São Paulo
April 19, 2024
Cores de tinta para parede interna: opções para ambientes!
Decoração

Cores de tinta para parede interna: opções para ambientes!

set 1, 2023

Em aspectos de decoração, considerar a paleta de cores de um ambiente é importante para compor a personalidade do espaço, deixando com um reflexo de seus moradores e do clima que, geralmente, é cultivado por ali.

Devido ao fato de que existem diversas cores que se encaixam melhor em ambientes externos e internos, escolhê-las nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas, informações e sugestões para te ajudar nesse processo. Continue sua leitura e entenda tudo!

Sala: cores de tinta para parede

As salas são um dos principais cômodos da casa, uma vez que é ali que costumamos passar nossos momentos de lazer, receber as visitas, jantar, assistir televisão e outras tarefas afins.

Obviamente, tudo depende do estilo que irá compor seu espaço e de suas preferências para cada espaço, no entanto, as recomendações para esses espaços são duas: cores análogas e vibrantes caso sua intenção seja compor um ambiente mais lúdico e descontraído ou em cores neutras para ambientes com um propósito mais formal e neutro.

Casal pintando a parede de uma sala com tinta laranja

Além disso, para o espaço da sala de televisão, a recomendação é investir em tons mais escuros para conseguir compor um “clima de cinema” com mais propriedade, quando estiver acompanhando seus filmes ou séries favoritos.

Leia também: Parede de tijolos falsos: faça você mesmo!

Quartos: cores de tinta para parede

Quando pensamos em descansar e relaxar após um longo dia de correria e atividades, são aos quartos que recorremos, não é mesmo? E como é o descanso que estamos prezando por aqui, o ideal é que as cores adotadas para esse espaço sejam o mais perto possível disso.

Imagem de uma parede de um quarto pintada com tinta que combina com o piso do chão

Recomendamos aqui cores leves, claras e aconchegantes, como o azul que traz paz e calmaria, o verde que remete ao ar puro, natureza e serenidade e outros tons tranquilos, como o creme, rosa, branco e até mesmo o cinza.

Cozinha: cores de tinta para parede

Quando pensamos em funcionalidade e praticidade, a cozinha é o primeiro espaço que vem à nossa cabeça, não é mesmo? Além de ser o espaço mais gostoso em que nos alimentamos com os diversos pratos e receitas possibilitados a serem feitos por ali.

Imagem de uma cozinha com paredes brancas

Dadas essas informações, temos a importância de trabalhar e investir na decoração da cozinha, especialmente na coloração de suas paredes. Se você prefere um estilo mais básico e com traços modernos, os tons neutros como o preto, o branco e o cinza são as melhores pedidas para você, uma vez que compõem um espaço mais elegante e minimalista.

No entanto, a cozinha também pode ser um ambiente cheio de vida e alegria com as cores. E diante da amplitude da paleta de cores, aqui você tem a liberdade para escolher sua preferida: vermelha, amarela, verde, roxa e qualquer outro tom que você preferir.

No entanto, é preciso trabalhá-las de forma harmônica para não deixar o ambiente pesado e com tons que deixam o ambiente com um aspecto poluído.

Banheiro: cores de tinta para parede

O banheiro é um espaço que remete à higiene e limpeza, certo? Que tal aproveitar essa linha de pensamento para compor a coloração desse seu espaço dessa forma?

Imagem de um banheiro com pintura branca

Aqui podemos usar o branco, o cinza, o verde, creme e diversas nuances afins para deixar seu banheiro referenciando seu propósito por meio da decoração.

Caso essa paleta de cores não lhe agrade, não há problemas: você pode apostar em tons neutros para compor seu espaço de forma mais básica ou ainda investir cores vibrantes em estilo monocromático para uma proposta mais ousada e que foge do óbvio, o que acha?

Leia também: Materiais essenciais para pintar paredes!

Cores de tinta para parede interna corredor

De forma elementar, os corredores são espaços nas residências cuja função é nos levar de um ambiente a outro, não é mesmo? No entanto, quando esse corredor possui uma decoração trabalhada, ele passa a ser um ambiente mais atraente e que nos convida a parar esporadicamente para apreciá-lo.

Seja com estantes, quadros, arandelas, há diversas opções de deixar um corredor mais atraente. No entanto, como estamos trabalhando a coloração dos espaços, iremos sugerir as melhores cores para deixar esse espaço lindo, aconchegante e atraente, veja:

Tons neutros

Como já mencionamos acima, as cores neutras para o corredor são uma ótima forma de deixá-los mais básicos para que o foco do espaço seja direcionado a outros objetos.

Pensando nisso, é de suma importância que, ao investir em cores neutras, você trabalhe de forma bastante assertiva a decoração e iluminação do corredor, combinado?

Cores fortes e vibrantes

De forma inversamente proporcional ao que mencionamos para os tons neutros, ao apostar em cores fortes e vibrantes é preciso buscar equilíbrio na composição de itens no espaço, buscando trabalhar cores que se harmonizam até mesmo nos objetos que serão investidos no espaço para não deixá-lo pesado e com aspecto de bagunça.

Além disso, até mesmo na tonalidade da iluminação é preciso cuidado no momento da escolha: o branco frio e o branco quente conseguem alterar a nuance das cores, podendo fazer com que seu corredor fuja de seu propósito inicial para o espaço.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender sobre a composição das cores para os ambientes e que tenha escolhido a ideal para seu cantinho. Aproveitando sua leitura, leia também nosso post sobre como preparar a parede para receber pintura e confira algumas dicas conosco!

Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos novamente no blog da Dutra Máquinas para acompanhar nossos posts futuros sobre temas afins. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.