São Paulo
April 28, 2024
Como furar parede de concreto: 10 dicas práticas!
Faça você mesmo

Como furar parede de concreto: 10 dicas práticas!

fev 29, 2024

Se você já tentou furar concreto, com certeza, deve saber que essa é uma tarefa muito mais complexa do que furar madeira, metal ou uma parede comum.

Muitas vezes, podemos tentar furar uma parede insistentemente com uma furadeira, mas simplesmente não sair do lugar com a broca, chegando até mesmo quebrá-la devido ao tempo que passamos ali tentando realizar o furo.

Mas, então, você deve estar se questionando qual é o segredo para furar parede de concreto, não é mesmo? Apesar de muitas vezes parecer, essa não é uma tarefa impossível. Venha com a Dutra Máquinas e saiba como perfurar concreto de uma vez por todas!

Afinal, como furar parede de concreto?

Antes de adentrarmos às dicas que separamos para você, é válido que entenda que as vigas de concreto requerem brocas especiais que são bem mais afiadas e resistentes do que as brocas para madeira ou alvenaria comum. Isso é essencial uma vez que os furos são realizados através do corte progressivo de camadas do material, até que a profundidade desejada seja atingida.

Pessoa utilizando furadeira em parede branca

Dentre os variados tipos de brocas, essas são chamadas de wídeas, especiais para concreto. E quanto mais afiada a broca, mais rápido será o trabalho, já que o concreto é um material granular, extremamente abrasivo.

Ele é composto por grãos de areia e brita unidos por uma cola à base de cimento e água. Ao utilizar uma broca afiada para furar concreto, ela será desgastada tão rápido quanto ao pressioná-la contra um rebolo.

Isso ocorre porque não conseguimos “cortar” o concreto. Temos que pulverizá-lo, ou seja, desmanchar os torrões de areia, pedra e cimento, retirar a poeira do local para obtermos um furo.

Por isso, as brocas para concreto possuem uma pastilha de metal duro na ponta, especialmente projetada para “martelar” e pulverizar o concreto, e não para cortar e remover o material em camadas.

Furadeira com Função Martelete ou Martelete Perfurador Rompedor?

Além das brocas wídeas especiais, você também precisará de uma ferramenta especial com a função de martelete. Atualmente, é possível encontrar furadeiras com essa função, em que o usuário precisa acionar um botão para ativar e desativar e elas são ideais para hobistas.

Homem segurando furadeira de cor verde em parede de tijolinhos brancos

Essa função martelete significa que a furadeira irá operar, além de atuar rotacionando a broca, ela também irá martelar na parede, dando pequenos “socos” para romper as estruturas de concreto.

Contudo essas furadeiras têm um limite de potência e existem estruturas de concreto muito rígidas, as quais elas não serão capazes de perfurar.

Para blocos e vigas de concreto mais rígidas, é preciso utilizar uma ferramenta profissional chamada de martelete perfurador e rompedor, que é amplamente utilizado na construção civil, na hora de perfurar estruturas de concreto mais rígidas.

Aproveite e conheça mais sobre como funcionam os marteletes aqui em nosso blog.

Agora que você conhece os tipos de brocas e as ferramentas ideais para perfurar, confira as dicas que selecionamos para você furar estruturas de concreto com eficiência!

Passo a passo para furar concreto

  1. A ponta de metal duro é a parte da broca que executa o trabalho de furação, pulverizando o concreto enquanto os canais da broca removem o pó de dentro do furo;
  2. A eficácia de uma ancoragem é determinada em grande parte pela qualidade dimensional do furo, brocas para concreto são fabricadas com os melhores materiais e processos disponíveis no mercado. Isto proporciona uma broca que executará inúmeros furos com a garantia da dimensão correta;
  3. Se você utiliza furadeira de mandril convencional, aperte firmemente com a chave em cada um dos três pontos de fixação. Caso contrário, a broca se soltará facilmente quando submetida a um esforço mais alto.
  4. Antes de começar a operação, é recomendável fazer uma pequena punção no ponto de furação para acomodar a ponta da broca. Isto evitará que a broca escorregue quando iniciar a rotação;
  5. Não coloque água no furo durante a operação. A água pode danificar a ponta de metal duro e dificultar a remoção da poeira;
  6. Para auxiliar a remoção do excesso de poeira de dentro do furo, retroceda a broca (ainda em funcionamento) para fora do furo de tempos em tempos;
  7. Se durante a furação você encontrar um vergalhão, troque a broca de concreto por outra para metais (HSS), e mude a furadeira do modo impacto para rotação simples;
  8. Prossiga a operação até que o vergalhão tenha sido atravessado. Em seguida, retorne a broca de concreto e continue furando normalmente no modo de impacto;
  9. Nunca faça furos cuja profundidade seja maior que o comprimento do canal da broca. A broca poderá quebrar ou dobrar, ficando assim trancada dentro do furo;
  10. Verifique com frequência se não há marcas de desgaste na haste da broca causadas pelo encaixe da furadeira. Furadeiras com encaixe desgastado diminuem o desempenho e vida útil das brocas.

E aí, o que achou das nossas dicas para perfurar concreto com eficácia? Esperamos que, agora, você consiga realizar o furo na parede que deseja com sucesso.

Mulher utilizando óculos EPI segurando uma furadeira preta em parede branca

E lembre-se de operar ferramentas elétricas sempre utilizando os equipamentos de segurança individual para sua proteção. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.