Como trocar mandril da furadeira: dicas simples e práticas

Você sabe como trocar mandril da furadeira? Afinal, por ser uma das ferramentas mais utilizadas por diversos profissionais, saber como realizar a sua manutenção é extremamente necessário para garantir que o equipamento esteja sempre funcionando.

O primeiro passo para a manutenção da furadeira é, justamente, a troca do mandril. Essa etapa inicial requer atenção e cuidados, pois envolve peças delicadas e que não podem ser danificadas ou perdidas.

Para te ajudar nessa missão, a Dutra Máquinas preparou um conteúdo completo com dicas de como fazer esses ajustes e um passo a passo muito simples. Continue acompanhando e confira!

Passo a passo para trocar mandril da furadeira

Analisando as arestas do mandril, você vai verificar se é necessário trocá-lo ou não: se elas estiverem lisas, é sinal de que a troca do mandril deve ser feita para a broca não girar em falso.

Por isso, preparamos tutoriais para troca de mandris que tem chave e dos que não tem. Veja qual é o seu modelo e siga nosso passo a passo!

Troca de mandril de furadeira de rosca invertida

  • Passo 1: coloque a chave do mandril em um dos orifícios no lado direito e, com o mandril voltado para você, bata na chave com um martelo de madeira ou objeto similar para girá-la no sentido horário. Isso fará com que solte o parafuso de dentro do mandril.
  • Passo 2: abra os orifícios do mandril completamente. Insira a chave de fenda na frente do mandril entre os dentes para encaixar a ponta do parafuso. Remova o parafuso girando no sentido horário (parafuso do lado esquerdo).
  • Passo 3: com o mandril voltado para você, coloque a chave do lado esquerdo do equipamento. Usando um martelo de madeira ou objeto similar, bata na chave o sentido anti-horário. Isso fará soltar o parafuso dentro do mandril. 

Fique atento à esfera de rolamento que fica na parte de trás do equipamento, que pode se soltar durante a retirada do mandril e acabar se perdendo – você não vai querer isso.

Para tornar a abertura mais tranquila, você pode usar óleo desengripante na hora de abrir o mandil. Como ele é preso por uma rosca simples há algum tempo, essa lubrificação vai tornar a remoção mais prática e fácil.

Troca de mandril de furadeira sem rosca invertida

  • Passo 1: insira uma chave allen de 1/4? ou uma extremidade mais larga no mandril e aperte;
  • Passo 2: de frente para a ferramenta, gire a extremidade da chave allen no sentido anti-horário como para desparafusar uma rosca comum. Não há como não deixar o motor girar – serão necessárias várias tentativas.

Esse passo a passo é bem simples, não é? Seguindo essas dicas, fica fácil realizá-lo em casa. Então, confira o nosso resumo geral que serve para todos os tipos de furadeiras de todos os fabricantes:

  • Primeiro você deve abrir o mandril até o final usando a chave de fenda philips ou torqs;
  • Retire o parafuso e abra o mandril;
  • Com sua chave allen fixa no mandril, aperte os orifícios e dê uma pancada no sentido anti-horário na ponta da chave allen.

Dicas práticas para trocar o mandril com eficiência

Agora que você já sabe como trocar o mandril da furadeira, saiba que não acabamos por aqui! Nós da Dutra Máquinas também preparamos algumas dicas para você considerar durante o processo para garantir que a troca aconteça de forma adequada e a vida útil de seu equipamento seja prolongada!

Veja só:

Durante a instalação, lubrifique

É sempre bom usar um óleo desengripante na hora de fazer o encaixe do novo mandril na furadeira. Como mencionamos anteriormente, essa lubrificação vai deixar o processo mais fácil e diminuir o atrito entre as peças, evitando desgastes desnecessários.

Rosqueie na medida certa

O momento de rosquear o mandril novo do equipamento pode ser mais tranquilo do que parece. Se você tem uma furadeira padrão, que gira no sentido horário, não é necessário apertar muito a peça na hora de rosquear. Isso porque o mandril vai ser apertado “sozinho” a cada vez que você for furar uma parede.

Mas atente-se: caso a troca do mandril esteja sendo feita em uma furadeira com conversão, usar a chave para apertar a peça é essencial e indispensável!

E aí, gostou das nossas dicas? Agora você já sabe tudo o que precisa para trocar mandril de furadeira. Lembre-se de tomar todos os cuidados com a sua segurança e integridade física que forem necessários.

Conte para nós o que achou deste conteúdo aqui nos comentários, vamos adorar saber a sua opinião! Não deixe de compartilhar com seus amigos esse passo a passo simples para manutenção das furadeiras! Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *