São Paulo
May 29, 2024
Como fazer limpeza e manutenção preventiva da motosserra Toyama
Manutenção e mecânica

Como fazer limpeza e manutenção preventiva da motosserra Toyama

out 17, 2022

MOTOSSERRA TOYAMA: LIMPEZA

manutenção periódica do equipamento é fundamental para manter a sua motosserra Toyama sempre pronta para mais um trabalho e, após o uso, é importante fazer a limpeza do excesso de serragens e outras sujeiras com a utilização de um pincel.

Além disso, a limpeza do filtro de ar é de extrema importância. Para isso, você deve retirar a cobertura da motosserra e fazer a limpeza com o pincel. Sempre limpe com muito cuidado e paciência para não comprometer o motor com a sujeira. Faça também a inversão da barra, desmonte e vire-a de posição. Nesse processo, fique atento se a corrente está posicionada corretamente.

Para a limpeza do conjunto de corte, siga o passo a passo:

  1. Faça o desmonte do conjunto de corte;
  2. Retire a corrente da motosserra e faça a limpeza;
  3. Aplique óleo protetor para evitar ferrugem; e
  4. Limpe a serra também conhecido como sabre. Confira o lubrificante específico para motosserras no vídeo:

Manutenção do motor

O coração da motosserra Toyama está no motor. E quando falamos de manutenção, o motor é quem proverá a força para desempenhar com eficiência as atividades de podas e cortes. Por isso, esse item também precisa de manutenção. Primeiro, verifique as especificações do combustível, pois é necessário seguir as recomendações do fabricante.

Depois, faça a lubrificação da engrenagem. Para isso, tire a corrente da barra da motosserra, e, no furo para lubrificação, pressione uma engraxadeira universal. Faça movimentos manuais na engrenagem para ela voltar a funcionar com normalidade.

Manutenção do conjunto de corte

Lembra que falamos sobre a limpeza do conjunto de corte logo no início deste artigo? Agora, vamos falar mais detalhadamente sobre essa importante etapa da manutenção preventiva da motosserra Toyama.

Para facilitar, separamos em passos como fazer a manutenção do conjunto de corte:

1. Primeiro passo

Para iniciar, a primeira ação para realizar a limpeza da canaleta e furos de lubrificação será retirar a corrente. Você deve utilizar uma chave de fenda ou chave de vela ponta fenda para essa ação, que deve ser feita com a barra e sem a corrente. Faça a limpeza dos furos de lubrificação e da canaleta.

2. Segundo passo

A inversão do sabre é uma situação muito comum entre os usuários, pois durante a utilização a parte inferior do sabre é o que sofre maior desgaste, pois é o primeiro ponto de atrito com a área e local que será cortado. Se você não se sentir confortável em realizar este procedimento sozinho, as assistências técnicas poderão realizar a revisão para você!

3. Terceiro passo

Chegou a hora de engraxar os rolamentos. Com a máquina desligada, limpe a guia do pião, depois gire a corrente para que o óleo se espalhe.

4. Quarto passo

Afiar os cortadores é extremamente importante para que você possa trabalhar de forma eficiente e rápida em suas demandas. Você precisa, para isso, verificar os ângulos fornecidos pelo fabricante, pois eles devem ser afiados exatamente como os ângulos.

5. Quinto passo

Calibrar o guia de profundidade é outro ponto que deve estar no seu checklist de manutenção do conjunto de corte. Para calibrar corretamente, conte com uma assistência técnica autorizada que possui o gabarito para essa calibragem.

6. Sexto passo

Por fim, nesse processo, você deve afiar e regular a corrente. Não esqueça de travar o freio nesse momento para evitar qualquer tipo de acidente. Faça a limpeza dos dentes de um lado e depois do outro. Faça o desbastamento das guias de corte com uma lima chata (conheça o kit lima específico para isso), ou com uma ferramenta parecida que possua a mesma função.

Na hora de regular a corrente, fique atento para não deixar muito apertada ou folgada, isso comprometerá diretamente o funcionamento de sua motosserra. Não esqueça que nesse momento você deve tirar a capa que protege a corrente.

Uma dica extra que pode ajudar na vida útil do motor da sua motosserra Toyama é retirar a gasolina. Não guarde a motosserra com combustível ainda dentro do motor, pois isso pode prejudicar seu funcionamento em componentes internos. Lembre-se de não sacudir o produto durante o ato.

O indicado é retirar todo o combustível do tanque e, para garantir que não ficou nenhum resíduo no tanque, ligue o equipamento e deixe funcionando até ele consumir qualquer gasolina que tiver sobrado.

Outro ponto importante é não utilizar mistura velha de gasolina e lubrificante na motosserra. Além disso, a manutenção periódica é essencial para quem deseja vida longa e útil para qualquer ferramenta, incluindo a motosserra. A qualidade do produto é extremamente importante e deve ser sempre levada em consideração, mas nenhum equipamento resiste ao mau uso e à falta de manutenção periódica.

Leia também: Saiba como operar sua Motosserra com segurança

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.