São Paulo
November 8, 2025
Tipos de solda: conheça quais são e suas aplicações
Máquinas e Ferramentas

Tipos de solda: conheça quais são e suas aplicações

nov 7, 2025

Para realizar um trabalho seguro e eficaz, conhecer os tipos de solda permite escolher as mais adequadas para manusear os metais de base. Desse modo, fica prático realizar uma aplicação perfeita entre as peças escolhidas, sem ficar com a superfície repleta de bolhas ou manchas que podem causar retrabalhos.

Há muitas pessoas que costumam usar qualquer soldagem para juntar os materiais. Este é um problema grave, que pode causar acidentes. Isso porque cada solda tem uma função específica e o seu funcionamento vai depender especialmente da peça que vai ser manuseada, por exemplo, o magnésio. 

Soldagem por eletrodo revestido

A solda por eletrodo revestido é a soldagem feita por meio da eletricidade para unir diversos metais, como carbono, ferro e aço inoxidável. Quando o eletrodo e a peça que vai ser usada têm um primeiro contato, ocorre o que chamamos de “arco voltaico”. Este vai queimar o equipamento e o item escolhido para ocorrer a fundição e possibilitar que a fabricação de materiais industriais para construção civil seja feita. 

Soldagem por eletrodo revestido

Solda MIG/MAG

Solda MIG, Metal Inert Gas, ou gás inerte metálico, é uma soldagem feita por meio do arame consumível que vai ser alimentado constantemente com uma pistola apropriada para solda. É aplicado um gás de proteção para um fio ser desenvolvido acima de uma estrutura metálica. Isso faz a peça ser aquecida para se fundir com os objetos selecionados, como peças e equipamentos de construção civil e naval.

Em relação à soldagem MAG, esta é feita pelo arco elétrico que vai usar gás ativo para juntar dois ou mais metais. Inclusive, este é um dos tipos de solda frequentemente usados no setor industrial, além de ser aplicado também em robótica e mecânica, devido à sua eficiência.

Solda TIG

Tungstênio inerte gás, ou soldagem TIG, é um procedimento que funde as peças por meio do aquecimento. Para isso, é preciso de um eletrodo do tipo não consumível para gerar um arco elétrico que vai aquecer o suficiente para desenvolver o banho de fusão e unir todos os equipamentos necessários. 

A aplicação de um dos tipos de solda, como a TIG, é feita em chapas finas, serve para soldar tubulações, além de ser adequada para aplicar em ligas de níquel e próteses. Para realizar um trabalho seguro e ainda mais eficiente, o uso de inversoras de solda MIG e TIG da Dutra Máquinas pode contribuir com as suas tarefas devido à praticidade proporcionada pelo equipamento e é perfeita para usar em reparos ou funilaria.

Confira o nosso post sobre quais as diferenças da solda TIG e MIG e fique por dentro do assunto!

Solda a plasma

A soldagem a plasma é uma técnica que utiliza gás ionizado em uma temperatura elevada para construir um arco elétrico que, quando está extremamente quente, consegue derreter o metal de base. A partir disso, ele se transforma em uma solda eficiente, forte e que não vai se soltar facilmente — exatamente o que se precisa para realizar um trabalho com mais precisão.

Indústrias automotivas, construção naval e petroquímica são as que mais usam este, como um dos principais tipos de solda. Desse modo, fica mais prático desenvolver tanques, diferentes estruturas metalizadas, peças para motor, ferramentas para corte e tubos. É também uma forma de os manter firmes, seguros e com aspecto visual agradável, porque não ficam com bolhas ou manchas.

Pessoa realizando solda

Solda oxigás

Este é um processo de fusão que utiliza a combinação do oxigênio e o acetileno para uma chama extremamente quente ser desenvolvida. Por conta da temperatura elevada, este é um dos tipos de soldagem mais indicados para fundir e unir metais de maneira segura e muito mais precisa. Entenda onde é aplicada:

  • Ideal para reparos;
  • Usada em tubulações de cobre;
  • Pode ser utilizada em canos de escapamento;
  • Adequada para soldar peças quebradas;
  • Fabricação ou montagem também usam esta opção.

Para as suas atividades ocorrerem com tranquilidade e ainda mais segurança ao manusear um dos tipos de solda, como a oxigás, é necessário ter uma extensão apropriada para esse fim. Para saber mais sobre a segurança de manusear a solda, confira nosso post sobre problemas e soluções da solda e saiba como se prevenir.

Solda a laser

A solda a laser é uma ferramenta que dispara feixes focados para juntar peças de maneira mais precisa, veloz e simples; isso ocorre porque o equipamento consegue aumentar a intensidade de energia disparada em um mesmo ponto. Ela auxilia na fundição de um metal com o outro e a faz ideal para setores, como industrial, aeroespacial e eletrônico.

Solda por resistência

Este é um processo de soldagem que faz a junção dos materiais na região exata em que a fonte de calor é aplicada. Para isso ocorrer, é usada a corrente elétrica por meio dos eletrodos que vão causar pressão acima dos metais selecionados para o serviço e, com o aumento de temperatura causado pela resistência, o equipamento é fundido e solidificado.

Tipos de soldas e suas aplicações: a soldagem por resistência é usada para unir pontos específicos de um tipo de equipamento, como o caso de tubos que precisam ser conectados somente no topo. Isso permite que os itens se unam com mais praticidade, permaneçam fixos e seguros porque não vão se soltar facilmente.

Solda ultrassônica

Um processo de soldagem de calor indireto que trabalha para unir os termoplásticos ou peças de metal que são muito finas e delicadas, como brinquedos e embalagens de plástico. O funcionamento ocorre por meio da conversão dos sinais elétricos recebidos para as ondas ultrassônicas, o que a torna adequada para montar anéis cromados, cabos e filtros de sangue e gás.

Pessoa realizando solda ultrassonica

Solda por fricção

Para gerar calor, é preciso realizar fricção entre duas superfícies para estas serem plastificadas. Ou seja, ocorre a fixação de uma peça e a segunda vai ser girada em uma grande velocidade para esquentar a que está parada e permitir que fiquem maleáveis o suficiente. Desse modo, os materiais que são mais difíceis de soldar, como o caso do cobre e aço, podem ser aplicados na produção das laterais de trens após fundidos.

Como escolher o tipo de solda ideal para sua necessidade?

Escolha com base no trabalho que deve ser realizado, considere o material e qual o objetivo dessa produção. Isso vai te possibilitar analisar as opções disponíveis para escolher os tipos de solda mais adequados às suas necessidades. Recomendamos que avalie outros fatores, como:

  • Verificar qual vai ser o metal de base para uso;
  • Ver o diâmetro da vareta que possui à disposição;
  • Atividades profissionais pedem máquinas robustas;
  • Analise o nível de complexidade do trabalho;
  • Entenda quais são as principais características do ambiente;

Aprenda com o nosso post sobre inversores de solda e tudo o que você precisa saber para ter mais controle sobre o seu trabalho.

Selecionar os tipos de solda adequados é necessário para realizar um trabalho preciso, polido, seguro e perfeito. Por isso, é indispensável escolher as máquinas corretas para as suas tarefas saírem como esperado e ter ainda mais praticidade neste importante procedimento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *