São Paulo
July 21, 2024
Conheça 8 dicas para saber se tem canos na parede
Faça você mesmo

Conheça 8 dicas para saber se tem canos na parede

jul 5, 2024

Está na hora de fazer uma reforma em sua parede, mas, para isso, é necessário fazer um furo. Aí vem logo aquela dúvida: como saber se tem cano na parede? Essa pergunta é recorrente, e a Dutra Máquinas tem algumas dicas para você ficar tranquilo na hora da obra!

Pegue suas ferramentas e se prepare, pois vamos te ajudar a detectar os canos em sua parede e, assim, poder fazer suas instalações e reformas corretamente e, o principal: em segurança e sem bagunça.

Como saber se tem cano na minha parede?

A vontade de sair furando a parede da casa ou do apartamento é alta, mas, antes de começar todo o processo, é preciso que você se atente para alguns detalhes, que são:

1. Usar um detector de cano de água

Se está pensando em fazer algo mais prático, rápido e com um toque de tecnologia, os detectores de cano de água — ou, então, detectores de materiais —, são excelentes para facilitar todo o seu trabalho.

O detector funciona como uma espécie de raio-x e cada um conta com uma especificidade diferente. Esses dispositivos conseguem localizar muito mais do que apenas canos de água, eles são capazes também de visualizar:

  • Tubos e canos de materiais ferrosos;
  • Canos não ferrosos;
  • Fiação elétrica;
  • Materiais de madeira.

Os detectores evitam que haja problemas na parte hidráulica da sua casa e, claro, ele também mantém a segurança em relação à parte elétrica.

Homem com detector de cano de água em mãos
Detector de cano d’água

2. Atenção às áreas próximas de saídas d’água

Essa dica é para aqueles que amam fazer pequenos trabalhos domésticos em uma tarde. A maioria das casas e dos apartamentos possuem encanamento no sentido horizontal ou vertical.

Pessoa com duas mãos em saída de cano d'água
Saída de água

Nós recomendamos que você faça um furo a uma distância de no mínimo 20 cm em relação aos registros de água ou encanamento.

Agora, fazer a fixação de armários e suportes ficou mais fácil e tranquilo. Se você precisar saber como fazer furos em paredes de concreto, a Dutra tem um conteúdo disponível no blog que pode te ajudar!

3. Feche o registro de água para perfurar

Anotando essa orientação e tendo-a em mente, é possível evitar que haja vazamentos inesperados e que não tome um susto durante a perfuração.

Pessoa anotando em papel número e ao lado diversos registros de água em parede
Registro de água

4. Faça a perfuração aos poucos

É importante lembrar que, mesmo seguindo todos os cuidados, no momento de criar os furos, faça-os lentamente e aos poucos. Além de ajudar a achar canos em sua parede, você consegue fazer um bom trabalho.

Pessoa usando furadeira em parede
Furadeira

Até mesmo os profissionais são calmos no momento de usar uma furadeira. Manter a tranquilidade garante que o furo fique bem feito e não acabe sendo maior do que deveria. Se quiser aprender mais sobre o uso dessa ferramenta, a Dutra Máquinas tem um post que te mostra como usar uma furadeira!

5. Cheque a planta da casa

Não sabe como detectar os canos na parede? Com a planta baixa, é possível ver todas as informações dos canos da sua casa, além de poder visualizar onde eles se encontram na parede.

Planta da imóvel
Planta da imóvel

Muitos arquitetos e engenheiros, além dos designers de interiores, possuem a planta. Caso sua residência esteja em obras, essa seria uma boa hora de pedir uma cópia.

Entre em contato com um arquiteto, engenheiro ou um pedreiro de confiança caso ainda esteja com dúvidas. Eles irão direcionar a melhor maneira para fazer o furo na parede, além de usar uma furadeira doméstica ou profissional.

6. Confira o tamanho e a profundidade da bucha

A broca e a bucha devem ter o mesmo tamanho e ser adequadas ao tipo de abertura que será feito na parede, além do tamanho do parafuso.

Vários parafusos com suas respectivas buchas em cima de mesa de madeira
Parafusos e buchas

Marque o local exato na sua parede e o limite de profundidade do furo na broca. Lembre-se: a profundidade limite é sempre o tamanho da bucha que será usada.

Tendo as medidas corretas da bucha, você não corre o perigo de acabar fazendo um furo maior do que o esperado e acabar encontrando um cano que não previa. Por isso, sempre preste atenção ao tamanho da bucha.

7. Contrate profissionais para realizar o serviço

Se você não tiver muita experiência em como saber se tem cano na parede ou então no manuseio de algumas ferramentas, o ideal é contratar um profissional para realizar o seu serviço.

Encanador realizando reparo em sifão de pia de banheiro
Encanador realizando repato

Caso aconteça algum dano na parede ou no encanamento, com certeza, o custo de reparo será muito mais caro do que o de contratar um profissional para realizar o serviço. Geralmente, é preciso quebrar toda a parede para poder substituir o cano ou fazer o reparo. Por isso, não arrisque fazer o serviço se você não estiver confiante.

8. Use marcadores ou limitadores

Na dúvida, nunca aprofunde muito o furo. Uma dica que a Dutra dá é de utilizar um marcador ou limitador, como fita adesiva, arame e barbante na broca e perfurar lentamente, além de usar parafusos mais curtos e, se for preciso, reduzir a bucha.

Pessoa realizando marcação de fita adesiva nas cores amarela e vermelha em chão
Marcação com fita adesiva

Essas foram algumas dicas de como saber se tem cano na paredee evitar que haja problemas futuros durante seu trabalho. Lembre-se de que você pode usar o detector de cano de água para facilitar ainda mais o seu trabalho e não se esqueça de alguns equipamentos de proteção, como luvas e óculos — já que, se o encanamento for perfurado, além de água, pode jorrar fragmentos de concreto, metais e plástico.

Esperamos que esse texto te ajude a saber se tem canos em sua parede e que você possa realizar o trabalho em casa de maneira tranquila. Nos siga em nossas redes sociais para conteúdos exclusivos e aproveite a leitura em nosso blog. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.