alumínio;
  • Desempenadeira de aço;
  • Peneira;
  • Colher de pedreiro;
  • Água;
  • Adesivo PVC.

Com esses materiais a disposição, você já tem tudo o que é preciso para fazer o cimento queimado. Então, vamos seguir com o nosso tutorial!

7 Passos simples para fazer o cimento queimado

A quantidade de cada material irá depender de onde você vai aplicar o cimento, já a argamassa deve ser feita com o seguinte traço: a cada 3 partes de cimento, será adicionada 1 parte de areia, e a água deve ser incluída aos poucos para deixar a mistura homogênea. Entenda:

1. Limpeza

O local onde será aplicado o acabamento deve ser bem limpo. Você pode usar água e sabão neutro na limpeza para remover qualquer mancha ou sujeira que ali estiver.

2. Umidificar

Você pode usar o adesivo de PVC e água para umidificar o local com uma proporção de 8:1. Tome cuidado para não adicionar água em excesso, afinal, você deve apenas umedecer a área.

3. Aplicar a nata

A nata é uma mistura de cimento, água e do adesivo em uma proporção que pode ser de 1:1 ou 4:5. Lembrando que a argamassa deve ser adicionada antes da nata completar o seu processo de secagem.

4. Nivelar

Após colocar a argamassa, é necessário nivelar o local de maneira simétrica e precisa, pois ele deverá receber o cimento queimado. Aqui, é importante usar a régua para auxiliar no nivelamento e a espessura, que deve ficar entre 2 e 5 cm.

5. Acabamento

Nesse passo você precisa dar aqueles últimos toques no cimento! Peneire e jogue o cimento em pó sobre a área que será queimada, depois passe a desempenadeira fazendo movimentos semicirculares, e tentando deixar o acabamento da forma que você prefere.

6. Cura

Esse passo costuma demorar mais, visto que o processo de cura do cimento geralmente é lento. Nesse momento, o ideal é que o local onde foi aplicado o acabamento não receba luz solar durante 3 dias, e que ele possa secar completamente antes de iniciar o processo de impermeabilização da área.

7. Finalizar

Depois desses 3 dias de secagem, você pode impermeabilizar o cimento queimado. Faça isso usando resinas ou ceras.

Como fazer parede de cimento queimado?

Quer saber como fazer cimento queimado na parede? A Dutra te explica! A primeira coisa é escolher o cômodo da casa onde será feito o acabamento. Ele é ideal para cozinhas, banheiro, sala e até mesmo um quarto.

Homem aplicando o cimento queimado em uma parede
  1. Como foi dito no passo a passo sobre como fazer o cimento queimado, você deve antes de tudo limpar bem o local da aplicação, nesse caso a parede. Também pode ser necessário lixá-la para retirar algumas possíveis imperfeições;
  2. Coloque fita adesiva sobre os interruptores, esquadrias e móveis para não sujá-los. Use uma lona ou papelão para cobrir o chão e evitar que os respingos do cimento manchem o piso;
  3. E, então, é só pegar o cimento queimado que você já aprendeu a fazer aqui e aplicar sobre a sua parede, utilizando uma esponja e fazendo movimentos semicirculares;
  4. Aguarde secar e passe mais uma demão, se você quiser um cimento mais escuro é só aumentar a quantidade aplicada.

Se você deseja uma decoração mais rústica esse é o tipo de acabamento ideal. Inclusive, você pode colocar uma prateleira bem bonita, incluir alguns itens de decoração e plantas, para deixar ambiente ainda mais aconchegante.

Veja: Prateleira Rústica Faça a Sua Usando Poucas Ferramentas!

Como fazer piso de cimento queimado?

Fazer um piso de cimento queimado é parecido com o modo de fazer a parede, só que no chão!

  1. Limpe primeiro a área de aplicação e depois disso adicione uma resina acrílica, ela dará mais aderência ao cimento;
  2. A resina deve ser colocada ao menos 2 vezes e você precisa corrigir as falhas do piso também, aqui vale usar uma régua e uma esponja umedecida;
  3. Depois disso, faça o nivelamento com uma mistura de pó de cimento e 25% de água;
  4. Após nivelar, vem o momento de colocar o piso. Para fazer um piso de 1 mm em 1 metro quadrado é necessário 1 kg de material. Porém, a espessura ideal para os pisos é de 3 a 4 mm;
  5. Após aplicar o piso, use um fura bolhas para espalhar bem a mistura;
  6. Para encerrar, faça a impermeabilização do piso da forma que você aprendeu aqui no blog anteriormente.
Homem utilizando uma máquina para espalhar o cimento queimado

Cimento queimado na construção civil e acabamentos

Por ser um tipo de acabamento barato e muito versátil, podendo ser utilizado em vários cômodos, o cimento queimado se tornou popular nas casas brasileiras. Atualmente ele está ganhando o seu merecido destaque na construção civil, sendo uma opção de acabamento que se encaixa até mesmo nos projetos mais modernos!

Uma dica de decoração que vai combinar com um projeto mais bruto é um belo cabideiro feito de paletes.

Cimento queimado e estilo industrial para ambientes

O cimento queimado pode ser utilizado em diferentes tipos de projetos, mas é no industrial que ele brilha como a estrela principal.

Para uma composição com estilo industrial + clássico, aplique o cimento queimando na combinação com tons neutros, como o branco, preto e o cinza.

Agora, quando está perto da madeira, cria um lindo estilo industrial + rústico. Aqui vale usar peças brutas, com materiais inacabados, dando esse aspecto rudimentar.

E um projeto com o cimento queimado, aliado a uma parede de tijolos, madeiras texturizadas e tubulações aparentes, deixa a sua casa com um aspecto totalmente de indústria. E daí, qual deles é o seu preferido?

Agora que você já sabe como preparar o cimento queimado e aplicá-lo no chão e parede, que tal botar a mão na massa e fazer o seu? Aproveite e tire muitas fotos para postar nas redes sociais! Ah, não se esqueça de marcar a Dutra e compartilhar sua criatividade conosco!

Nos vemos no próximo post!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.