São Paulo
May 29, 2024
Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó? – Wap
Máquinas e Ferramentas

Quando Trocar o Filtro HEPA do Aspirador de Pó? – Wap

nov 25, 2022

O filtro HEPA em aspiradores de pó garantem muito mais saúde ao devolver ao ambiente um ar limpo ao reter ácaros e bactérias. Entretanto, para que ele mantenha sua eficácia, é importante saber quando trocar o filtro HEPA do aspirador de pó.

Esse acessório, presente em alguns modelos de aspirador da WAP, pode reter até 99,5% das impurezas do ar sugado pelo equipamento. Isso acontece porque é composto por tela de fibras de vidro que possui micro espaços que retém todas as partículas com tamanho superior a 0,1 micron.

Dessa forma, saber quando trocar o filtro HEPA faz com que ele mantenha sua eficácia durante o serviço de limpeza.

Confira neste artigo quando é necessário fazer a troca desse acessório e como ele funciona em seu aspirador de pó. Veja também os melhores modelos de aspirador de pó barril.

Como funciona o filtro HEPA do aspirador de pó?

O filtro HEPA do aspirador de pó possui um sistema simples, porém, extremamente eficaz.

O filtro HEPA, sigla em inglês para Hight Efficiency Particulate Air, ou, em uma tradução livre, partículas de ar de alta eficiência, é umdispositivo presente em alguns modelos de aspirador de pó.

Esse tipo de filtro é composto por tela de fibras de vidro que possui micro espaços que retém todas as partículas com tamanho superior a 0,1 micron.

Em um aspirador de pó, o filtro HEPA serve para reter até 99,5% das impurezas do ar sugado pelo equipamento. Isso porque é comum, principalmente em estofados, tapetes e carpetes, as impurezas estarem misturadas com ácaros e bactérias.

Dessa forma, ele devolve ao ambiente que está sendo limpo um ar mais puro e saudável, isso porque essa “limpeza do ar” também faz com que o filtro segure ácaros e pólens.

Tecnicamente falando, essa eficácia do filtro HEPA é possível, pois ele combina três funcionalidades diferentes para reter essas partículas: interceptação, impacto e difusão.

Na primeira, as partículas seguem o fluxo do ar, entram em contato com a fibra de vidro do interior do filtro HEPA e ficam presas nelas.

Já na segunda, enquanto o aspirador de pó continua fazendo seu trabalho, as partículas maiores se chocam com as fibras. Isso acontece porque, com o aumento da velocidade do fluxo de ar, a separação entre as fibras diminui.

Por fim, na terceira funcionalidade, acontece uma colisão de moléculas com as partículas menores de 0,1 mícron. Isso impede e retarda a passagem de micromoléculas através do filtro. Ou seja, aumenta a eficácia do bloqueio de microrganismos como ácaros e bactérias.

Confira os melhores aspiradores de pó para alérgicos.

Quando trocar o filtro HEPA do aspirador?

Os aspiradores com filtro HEPA são responsáveis por filtrar 99,9% das impurezas do ar, como ácaros e bactérias.

Para garantir um bom resultado durante todo o seu tempo de uso, é importante saber quando trocar o filtro HEPA do aspirador de pó. Além disso, também é importante fazer a manutenção do acessório.

Saber como limpar o filtro HEPA, por exemplo, é uma das formas de aumentar a vida útil do filtro. Porém, após um tempo de uso, a opção ideal é substituí-lo por um novo. Veja a seguir quando é necessário trocar o filtro hepa.

Avalie a frequência do uso

O principal fator para saber quando trocar o filtro HEPA do aspirador se dá pela frequência do uso do equipamento. Para utilizar uma base de cálculo, o indicado é que o filtro seja substituído a cada 10 sacos de sujeira enchidos de dejetos de limpezas ou a cada um ano.

Dessa forma, independente do uso frequente ou ocasional, o filtro consegue manter sua eficácia o tempo todo.

Veja o aspecto visual do filtro

Outro indicador da necessidade da troca do filtro HEPA é sua aparência. É preciso trocá-lo quando os gomos estão amarelados, pois quando novo o filtro é completamente branco.

Além disso, também é preciso trocá-lo quando estiver exalando odores, pois o acúmulo de poeira pode ocasionar mau cheiro depois de um tempo.

Cuide do armazenamento do aparelho

Outro fator que influencia na vida útil do filtro HEPA é a forma que você guarda o aspirador de pó. Para evitar o desgaste desses filtros, não guarde o equipamento com umidade e tome cuidado para não rasgar o filtro, pois assim ele perde o poder de retenção das impurezas.

Cuidados na hora de trocar o filtro

No momento que você for trocar o filtro HEPA do seu aspirador de pó, tenha em mente que alguns cuidados devem ser tomados ao realizar o trabalho.

Primeiramente, é indicado a leitura do manual de instruções do aparelho para não danificá-lo. Além disso, realize a remoção do filtro antigo em uma área arejada, para não sujar a superfície com a poeira do filtro.

Também é indispensável que essa substituição seja feita sem que o aparelho esteja conectado na energia elétrica.

Confira também os modelos de aspirador de pó vertical sem fio da WAP.

Onde comprar aspirador de pó com filtro HEPA?

A WAP conta com uma linha completa de aspiradores de pó com filtro HEPA.

No site da Dutra Máquinas você encontra diversos modelos de aspiradores da WAP.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.