São Paulo
December 11, 2024
13 eletrodomésticos e eletroportáteis que você precisa ter!
Dicas

13 eletrodomésticos e eletroportáteis que você precisa ter!

set 25, 2024

Vai montar uma casa e está com dúvida do que comprar? Faça a seguinte divisão, existem produtos essenciais como é o caso de geladeira e fogão (com seus derivados, forno + cooktop) e aqueles que vão facilitar a sua vida em 1.000% , como é o caso da máquina de lavar, micro-ondas e ventilador/aquecedor a depender da região que você mora.

Confira abaixo uma lista de eletrodomésticos com as funcionalidades e os benefícios de 13 itens fundamentais a todo ser humano que gerencia uma casa e que vão trazer agilidade às tarefas diárias e conforto à você. Vamos conhecê-los ?

Eletrodomésticos essenciais para montar uma casa

Essencial aqui é tudo aquilo que você não pode ficar sem, de jeito nenhum. Na verdade, com a dinamicidade e a divisão social do trabalho de hoje, você até poderia abrir mão destes itens. O problema é que gastaria pelo menos três vezes o valor do eletrodoméstico, somente no primeiro mês pedindo comida por delivery e comendo fora de casa. A curto prazo, ok! Médio e longo não faz sentido nenhum. Então anota aí:

1. Geladeira

A geladeira é fundamental para todos que querem comer e preparar pratos em casa. Além de evitar que os alimentos estraguem, permite que você tenha uma variedade muito maior de refeições que podem ser preparadas sem ter que ir ao mercado todas as vezes que cogitar comer.

Existem geladeiras de diversos tamanhos e cores. Invista em uma que se adeque às suas necessidades qualitativas e quantitativas. Por exemplo, se você mora sozinho existem minigeladeiras de 30L, ideal para armazenar bebidas e pequenos potes, mas talvez não te garanta tantas possibilidades quanto as geladeiras de uma porta de 200L.

Se você compartilha o lar com mais pessoas, existem geladeiras com capacidade superior a 300L, que podem ser muito mais adequadas para o volume de comida armazenado na sua casa.

2. Fogão

Ah, o fogo e a sua capacidade de transformação da matéria! Ter um fogão em casa traz benefícios como o de comer comida preparada na hora, mais naturais e sem tantos conservantes que alimentos industrializados e congelados têm. Você também poderia optar pela aquisição dos componentes de um fogão de forma separada, como é o caso do cooktop + forno.

Cooktop

Cooktop é uma versão moderna de fogão que concentra suas finalidades apenas na superfície aplicada à bancada. Seu design é minimalista e ajuda a otimizar áreas com limitação de espaço, para ajudar a harmonizar e com a decoração de apartamentos pequenos. No mercado existem opções a gás e elétrico, além do número de queimadores, que variam de 1 a 6 bocas.

As vantagens do cooktop à gás é que ele aceita todos os tipos de panela e é mais barato. Já os elétricos são mais seguros, uma vez que ativam sua indução somente quando algo está em contato. Um detalhe importante é que esse tipo de cooktop requer panelas com o fundo mais plano.

Forno

Assar carnes, bolos, pizza, lasanhas, pão, vegetais e mais uma infinidade de alimentos, é possível com este produto. Se você comprar ele separado do fogão consegue escolher a capacidade em litros do eletrodoméstico e algumas funcionalidades como gratinar e controlar o tempo de preparo.

Eletrodomésticos que ajudam na rotina do dia a dia

A listagem a partir de agora aumenta um pouquinho, mas é por um bom motivo, trazer praticidade e melhorar sua dinâmica com a casa. E acho que ao chegar ao final dela você vai concordar comigo.

4. Micro-ondas

Outro item revolucionário na nossa cozinha. O micro-ondas reduz o tempo de aquecimento e preparo dos alimentos de forma exponencial. É fantástico, quase todas as receitas podem ser adaptadas para esse gigante da cozinha. Na hora de escolher um para sua casa é preciso se atentar, principalmente, a dois itens:

  • Potência: que pode variar de 700W a 1500W e diz respeito a sua capacidade de aquecimento. Quanto mais alto esse número, maior a velocidade e energia empregada no alimento;
  • Capacidade em litros: o tamanho do micro-ondas é mensurado a partir de sua capacidade interna. Então observe quais são suas necessidades na hora de comprar pois você encontrará, facilmente, modelos que vão desde 18 L até 31L.

E de novo a maior das dicas é: quanto mais gente e maior demanda de comida, maior é a capacidade do eletrodoméstico que você deve comprar. O oposto também é verdadeiro.

5. Máquina de lavar ou tanquinho

A primeira coisa que você precisa saber é que existe diferença entre esses dois. A máquina de lavar possui a função de lavar as roupas e centrifugá-las. Já o tanquinho apenas bate, sem essa função extra que agiliza muito na hora de colocar as roupas para secar.

Vamos falar sobre tamanho? Existem opções no mercado de máquinas de lavar de 1,2Kg para peças únicas até 20kg, isso para consumo doméstico. Em geral, para pessoas que moram sozinhas ou que possuem pouco volume de roupa para lavar, máquinas de até 12 kg são excelentes opções.

Na hora de pensar no meio ambiente, procure máquinas com motor inverter, que ao invés de se manterem pausadas em determinados períodos da programação, se ajuste às demandas e reduza o consumo de energia durante todo ciclo. Opções não faltam! Você também pode recorrer a tecnologias mais avançadas, controladas diretamente do celular ou escolher modelos que possuem sistema de reutilização de água.

Agora imagina esses detalhes somados a um espaço com iluminação sustentável e outras ações em que você ganha porque economiza e o mundo também? Priorize eletrodomésticos com eficiência energética classe A e baixo consumo de energia sempre que possível, combinado?

6. Aspirador de pó

O aspirador de pó vai te ajudar a ter uma casa limpa. Se você tiver rinite e outros tipos de alergia então… acredite, os ganhos são ainda maiores! Isso sem falar na praticidade. No mercado você encontra uma infinidade de modelos, então foque nessas dicas:

  1. Escolha um tamanho que condiz com as suas necessidades. Normalmente tamanho está ligado à potência e por isso quanto menor o aparelho menos barulho e menor o poder de sucção. Existem aparelhos que vão desde 600W até em média, 1.600W e isso também impacta no preço do produto;
  2. Contraste a quantidade de superfícies que você quer usar, com as capacidades adaptativas do modelo escolhido. Na sua casa, você tem espaços muito irregulares, que precisam de diferentes adaptadores para alcançar? Você quer aspirar coisas secas e líquidas? Com essas duas respostas você conseguirá restringir bem os melhores modelos para a sua casa;
  3. Conheça seu nível de tolerância com ruídos. Se for zero, opte pelo aspirador robô, que além de não fazer barulho, não precisa de ninguém para guiá-lo. Modelos com menor potência também são interessantes para pessoas ou locais que não se dão bem com barulhos.

7. Máquina de lavar louça

Na hora de manter a ordem da casa e a limpeza da bancada esse item é o sonho de muitas pessoas porque facilita muito o dia a dia. Não tem erro, louça sempre tem e sempre terá, mas se você tiver uma máquina de lavar louças… Problema resolvido, coloca lá dentro e ela fará o serviço por você.

Antes de comprar uma máquina de lavar você precisa levar em consideração o tamanho do local onde pretende colocá-la, pois existem opções para deixar no chão, na pia e para embutir.

Outro item importante é saber quantos serviços a máquina tem em sua programação, porque é a partir desse número que você saberá o que cabe na sua máquina.Se escolher uma máquina de 10 serviços, nela caberá 10 itens de cada utensílio de cozinha — ou seja, 10 pratos, 10 copos, 10 pires… e assim por diante. Para quem mora sozinho, as opções de serviços de 6 a 10 são o suficiente!

8. Purificador de água

Ter um purificador de água em casa é zelar pela boa saúde. O excesso de cloro na água pode trazer muitos malefícios à saúde, entre eles estão a mutação de células, o aumento de radicais livres no corpo, que facilitam o desenvolvimento de células cancerígenas e alterações hormonais ligadas à tireoide. Portanto, tenha um purificador de água assim que possível.

  1. Comece pesquisando sobre a potência do aparelho, ou seja, quantos litros de água são filtrados por hora;
  2. Veja se quer um purificador refrigerado ou não;
  3. Saiba o período aconselhado de troca do filtro e qual seu valor médio, para não ter problema em manter seu purificador em boas condições.

Eletroportáteis para cozinha que não podem faltar!

Apesar de não ser a mesma coisa, muita gente usa eletrodoméstico como sinônimo de eletroportáteis, mas aqui nós dividimos essa sessão para falar sobre eletroportáteis que são uma mão na roda na hora pra todo mundo!

9. Air fryer ou fritadeira elétrica

Quem aí não foi contagiado pela promessa de fazer comidinhas gostosas que parecem fritas no óleo, mas que na verdade não são? A maravilha da air fryer traz a crocância da fritura utilizando o ar quente no preparo. Você pode assar carnes, “fritar” batatas, aquecer pães e mais uma infinidade de alimentos e preparo. Vale a pena ter uma dessas em casa.

10. Liquidificador

O liquidificador é um item tradicional na cozinha porque muitas receitas têm o liquidificador como um instrumento importante nas etapas de preparo. Então, se for comprar um se atente para a potência do motor que variam de 500w a 1500W. Se você não quer errar, compre um liquidificador com potência acima de 1000W e garanta o preparo de sucos e massas de bolo.

11. Cafeteira

Primeira opção de compra para quem ama café, mas também uma excelente escolha para quem quer deixar sua casa sempre pronta para receber visitas queridas. No mercado você encontra modelos que necessitam de cápsula e os mais tradicionais que preparam o café e o mantém quentinho.

Eletroportáteis que não podem ficar de fora da lista!

Veja opções de eletroportáteis que por vezes são esquecidas, mas quando você precisar de um, vale lembrar da praticidade que teria se tivesse lido essa dica. Vamos lá?

12. Ferro de passar roupa

“A vida passa e a gente nem vê”, certo? Apenas no sentido figurado, não é mesmo? Tenha sempre um ferro de passar roupa em casa e prefira os à vapor. São mais rápidos na hora de alisar as roupas e por usarem água na hora de aquecer o tecido dificulta a queima por descuidos rápidos.

13. Ventilador/aquecedor

Em tempos de instabilidade climática, ter um ventilador ou aquecedor em casa tem sido um item de primeira necessidade. Essa dica leva em consideração a região que você mora. Mas é fato que as temperaturas estão aumentando e que o inverno, em determinadas regiões, tem sido mais rigoroso. Não deixe de fora da lista esses itens e tenha conforto de dia e de noite.

E aí, gostou? Vimos aqui quais eletrodomésticos e eletroportáteis são indispensáveis para otimizar tempo e garantir eficiência as tarefas doméstica. Agora que a gente finalizou está lista de eletrodomésticos, que tal ampliar as funcionalidades da sua casa aprendendo a montar um escritório em casa de forma prática?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *