Aprenda a amolar suas facas: dicas fáceis para o dia a dia!

Se você trabalha em setores da gastronomia ou tem a culinária como uma prática diária, saber amolar suas facas é uma verdadeira necessidade. Elas são fundamentais para garantir um bom desempenho e fazem a diferença na hora de ir para o fogão. 

Afinal, os bons pratos exigem preparo com destreza, não é mesmo? Mesmo para quem é um turista na cozinha, uma “faca cega” muitas vezes acaba dando dor de cabeça, atrasando o almoço e podendo até causar acidentes. 

É justamente por isso que consideramos muito importante manter suas facas com o fio sempre afiado, sendo ela uma faca de marca conceituada ou um objeto de uso diário comum. 

Para te ajudar na missão de nunca ser pego de surpresa por uma faca cega na cozinha, separamos algumas dicas com diferentes maneiras de manter suas facas sempre afiadas, olha só: 

Formas tradicionais de amolar sua faca 

Vale a pena lembrar que cada tipo de faca tem um uso diferente e que, no caso de profissionais do ramo, existem particularidades que envolvem a afiação específica de cada um desses usos. 

um faca de corte liso, um amolador e uma bainha para a faca

Normalmente, cada profissional tem uma forma particular de amolar suas facas, é por isso que nossas dicas irão abordar o assunto de forma geral, alcançando as maneiras mais comuns entre os especialistas. 

Afinal, mesmo com todas essas diferenças, existem algumas técnicas que são convencionais e podem ser usadas na grande maioria dos casos, mas mesmo assim se mantêm simples e acessíveis ao público geral. 

Use a chaira: afiação de modo profissional 

Se você busca por uma forma oficial de amolação, a chaira é a ferramenta correta para você. No entanto, ela pode ser utilizada tanto em ambientes domésticos quanto em situações profissionais. 

Elas podem ser consideradas indispensáveis para aqueles que trabalham no setor, afinal, além de amolar, também possuem a função de endireitar a faca sempre que necessário. O que é essencial para garantir a vida útil do fio. 

Durante o processo de afiação com a chaira, mantenha-a em uma posição fixa, com um ângulo de cerca de 15 graus. Deslize a faca pelo objeto, começando sempre das pontas, indo até a base. 

Amolando sua faca com pedra: é possível? 

Apesar de não ser um meio convencional, é sim possível amolar sua faca com uma pedra. Para isso, ela precisa ser umidificada, assim, deixe-a na água por alguns minutos, em seguida, coloque-a sobre um lugar fixo e plano. 

Dependendo do estado da sua faca, você irá escolher qual lado da pedra é mais apropriado para afiá-la. Normalmente, facas que são afiadas com frequência podem usar o lado mais fino. 

Para que seja eficiente, você deve segurar a faca com as duas mãos: com uma irá segurar o cabo e, com a outra, a extremidade oposta. Feito isso, basta posicioná-la em um ângulo de 30º e passar a lâmina por toda a pedra. 

Faça isso com movimentos repetitivos, até que apareça uma rebarba. Será necessário repetir o movimento por diversas vezes, até que chegue ao resultado esperado. Lembre-se de que a operação deve ser feita com cuidado para não causar acidentes, nem estragar a faca.

Amole sua faca usando um esmeril 

O esmeril é uma ferramenta que pode exigir uma certa prática no manuseio, mas nada que impeça seu uso de forma apropriada. Trata-se de uma espécie de “roda de pedra” que é acionada por meio de um motor. 

faca de corte sob uma tabua para cortar

Para utilizá-lo de forma correta certifique-se de que a lâmina da máquina está afiada. Caso contrário, use algum óleo lubrificante para ajustá-la. Com o esmeril sua faca será muito melhor amolada, mas também pode ser mais facilmente danificada, por isso é importante tomar precauções.

Com tudo preparado, basta ligar a máquina e posicionar a faca em cerca de 45º. Passe a faca, dos dois lado, com movimentos de cima para baixo, em toda sua extensão. Repita o procedimento até que ela esteja apta para uso. 

A beiradinha da pia pode ser utilizada? 

Esse é um daqueles métodos caseiros, usados há gerações. Afiar a faca na beiradinha da pia ou em qualquer outro objeto devidamente áspero é um hábito que irá, eventualmente, danificar sua faca. 

uma cozinha contemporânea com uma pia e torneira de metal

Ela pode ser entortada, riscada e muitas vezes o estrago pode ser permanente. Esses meios devem ser evitados, pois causam um efeito extremamente temporário e, na maioria das vezes ocasionam mais desvantagens do que benefícios. 

Outro método diferente é utilizar o fundo de objetos de cerâmica. Pode ser utilizado uma caneca, prato ou vazilha. Entre os métodos não convencionais – as famosas “gambiarras” – essa pode ser uma opção válida.

Vale lembrar que não é a mais indicada, mas em casos de necessidade é mais vantajosa que a beiradinha da pia, por exemplo. Para usar sua caneca de cerâmica de forma eficiente, basta passar a faca por toda a circunferência do objeto.

Com bastante cautela e paciência, esse pode ser um método eficiente. Nossa sugestão é que você utilize sempre meios convencionais, afinal, manter a vida útil das facas é nosso maior objetivo. 

Continue acompanhando nosso blog, estaremos sempre trazendo novidades, dicas e sugestões para você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *